sábado, 8 de setembro de 2007

Capº 10 - LOUÇÃO FORTES, de Ourique

LOUÇÃO FORTES, de Ourique

A família Loução é originária da região de Campo de Ourique, estendendo-se para Mértola, Almodôvar, Aljustrel, Odemira, etc.
Está referenciada pelo menos desde 1375/1376:
João Esteves Loução, “Homem do Rei”, morador em Castro Verde é ouvido em testemunho no dia 18 de Janeiro de 1376, no Adro da Igreja de Santa Maria em Beja, no decorrer da Inquirição sobre os Bens da Coroa nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Padrões;
no decorrer destas mesmas Inquirições, outra testemunha declara que uma das Herdades do Rei em Castro Verde parte com “Joham Esteeuenz Louçaão”;
e outras afirmam que este João Estevens Loução lavrou, de parceria com seu companheiro Amtoninho, um ano, umas Herdades do Rei, entregando a renda ao Almoxarife de Beja.

Esta família liga-se, por várias vezes, aos Fortes que, segundo Braamcamp Freire, usaram as armas dos Ornelas e dos Fuertes asturianos, tendo alguns dos seus ramos atingido a principalidade e nobreza civil.

INDICE
§1 Loução Fortes 1 – página 1
§2 Sanches Osório – página 5
§3 Mendonça Corte-Real – página 7
§4 Gomes Beirão – página 8
§5 Amaral Fortes – página 9
§6 Howorth – página 14
§7 Loução Fortes 2 – página 16
§8 Beja da Costa – página 21


§1 Loução Fortes 1
1. Marcos Loução, casou em S. Martinho das Amoreiras, Odemira, a 15 de Janeiro de 1645, com Maria Canhestra, de quem teve, pelo menos:
2.1. Marcos, que é, provavelmente, o que segue.
2.2. João Loução, que casou no Salvador de Ourique a 20 de Outubro de 1675 com Mónica Guerreiro, viúva de Manuel Álvares, desta freguesia, sendo testemunhas Pedro (?) e João Loução, da freguesia de S.Martinho.
2.3. André Afonso, natural de S. Martinho das Amoreiras, onde casou a 21 de Agosto de 1694 com sua prima Margarida Jorge, viúva de Manuel Loução, sendo testemunhas Manuel Esteves, do Laranjeiro, Domingos Loução e Manuel Afonso. Obtiveram dispensa do impedimento do 3º grau de consanguinidade, bem como a legitimação de todos os filhos antes e depois de se terem recebido, pelo Papa Inocêncio Duodécimo.
Tiveram ainda provavelmente:
2.4. Domingos Loução Canhestro, que casou em primeiras núpcias com Maria Mideira, e em segundas núpcias em S. Martinho das Amoreiras a 30 de Janeiro de 1695 com Catarina Martelo, solteira, filha de Manuel Pires e de Maria Lourenço, moradores nesta freguesia. Foram testemunhas Marcos Loução, morador em S. Barão, e Belchior de Pontes. Foi morador, com a sua segunda mulher no Monte Novo do Moínho de Constança Anes. Teve do primeiro casamento:
3.1. Maria Loução, que casou em S. Martinho das Amoreiras a 27 de Abril de 1698 com António Marreiros, filho de António Furtado e de Margarida Marreiros, já defunta. Foram moradores na Herdade da Lagoa. Tiveram, pelo menos:
4. Margarida, que nasceu na Herdade da Lagoa e foi baptizada em S. Martinhos das Amoreiras a 20 de Março de1699, sendo seus padrinhos Martim Álvares e sua irmã Ana Loução, ambos solteiros, moradores na Índia Brava.
Teve do segundo casamento:
3.2. Maria, que foi baptizada em S. Martinho das Amoreiras a 14 de Novembro de 1695, sendo seus padrinhos o Capitão Manuel de Brito Fortes, Cavaleiro da Ordem de Cristo, morador em S. Sebastião de Gomes Aires e Ana Loução, solteira, moradora na Índia Brava.
3.3. André, que foi baptizado em S. Martinho das Amoreiras a 28 de Fevereiro de 1697, sendo seus padrinhos Martim Álvares, morador na Indiabrada, e Maria Martelo, mulher de Francisco Mestre, moradora em Constança Anes, todos desta freguesia.
3.4. Margarida, que foi baptizada em S. Martinho das Amoreiras a 26 de Janeiro de 1699, sendo seus padrinhos Manuel Vaz, dos Castanheiros, e Maria Mestre, mulher de António Lourenço, moradora na Zambujeira da Serra, todos desta freguesia.
3.5. Joana, possivelmente gémea da anterior, que foi baptizada em S. Martinho das Amoreiras a 26 de Janeiro de 1699, sendo seus padrinhos António Lourenço, morador na Zambujeira da Serra, e Maria Lourenço, mulher de ...?...
3.6. Manuel, que foi baptizado em S. Martinho das Amoreiras a 14 de Dezembro de 1702, sendo seus padrinhos José Loução e Maria Fortes, solteiros, filhos de Manuel Loução e de Margarida Jorge, todos moradores em Monte de João Grande, desta freguesia.
2.1. Marcos Loução, nasceu em S. Martinho das Amoreiras, Odemira, e aí foi baptizado a 3 de Março de 1660, sendo seus padrinhos Manuel Jorge e Maria Roiz. Casou, provavelmente, em S. Sebastião de Gomes Aires, Almodovar, com Inês Guerreiro, natural desta freguesia. Foram moradores na Herdade de Vale da Nora, no antigo termo de Ourique. Tiveram:
3.1. Margarida Loução, que segue.
3.2. Maria Loução Fortes, moradora em Vale da Nora, que casou em Ourique a 2 de Junho de 1731 com João Botelho Nobre, morador no Monte Alto, freguesia de Santa Clara, termo de Ourique, filho de Marcos Botelho e de Clara Jorge, depois de “desimpedidos de um impedimento que lhes foi posto”. Foram testemunhas da cerimónia o Padre Bento da Silveira e o Capitão João de Mendonça Ferrer, moradores nesta vila.
3.3. Bárbara Fortes que casou em Salvador de Ourique a 2 de Agosto de 1744 com Miguel João, filho de Manuel Afonso, natural de Salvador de Ourique, e de Bárbara Guerreiro, natural da freguesia de S. Sebastião de Gomes Aires, moradores nas Melhoradas, sendo testemunhas Pedro Afonso, de Pedro Durão e João Pereira, desta vila. Foram moradores na Herdade de Vale da Nora. Em 6 de Outubro de 1739 é baptizada em Salvador de Ourique uma Maria, filha de Veríssima, escrava de Bárbara Fortes, tendo sido apadrinhada por João Pereira de Andrade e Maria Loução, mulher de Manuel Simões, da Ameixeira, freguesia de S. Martinho. Tiveram, pelo menos:
4.1. Inês Guerreiro, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 24 de Outubro de 1745, sendo seus padrinhos João Botelho, de Santa Clara, e Catarina Guerreiro, do mesmo Monte de Vale da Nora. Casou em Salvador de Ourique a 3 de Março de 1764 com António Dias, filho de Manuel Martins e de Bárbara Mestre.
4.2. Francisca Guerreiro, que casou em Salvador de Ourique a 23 de Maio de 1762 com António Mestre de Arvelos, solteiro, natural de Panóias, e morador nesta freguesia, filho de Hilário Mestre e de Isabel de Arvelos, sendo testemunhas o Capitão Miguel Estevens Fortes e João Guerreiro, do Vale de Feiche.
4.3. João Loução, que nasceu na Herdade de Vale da Nora e foi baptizado em Salvador de Ourique a 19 de Novembro de 1747, sendo seus padrinhos António Afonso e Isabel Guerreira, seus tios, moradores nos Milharados. Casou em Salvador de Ourique a 15 de Setembro de 1771 com Margarida Roiz, filha de Bráz Afonso, natural da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Almodovar, e de Mariana Roiz, natural de Salvador de Ourique. Foram moradores no Monte da Loira, em Salvador de Ourique. Tiveram, pelo menos:
5. Manuel, que foi baptizado em Salvador de Ourique a 19 de Março de 1777.
4.4. Diogo Guerreiro Fortes, que nasceu na Herdade de Vale da Nora e foi baptizado em Ourique a 15 de Novembro de 1749, sendo seus padrinhos Domingos Lopes Melrico e Bárbara Estevens, mulher de Diogo Mendes. Casou em Salvador de Ourique a 15 de Setembro de 1771 com Maria ou Mariana ou Margarida Guerreiro, solteira, filha de José Guerreiro e de Margarida Coelho, tendo testemunhado a cerimónia Marcos Loução Fortes e Manuel Coelho. Tiveram, pelo menos:
5.1. Bernardo Guerreiro Fortes, que casou em Salvador de Ourique a 10 de Agosto de 1809 com Bárbara Joaquina, filha do Capitão Francisco de Orta Guerreiro e de Mariana Joaquina.
5.2. Joaquim Guerreiro Fortes, que casou em Salvador de Ourique a 9 de Junho de 1805 com Mariana Josefa, solteira, natural desta freguesia e moradora no Monte do Prior, filha do Capitão Francisco de Orta Guerreiro e de Mariana Joaquina. Tiveram, pelo menos:
6. Mariana, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 12 de Agosto de 1828, sendo seus padrinhos António Mestre, de Vale de Freche, e ...?..., mulher de Jacinto Mestre, da Fonte Santa. Existe outra Mariana baptizada a 20 de Agosto de 1828, sendo seus padrinhos António Mestre de Carvalho e Teodora Joaquina, lavradores e moradores nesta Vila (nota: estes livros não são os originais mas sim compilações de cerca de 1860).
5.3. Manuel Guerreiro, que casou em Salvador de Ourique a 9 de Abril de 1818 com Isabel Guerreiro, filha de Henrique José da Gama e de Maria Guerreiro, todos naturais desta freguesia. Casou em segundas núpcias com Maria Inácia, filha de António Guerreiro e de Ângela Maria. Teve do segundo casamento:
6. Ana, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 26 de Abril de 1829, sendo seus padrinhos António Guerreiro, da do Mealha, e tocou com a coroa de Nossa Senhora da Assumpção o Beneficiado José Dias Raposo.
5.4. António Guerreiro Vaz, que casou em Salvador de Ourique a 21 de Janeiro de 1819 com sua prima D.Maria Inácia Fortes, filha do Sargento-Mór Marcos Loução Fortes e de D. Maria Inácia, sendo testemunhas o Capitão-Mór Francisco Parreira de Vilhena e o tenente Manuel Guerreiro Contreiras, ambos moradores nesta Vila. Tiveram, pelo menos:
6.1. José, que foi baptizado em Salvador de Ourique a 13 de Setembro de 1830 sendo seus padrinhos o Capitão António Joaquim, da do Carmo e D. Bárbara Vaz, do ...?...
6.2. Inácia, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 1 de Junho de 1832, sendo seus padrinhos o Doutor José Francisco Parreira de Vilhena, e Joaquina Inácia, todos desta freguesia de Ourique.
E ainda possívelmente:
5.5. Francisco Guerreiro, que casou com Maria Joaquina, natural desta freguesia e moradores no Monte Prior, filha de Romão Mestre e de Joaquina Maria. Tiveram, pelo menos:
6.1. Mariana, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 20 de Julho de 1828, sendo padrinhos José Mestre e Maria Guerreira de S. Martinho, hoje falecidos.
6.2. Mariana, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 19 de Julho de 1830, sendo pedrinhos José Mestre, de Domingos da Égua, freguesia de S. Martinho, e Maria Guerreira, mulher de Miguel Guerreiro do Monte Novo, freguesia de S. Martinho.
6.3. Joana, baptizada em Salvador de Ourique a 20 de Julho de 1828, sendo padrinhos Doutor Caetano Gomes Leitão, Prior desta e Nossa Senhora da Assumpção
5.6. Miguel Guerreiro, que casou com Mariana Francisca, natural desta freguesia, filha de Francisco Rodrigues e de Francisca Joaquina. Tiveram:
6.1. António, baptizado em Salvador de Ourique a 13 de Janeiro de 1829.
6.2. Mariana, baptizada em Salvador de Ourique a 1 de Março de 1833, sendo padrinhos João Mestre Farias e Ana, mulher de José Jacob.
6.3. Francisca, baptizada em Salvador de Ourique a 1 de Dezembro de 1841, sendo padrinhos Francisco Inácio, morador nas Amoreiras, da freguesia de S. Martinho, e sua mulher Francisca Joaquina.
6.4. Caetano, baptizado em Salvador de Ourique a 18 de Feveriro de 1831, sendo padrinhos o Prior Caetano Gomes Leitão e Bárbara Maria, casada com José Palmeiro, todos desta freguesia.
6.5. Francisco, que nasceu em Dezembro de 1837 e foi baptizado em Salvador de Ourique, sendo seus padrinhos José Jacob de Aboim Sénior e sua mulher Ana Maria, moradores no Monte da dos Calços desta freguesia.
6.6. Diogo, baptizado em Salvador de Ourique a 1 de Novembro de 1843, sendo padrinhos José Jacob de Aboim Sénior e sua mulher Ana Maria, moradores no Monte da dos Calços desta freguesia.
5.7. Ana Antónia, que casou com José Jacob de Aboim, filho de Manuel Mestre de Aboim e de Maria Guerreiro Aires. Tiveram, pelo menos:
6.1. Francisco, baptizado em Salvador de Ourique a 1 de Outubro de 1829, sendo padrinhos o Prior Caetano Gomes Leitão e Nossa Senhora da Ascenção.
6.2. Mariana, baptizada em Salvador de Ourique a 1 de Janeiro de 1840, sendo padrinhos o Prior Caetano Gomes Leitão e Nossa Senhora da Ascenção.
3.1. Margarida Loução, nasceu na Herdade de Vale da Nora, onde morou até casar. Casou em Ourique, na Ermida de S. Pedro, a 8 de Outubro de 1741 com Pedro Afonso, morador na Herdade de Pedro Durão e já viúvo de Bárbara Jorge, sendo testemunhas o Arcediago Francisco Guerreiro de Brito e João de Mendonça. Foram moradores na Herdade de Pedro Durão, e tiveram:
4.1. Manuel Afonso, que segue.
4.2. Bárbara, que nasceu na Herdade de Pero Durão e foi baptizada em Ourique a 12 de Dezembro de 1745, sendo seus padrinhos João da Lança, desta vila, e Maria Loução, de Santa Clara, deste termo.
4.3. Francisco Afonso, que nasceu na Herdade de Pero Durão e foi baptizado em Ourique a 13 de Março de 1747, sendo seus padrinhos Henrique José da Gama e Maria Guerreiro, mulher de Francisco Vaz, da do Saraiva, todos desta freguesia. Casou em Salvador de Ourique a 26 de Outubro de 1766 com Eugénia Guerreiro, filha de Manuel Gonçalves e de Maria Guerreiro.
4.1. Manuel Afonso, nasceu na Herdade de Pedro Durão e foi baptizado em Ourique a 13 de Janeiro de 1743, sendo seus padrinhos Manuel e Bárbara, filhos de Marcos Loução, do Vale da Nora. Casou em Ourique a 3 de Julho de 1763 com Brites ou Beatriz Guerreiro, natural de Santa Clara a Nova, Almodovar, filha de Luís Vaz, natural de Santana da Serra e de Maria Guerreiro, de Santa Clara a Nova. Foram testemunhas Bartolomeu de Orta Guerreiro e João Mestre Sá Coutinho. Foram moradores na Herdade de Pero Durão. Tiveram:
Marcos Loução Fortes, nasceu na Herdade de Pero Durão e foi baptizado em Ourique a 24 de Maio de 1762, sendo seus padrinhos Marcos Loução, do Monte de Nossa Senhora, e Mariana Revez, mulher de André Fernandes, do Monte de S. Pedro. Casou em Salvador de Ourique a 26 de Outubro de 1797 com sua parente Maria Guerreiro, moradora no Monte de Cima, filha de Francisco Loução Fortes e de sua mulher Ana Guerreiro. Foram testemunhas Francisco Parreira de Vilhena, Capitão de Auxiliares, e Miguel Estevens Fortes, Capitão de Ordenanças. Foram moradores na Herdade de Pero Durão. Tiveram:
6.1. Manuel Guerreiro Fortes Ramos, que segue.
6.2. Maria Teresa, que foi baptizada em Ourique a 18 de Novembro de 1798, sendo seus padrinhos Manuel Gil, filho de Marcos Loução, e Doroteia Rosa, solteira. Casou em Salvador de Ourique a 8 de Outubro de 1817 com José Guerreiro, filho de José Guerreiro e de Joana Maria, todos naturais de Ourique. Tiveram, pelo menos:
7. Manuel, que foi baptizado em Ourique a 5 de Janeiro de 1829, sendo seus padrinhos seu tio o Padre Beneficiado Manuel Guerreiro Fortes , e Teresa, mulher de Francisco da Silva Ramos.
6.3. Teresa Margarida Fortes, que segue no capítulo §3 Mendonça Corte-Real.
6.4. Manuel António, que casou com Ana Maria, filha de José Ramos e de Maria Bárbara. Tiveram, pelo menos:7.Mariana, que foi baptizada em Ourique em 1833, sendo seus padrinhos Francisco da Silva Ramos e D. Mariana, da Favella.
6.5. José Guerreiro, que casou com Antónia Maria, filha de Joaquim José e de Antónia Maria. Tiveram, pelo menos:7. Marcos, baptizado em Ourique em 1830, sendo seus padrinhos José Guerreiro, do Campanador desta freguesia, e Maria Joana, filha de Bento José do Castelanito
§2 Sanches Osório
6.1. Manuel Guerreiro Fortes Ramos, nasceu em Ourique cerca de 1800 e casou com Joana da Silva, filha de Pedro da Silva Raposo e de Isabel Maria, todos de Ourique. Foram moradores na Charnequinha, tendo servido várias vezes de padrinhos em baptismos desta vila. Tiveram:
7.1. José, que foi baptizado em Ourique a 14 de Abril de 1830.
7.2. Salvador, que foi baptizado em Ourique em 1832.
7.3. Teresa de Jesus, nasceu em Ourique e aí foi baptizada a 1 de Maio de 1835. Casou em primeiras núpcias a 24 de Agosto de 1860 com José Ruas, natural e morador em Ourique, onde nasceu em Março de 1836, filho de José Ruas e de Rosa de Almeida. Casou em segundas núpcias com ...?... Pires de quem descende a família Gomes Beirão, que segue no §4. Tiveram:
8.1. Monsenhor Amadeu Guerreiro Fortes Ruas, que morreu em Lisboa, na Sé, a 7 de Agosto de 1954.
8.2. Joana do Carmo Ruas, nasceu a 4 de Novembro de 1863 em Ourique onde casou com Adriano de Carvalho Sanches Osório, que nasceu em Beja, Salvador, a 11 de Outubro de 1860, empregado público, filho de Leocádio Sanches Osório. Tiveram:
9. Amadeu Ruas Sanches Osório, nasceu em Beja, S. João Baptista, a 16 de Julho de 1889. De Amélia da Mósca Charraz, natural de Serpa, filha de Manuel Francisco da Mósca Charraz e de Luzia Augusta, teve:
10. Martinho Charraz Sanches Osório, nasceu em Lisboa, Santa Engrácia, a 21 de Setembro de 1912. Foi funcionário superior do Banco Nacional Ultramarino. Casou com Josefa Augusta Gonçalves Grave. Tiveram:
11. Maria Isabel Grave Sanches Osório, nasceu em Lisboa, S. Jorge de Arroios, a 21 de Janeiro de 1941. Casou na Igreja do Sacré Coeur, Paris, a 5 de Março de 1962, com o Engº Francisco Alberto Diniz Montanha Rebello, natural de Luanda, onde nasceu a 13 de Fevereiro de 1939, filho de Gabriel Augusto Montanha Rebello e de Maria Amélia Leão Diniz, neto paterno do Capitão-de-mar-e-guerra Francisco Luiz Rebello (filho de Augusto Cézar Rebello e de Margarida de Jesus e Silva, neto paterno de Domingos Augusto Rebello e de Inocência Rosa e neto materno de José Joaquim Cordeiro e de Antónia Maria) e de sua mulher Virgínia Luiza Montanha (filha do Tenente João José da Conceição de Noronha Montanha e de Ana Maria Montanha, neta paterna do General João Paulino Montanha e de sua mulher Dona Maria Guilhermina de Noronha (dos Condes dos Arcos) e neta materna do Major João Baptista Montanha e de sua mulher Rosa Zeferina de Miranda). Tiveram:
12.1.Francisco de Sanches Osório Montanha Rebello, que nasceu em Lisboa, S. Jorge de Arroios, em 23 de Fevereiro de 1963, Licenciado em Gestão pela Universidade Católica, Administrador de Empresas, Sócio do Clube Tauromáquico, membro do Instituto Português de Heráldica, da Associação Portuguesa de Genealogia, da Academia Portuguesa de Ex-Libris, Irmão dos Passos da Graça. Casou em Torres Vedras, na capela da casa da Quinta da Bogalheira, a 7 de Julho de 1990, com Teresa do Carmo de Saldanha Ferreira Pinto Basto, que nasceu em Lisboa, Alcântara, a 16 de Outubro de 1963, Licenciada em História, Adjunta do Ministro da Saúde, filha do Engº José Alfredo Salgueiro Ferreira Pinto Basto, Vice-Presidente da Sociedade de Porcelanas da Vista Alegre, e de sua mulher Dona Margarida do Carmo da Câmara de Saldanha, neta paterna de Albano de Bourbon Caldeira Ferreira Pinto Basto e de sua mulher Jesuína Rita Salgueiro Pinto da Costa, neta materna do Engº Dom Segismundo do Carmo da Câmara de Saldanha (dos Marqueses de Rio Maior), e de sua mulher Teresa Pinto de Sousa Coutinho Camello de Gouveia (dos Viscondes De Balsemão). Tiveram:
13.1. Francisco do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
13.2. Margarida do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
13.3. Isabel do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
13.4. Teresa do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
12.2.Tiago de Sanches Osório Montanha Rebello, que nasceu em Lisboa, S. Jorge de Arroios a 3 de Março de 1964, jornalista, editor da TVI, escritor, casado com Dona Teresa Maria Ribeiro Ferreira de Lancastre, filha de Dom Sebastião Manoel de Lancastre e de sua mulher Margarida da Câmara Ribeiro Ferreira, 4ºs Condes da Guarda. Tiveram:
13.1. Maria Margarida de Lancastre Montanha Rebello
13.2. Maria de Lancastre Montanha Rebello
13.3. Lourenço de Lancastre Montanha Rebello
13.4. Teresa de Lancastre Montanha Rebello
12.3.Bruno de Sanches Osório Montanha Rebello
12.4.Isabel de Sanches Osório Montanha Rebello , que nasceu em Lisboa, S. Jorge de Arroios, a 20 de Março de 1971, Licenciada em Psicologia, casou em 2.2.2002 com Francisco Rodo Pereira Coutinho Leotte Tavares, Licenciado, BA (Hons) in International Business Studies – 1997 na Brunel University – Londres, Reino Unido e na Kutztown University - Pennsylvania, USA na especialidade de Marketing & Publicidade, filho de Francisco Pereira Coutinho Leotte Tavares e de sua mulher Leonor de Sousa Rodo, neto paterno dos Viscondes da Quinta de S. Tomé.
Filho:
13.1. Francisco Montanha Rebelo Leotte Tavares
§3 Mendonça Corte-Real
6.3. Teresa Margarida Guerreiro Fortes, foi baptizada em Ourique a 17 de Outubro de 1800, sendo seus padrinhos o Padre Manuel Guerreiro e Teresa, filha do Capitão-Mor Bernardo José Pereira. Casou em Salvador de Ourique a 15 de Abril de 1820 com Francisco da Silva Ramos, filho de José da Silva, natural de Barcelos, e de Francisca Inácia Ramos, natural de Ourique, sendo testemunhas Bernardo José e António Mendes.Tiveram:
7.1. Rita, que foi batizada em Ourique em 1836.
7.2. Caetano da Silva Fortes, que segue.
7.3. Maria da Assumpção da Silva Fortes, quarta filha do matrimónio, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 23 de Dezembro de 1826, sendo seus padrinhos o Bacharel Caetano Gomes Leitão, Pároco de Ourique, e o Padre Manuel Guerreiro Fortes, Beneficiado na Igreja de Ourique.
7.4. Mariana Vitória da Silva Fortes, segue em §6 Howorth
7.2.Caetano da Silva Fortes, negociante, baptizado em Ourique (S.Salvador), pelo Padre Coadjutor António Pereira em 8 de Dezembro de 1836. Foram seus padrinhos o Dr. Caetano Gomes Leitão, Prior, e Nossa Senhora da Assumpção. Casou em Lisboa, S. Nicolau, a 20 de Maio de 1868 com Maria Guilhermina de Carvalho Proença, natural das Caldas da Rainha, onde nasceu em 1845, filha de Laurentino António de Carvalho Proença e de Maria do Ó. Tiveram:
8.1. Júlio da Costa Proença Fortes que segue no §5 Amaral Fortes.
8.2. Laura de Proença Fortes, nasceu em Lisboa, freguesia da Encarnação, a 23 de Março de 1884 e faleceu na Lapa a 31 de Maio de 1968. Casou em 1904 com Joaquim de Mendonça Corte-Real, que nasceu em Portimão em 1866, filho de Joaquim Gonçalves Pires e de Isabel Maria de Mendonça Corte-Real, neto paterno de José Gonçalves Pires e de Mariana do Amparo, e neto materno de António Lúcio Telles Moniz Corte-Real e de Isabel Adelaide de Mendonça. Tiveram:
9. Manuel Raimundo Proença Fortes de Mendonça Corte-Real, que casou na Quinta do Carmo, em Colares, a 26 de Dezembro de 1934 com Maria Angélica de Lourdes da Silva Pereira de Mello e Castro, nascida em 1908, filha dos 2ºs Viscondes de Pernes, António Maria de Lourdes Bon de Sousa de Almeida de Mello e Castro e de Maria Angélica de Araújo da Silva Ferreira, neta paterna dos 1ºs Viscondes e 2ºs Barões de Pernes, Carlos Augusto Ferreira Monte Bon de Sousa, Comendador da Ordem de Aviz, Cavaleiro da Torre e Espada, etc., e de Dona Adelaide Sofia Lobo de Almeida de Mello e Castro, e neta materna dos 3ºs Condes das Antas, Fernando Augusto de Rávago y Santisteban Xavier da Silva Pereira e de Eliza Marques de Araújo. Tiveram:
10. Manuel Henrique de Mello e Castro de Mendonça Corte-Real, nasceu na Lapa a 29 de Outubro de 1940. Casou na Quinta do Vale de Furnas, na Azambuja, a 3 de Setembro de 1966, com Maria da Conceição de Mello do Rego da Costa Salema, natural de Lisboa, onde nasceu em 1944, filha de Eduardo Maria de Brito de Mello e Castro e Albuquerque da Costa Salema e de Maria do Amparo Simões Lima de Mello do Rego, neta paterna de Francisco Viana de Lemos e Albuquerque Rebelo da Costa Salema e de Isaura de Sousa Cid Esteves de Brito de Mello e Castro, e neta materna de Orlando de Lima de Mello Rego e de Helena Brígida Veiga Simões. Tiveram:
11. D. Helena Brígida Salema de Mendonça Corte-Real que nasceu em Lisboa na Lapa a 29 de Janeiro de 1968.
§4 Gomes Beirão
7.3.Teresa de Jesus, nasceu em Ourique e aí foi baptizada a 1 de Maio de 1835. Casou em segundas núpcias com ...?... Pires. Tiveram:
Maria José do Carmo Pires, casou com Francisco Gomes Beirão, que nasceu em Aldeia Nova de S. Bento a 11 de Abril de 1861, filho de Francisco Gomes Beirão e de Maria da Conceição Borralho, neto paterno de Francisco Gomes Beirão, natural de Safara (filho do Alferes Luís Gomes Freire Beirão e de Mariana Teresa Grave Borrego, neto paterno do Capitão João da Guerra Freire, Familiar do Santo Ofício, e de Catarina José Lopes, e neto materno do Capitão João Gonçalves Grave e de Sebastiana Teresa) e de Francisca Amália de Brito Bravo de Negreiros (filha de Bento Fernandes Lobeiro de Brito, Vereador da Câmara de Serpa e Juiz, e de Catarina Baptista Inês Bravo de Negreiros, neta paterna do Capitão Bento Fernandes Lobeiro e de Catarina Fialho, e materna de Bento Bravo de Negreiros, Capitão-Mor de Serpa, e de Inês Afonso). Tiveram:
9.1.Francisco Gomes Beirão, nasceu em Beja a 5 de Agosto de 1885, licenciado em Química Farmacêutica pela Universidade de Coimbra e farmacêutico em Odivelas. Casou com Cesaltina Ida da Glória Sobral Vaz da Costa, natural de Valença, filha de Joaquim Vaz da Costa e de D. Idalina Vasconcelos Sobral. Tiveram:
10.1.Fernando José da Costa Beirão
10.2.Carlos Manuel Vaz da Costa Beirão
10.3.Mário Alberto Vaz da Costa Beirão
10.4.Luís Filipe Vaz da Costa Beirão
10.5.José Manuel Vaz da Costa Beirão
9.2.João Gomes Beirão que nasceu em Beja e casou com Maria de Jesus Holbeche. Tiveram:
10.1.Maria Helena Holbeche Beirão, solteira.
10.2.José Duarte Holbeche Gomes Beirão que casou com ? Baltazar e tiveram 7 filhos.
9.3.Mário Gomes Beirão, que nasceu no dia 1 de Maio de 1890, poeta, licenciado em Direito, Conservador do Registo Civil de Mafra, solteiro.
9.4.José Gomes Beirão, que nasceu em Beja e morreu solteiro, em Fernando Pó, oficial em África.
9.5. Laura Gomes Beirão, que nasceu em Beja e faleceu na Vidigueira em 1963. Casou com Francisco Soares, oficial do exército. Tiveram a:
10. Maria da Graça Gomes Beirão Soares casada com o Coronel Arnaldo Antunes, de Penamacor. Tiveram 6 filhos.
9.6. Maria do Carmo Gomes Beirão que nasceu em Beja e morreu solteira em 1967.
9.7. Maria Alice Gomes Beirão que morreu solteira em 1977.
§5 Amaral Fortes
8.1.Júlio da Costa Proença Fortes, médico, licenciado em Medicina pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, nascido em Lisboa na freguesia de Nossa Senhora dos Mártires a 19 de Setembro de 1876 e aí baptizado a 21 de Maio de 1877. Casou em Lisboa na Igreja de São Mamede a 23 de Janeiro de 1897 com Maria Amélia de Moura Potes Amaral, nascida em Évora na freguesia da Sé a 21 de Fevereiro de 1878, baptizada em Évora na freguesia da Sé a 10 de Março de 1878 e falecida em Lisboa na freguesia de Santa Isabel a 2 de Novembro de 1963. Tiveram:
9.1.Estevão Potes Amaral Fortes, nascido em Lisboa na freg. de Santa Isabel a 23 de Julho de 1901, licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, médico dermatologista. Casou com Maria Madalena Robert Barreira, nascida em Lisboa a 12 de Outubro de 1902, e aí falecida a 14 de Maio de 1996, filha de Alexandre Barreira e de sua mulher Laura Robert Barreira. Tiveram:
10.1. Maria Helena Barreira Amaral Fortes, nascida em Lisboa na freg. de Santa Isabel a 31 de Dezembro de 1928 e aí falecida a 18 de Junho de 1945.
10.2. Maria Teresa Barreira Amaral Fortes, nascida em Lisboa, na freg. de Santa Isabel a 11 de Julho de 1930, licenciada em ciências histórico-filosóficas pela Universidade de Coimbra, casou com Gustavo de Fraga, nascido na freg. da Fajãzinha, Ilha das Flores, Açores, a 1 de Novembro de 1922, lic. em ciências histórico-filosóficas pela Universidade Clássica de Lisboa, Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra e Professor Catedrático da Faculdade de Letras da mesma Univ. Filhos:
11.1. Estevão Amaral Fortes de Fraga, nascido em Lisboa na freg. de Santa Isabel a 26 de Abril de 1956, Lic. em Ciências Biológicas pela Universidade dos Açores. Falecido na cidade da Horta, Ilha do Faial a 23 de Abril de 1988.
11.2. Francisco Amaral Fortes de Fraga, nascido em Lisboa na freg. do Campo Grande a 24 de Março de 1957, Lic. em Física pela Faculdade de Ciências Técnicas da Universidade de Coimbra, Mestre (1983), Doutorado em Física da Radiação (1993), Profº Auxiliar na mesma Universidade. Casou em 1983 com Maria Margarida Feteira Ribeirete, nascida na freg. de S. Julião da Figueira da Foz a 6 de Junho de 1958, Lic. em Física pela Univ. de Coimbra, Mestre e Doutora em Física da Radiação pela mesma Univ. Filhos:
12.1. Joana Margarida Ribeirete de Fraga, nasc. em Coimbra na freg. de Santa Cruz a 24 de Junho de 1985.
12.2. Jorge Manuel Ribeirete de Fraga, nasc. em Coimbra na freg. da Sé Nova a 26 de Junho de 1989.
11.3. Maria do Céu Amaral Fortes de Fraga, nasc. em Lisboa na freg, de Sta Isabel a 13 de Maio de 1958, Lic. em Português-Francês pela Univ. dos Açores e Doutorada em Literatura Portuguesa pela mesma Univ.Casou em 1991 com Carlos Eduardo Pacheco do Amaral, nasc. na Alganvia, Ilha de S. Miguel, a 1 de Janeiro de 1961, Lic. em Filosofia pela Univ. de Amherst, Mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy e Doutorado em Filosofia pela Univ. dos Açores. Filhos:
12.1. Ana Teresa de Fraga Amaral, nasc. em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, freg. de S. José a 10 de Abril de 1994.
12.2. Gustavo Manuel de Fraga Amaral, nasc. em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, freg. de S. José a 8 de Março de 1997.
10.3. Maria Leonor Barreira Amaral Fortes, nascida em Lisboa na freg. de Santa Isabel a 27 de Novembro de 1931, Lic. em Filologia Germânica pela Univ. Clássica de Lisboa. Faleceu solteira a 13 de Abril de 2000.
10.4. Maria Isabel Barreira Amaral Fortes, nascida em Lisboa na freg. de Santa Isabel a 27 de Novembro de 1931. Casou com António Luís Scarlett Ferreira de Castro, nascido em Lisboa na freg. da Ameixoeira a 29 de Agosto de 1920 e falecido a 24 de Novembro de 1987.
10.5. Manuel Maria Barreira Amaral Fortes, nasc. em Lisboa na freg. de Santa Isabel a 26 de Outubro de 1938, Lic. em Engº Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico (1961), Doutorado em Metalúrgia pela Univ. de Cambridge (1968), Profº Catedrático no IST, Presidente do Departº de Engª de Materiais. Casou em Lisboa com Maria José Santos de Oliveira Machado, nasc. em Lisboa na freg. de Sta Isabel a 14 de Dezembro de 1942. Filhos:
11.1. Leonor de Oliveira Machado Amaral Fortes, nasc. em Cambridge, Inglaterra, a 27 de Agosto de 1967, casou a 14 de Julho de 1991 com Jorge de Sá da Bandeira Soares de Almeida, nascido a 9 de Abril de 1963, filho de Jorge Soares de Almeida, nascido em Novembro de 1925 e de sua mulher com quem casou a 8 de Dezembro de 1958, Maria Isabel de Castro e Almeida de Sá da Bandeira, nasc. a 1 de Fevereiro de 1936. Filha:
12. Madalena Amaral Fortes Soares de Almeida, nasc. em Lisboa a 8 de Novembro de 1998.
11.2. Miguel de Oliveira Machado Amaral Fortes, nasc. em Lisboa a 2 de Fevereiro de 1969.
11.3. Joana de Oliveira Machado Amaral Fortes, nasc. em Lourenço Marques, Moçambique, a 29 de Maio de 1971. Filho:
12. Vasco Amaral Fortes Fernandes Diniz, nasc. em Lisboa a 21 de Novembro de 1998, filho de Miguel Fernandes Diniz.
9.2. Maria Manuela Potes Amaral Fortes, nasc. em Lisboa na freg. de Sta Isabel a 21 de Setembro de 1902 e aí falecida a 21 de Janeiro de 1981. Casou com João Contreiras Queriol, Engº Químico, nascido em Lisboa a 4 de Dezembro de 1897 e aí faleciso. Sem descendência.
9.3. Maria Helena Potes Amaral Fortes, nasc. em Lisboa, freg. de Sta Isabel a 21 de Janeiro de 1904. Casou em Lisboa, na Rua de Sto Amaro à Estrela, freg. de Santa Isabel, em casa de sua mãe, com Mário da Cunha Santiago, nasc. na freg. de Buarcos, concelho da Figueira da Foz, a 3 de Março de 1897, e falecido em Lisboa, na freg. da Lapa a 14 de Junho de 1938. Filho de Manuel Gonçalves Santiago, nat. de Cabedelo, conc. de Aveiro, e de sua mulher, com quem casou em S. Tomé, África Portuguesa, Emília Pereira da Cunha, nat. da freg. da Glória da cidade de Aveiro. Casou segunda vez com António Fernandes, Engº. Filhos do primeiro casamento:
10.1. Jorge Manuel Amaral Fortes da Cunha Santiago, nasc. em Lisboa, freg. de Sta Isabel, a 10 de Maio de 1930, e aí falecido a 28 de Janeiro de 1996. Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras pelo Inst. Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa. Casou em Sintra, na Igreja de S. Martinho, a 29 de Dezembro de 1953, com Isabel Maria da Glória Cardoso D´Orey, nascida no Porto, fregª de S. Miguel de Nevogilde, a 18 de Dezembro de 1932, filha de Waldemar José Jara de Albuquerque D´Orey, nasc. em Lisboa a 20 de Fevereiro de 1887 e aí falecido na fregª da Lapa a 20 de Dezembro de 1974, e de sua mulher com quem casou em Lisboa a 20 de Janeiro de 1908, Maria Helena Calvet de Magalhães Ribeiro Cardoso, nasc. em Lisboa, fregª de Camões, a 28 de Fevereiro de 1892 e aí falecida na fregª da Lapa, a 16 de Junho de 1982. Neta paterna de Rui Achilles de Albuquerque D´Orey, nasc. a 5 de Dezembro de 1858 e falecido a 23 de Janeiro de 1947, fundador com seu irmão Waldemar em 1886 da firma Rui D´Orey & Cia., Director da Parceria de Vapores Lisbonenses, da Empresa Vidreira Lisbonense e da Fábrica de Vidros da Marinha Grande, membro do Conselho Fiscal da Hidro-Eléctrica do Alto Alentejo, e do Conselho Superior da Marinha Mercante, e de sua mulher com quem casou a 18 de Novembro de 1883, Elvira da Conceição Bravo Jara, nasc. em Lisboa, fregª de S. Julião a 31 de Março de 1866 e aí falecida na fregª da Lapa a 16 de Janeiro de 1953. Neta materna de José Ribeiro Cardoso, nasc. em Lisboa, fregª de Nossa Senhora do Socorro a 30 de Novembro de 1867, e de sua mulher com quem casou em Lisboa, fregª de S. José a 27 de Fevereiro de 1889, Helena Calvet de Sousa Pinto de Magalhães, nasc. em Lisboa, fregª das Mercês a 11 de Novembro de 1874. Filhos:
11.1. Vera Maria D´Orey da Cunha Santiago, nasc. em Lisboa, fregª do Campo Grande a 25 de Outubro de 1954, casou no Brasil, Rio de Janeiro, na Igreja de S.José, Paróquia do Jardim Botânico a 5 de Abril de 1975, com António Manuel Moreira Tanger Correia, nasc. em Lisboa em 1952, Licenciado em Direito pela Univ. Clássica de Lisboa, Diplomata, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, com a categoria de Ministro Plenipotenciário de Segunda Classe, Embaixador de Portugal na Jugoslávia e actualmente em Israel, filho de Manuel Tanger Correia, Director do Teatro Moderno da Faculdade de Letras, Leitor de Português na Univ. de Poitiers, etc. e de sua mulher Maria Germana Moreira Tanger, Declamadora, Profª do Conservatório Nacional. Filhos:
12.1. Manuel Santiago Tanger Correia, nasc. em Lisboa a 16 de Maio de 1976.
12.2. Maria Santiago Tanger Correia, nasc. em Lisboa a 7 de Junho de1980.
12.3. Pedro Santiago Tanger Correia, nasc. em Lisboa a 20 de Julho de 1982.
11.2. Nuno D´Orey da Cunha Santiago, nascido em Lisboa, fregª do Campo Grande a 24 de Agosto de 1956, casou em Cascais a 5 de Setembro de 1994 com Maria Rita Costa da Silva Couto, nascida em Lisboa, fregª do Campo Grande em 1959, filha de Manuel Ferreira da Silva Couto e de sua mulher Maria da Glória Ramos Costa. Filho:
12. Frederico Couto D´Orey Santiago, nascido em Lisboa a 19 de Agosto de 1998.
11.2. Isabel Maria D´Orey da Cunha Santiago, nascida em Lisboa na fregª do Campo Grande a 11 de Fevereiro de 1958, casou com seu primo na Capela da Quinta da Regaleira a 19 de Julho de 1987, Dom Duarte D´Orey Manoel, terceiro Conde de Ceia , Lic. em Gestão de Empresas pela Univ. Lusíada de Lisboa, nascido em Lisboa a 18 de Janeiro de 1957, filho de Dom Diogo de Sousa e Holstein Manoel, nascido em Lisboa na fregª das Mercês a 26 de Novembro de 1930, e falecido na fregª de Benfica a 1 de Setembro de 1984, Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras pelo ISCEF, Univ. de Lisboa, 13º Conde de Atalaia e representante dos títulos de Marquês de Tancos e de Conde de Valbom, e de sua mulher com quem casou em Sassoeiros, S. Domingos de Rana, na Capela da Quinta de S. Miguel das Encostas, Maria Manuela de Albuquerque D´Orey, aí nascida a 21 de Maio de 1930. Filhos:
12.1. D.Carolina Santiago Manoel, nascida em Lisboa, fregª de Alvalade a 31 de Julho de 1989.
12.2. D.Sebastião Santiago Manoel, nascido em Lisboa, fregª de Alvalade a 22 de Setembro de 1993.
11.4. Mónica D´Orey da Cunha Santiago, nascida em Lisboa na fregª do Campo Grande a 1 de Agosto de 1960, Lic. em Gestão de Empresas pela Univ. Católica de Lisboa. Casou na Igreja Matriz de Colares com Manuel Ricardo Rosa Martins, filho do Dr. José Augusto Rebelo Martins e de sua mulher Maria Julia Vicente Rosa. Divorciados. Filhos:
12. Duarte D´Orey Santiago Rosa Martins, nascido em Lisboa a 19 de Agosto de 1992.
11.5. Jorge Maria D´Orey da Cunha Santiago, nascido em Lisboa na fregª de Alvalade a 29 de Dezembro de 1961, Advogado, Lic. em Direito pela Univ. Lusíada. Solteiro.
11.6. Maria Joana D´Orey da Cunha Santiago, nascida em Lisboa na fregª de Alvalade a 16 de Agosto de 1963, diplomada com o curso de Enfermagem, casou em Lisboa na Capela do Palácio das Necessidades, fregª de S. Francisco de Paula a 30 de Setembro de 1989, com Luís Manuel Nunes de Carvalho Santiago Pinto, nascido em Lisboa na fregª do Campo Grande em 1961, Lic. em Gestão pela Univ. Católica, filho de Luís Manuel da Silva Santiago Pinto e de sua mulher Vera Maria Manuel Nunes de Carvalho. Filhos:
12.1. Luís Santiago Pinto, nasc. em Lisboa a 7 de Maio de 1991.
12.2. Jaime Santiago Pinto, nasc. em Lisboa a 12 de Outubro de 1992.
12.3. Francisco Santiago Pinto, nasc. em Lisboa a 30 de Novembro de 1997.
11.7. Maria Teresa D´Orey da Cunha Santiago, nasc. em Lisboa, fregª de Alvalade a 10 de Junho de 1965, freira.
11.8. Maria Sofia D´Orey da Cunha Santiago, nascida em Lisboa na fregªa de Alvalade a 21 de Maio de 1969. Solteira.
10.2. Vera Maria Amaral Fortes da Cunha Santiago, nasc. em Lisboa, freg. da Lapa, a 25 de Janeiro de 1932. Casou em Lisboa na Igreja da Encarnação a 8 de Dezembro de 1954 com João Monteiro de Andrade e Sousa, nasc. em Lisboa na fregª de S. Mamede a 18 de Dezembro de 1923, Arquitecto Licenciado pela ESBAL, filho de Júlio Maria de Andrade e Sousa, nasc. em Torres Vedras, fregª de S. Tiago a 7 de Julho de 1875 e falecido em Sintra na fregª de Santa Maria e S. Miguel a 12 de Janeiro de 1926, Bacharel Licenciado em Direito, Advogado, e de sua mulher com quem casou em Lisboa a 4 de Julho de 1912, Maria Luísa da Cunha Monteiro, nasc. a 24 de Junho de 1891, já falecida. Neto paterno do Dr. Aleixo Cesário de Sousa Ferreira, Bacharel Licenciado em Direito, e de sua mulher Filomena Augusta Xavier Pessoa de Andrade, neto materno do Dr. Vicente Rodrigues Monteiro, nasc. em Lisboa na fregª de S. Mamede a 25 de Setembro de 1847 e aí falecido a 25 de Setembro de 1936, advogado, primeiro bastonário da Ordem dos Advogados, Deputado da Nação, Governador Civil de Lisboa, etc. e de sua mulher com quem casou em Lisboa a 25 de Julho de 1886, Dona Maria Luísa da Glória da Cunha e Meneses (Condes de Lumiares), nascida em Lisboa na fregª de S. José a 27 de Outubro de 1863 e falecida em Sintra a 13 de Outubro de 1927. Filhos:
11.1. Miguel Santiago de Andrade e Sousa, nasc. em Lisboa na fregª de S. Mamede a 16 de Janeiro de 1956, Licenciado em Arquitectura pela ESBAL. Casou em Belas, na Capela da Quinta do Bomjardim a 31 de Julho de 1982 com Maria José de Sousa Coutinho Empis, nascida em Lisboa na fregª do Campo Grande em 1960, filha de Raul Ernesto de Sousa Coutinho Empis, nascido em Lisboa a 8 de Novembro de 1917, e de sua mulher e prima co-irmã com quem casou em Belas, na Capela da Quinta do Bomjardim a 31 de Dezembro de 1949, Dona Eugénia de Carvalho de Sousa Coutinho, nasc. em Lisboa na fregª de S. Mamede a 8 de Setembro de 1923. Neta paterna de Raoul Jules Empis, nasc. em Lisboa a 28 de Fevereiro de 1887 e aí falecido a 1 de Março de 1960, Administrador do Banco Burnay, e de sua mulher com quem casou em Lisboa em 21 de Outubro de 1914, Dona Luísa Burnay de Sousa Coutinho (Conde de Vimioso), nasc. em Lisboa a 6 de Novembro de 1891 e aí falecida a 17 de Agosto de 1974, neta materna de Dom Fernando Burnay de Sousa Coutinho, nasc. a 19 de Outubro de 1883 e falecido a 11 de Abril de 1945, 6º Marquês de Valença, e de sua mulher com quem casou a 15 de Outubro de 1922, Hedwiges Maria Judite de Carvalho, nascida a 7 de Maio de 1894 e falecida a 7 de Fevereiro de 1961, divorciados. Com descendência.
11.2. Maria João Santiago de Andrade e Sousa, nascida em Lisboa na fregª de S. Mamede a 13 de Março de 1957, casou em Sintra na fregª de Santa Maria e S. Miguel, na Capela do Casal da Roçada a 10 de Setembro de 1976 com José Guilherme da Cunha Monteiro, nasc. em Lisboa na fregª da Lapa em 1950, filho de José Manuel de Carvalho Monteiro e de sua mulher Maria Isabel de Cisneiros Ferreira Ferin da Cunha. Com descendência.
11.3. Paulo Santiago de Andrade e Sousa, nasc. em Lisboa na fregª de S. Mamede a 10 de Março de 1958 e aí falecido na fregª dos Prazeres, solteiro e sem descendência a 30 de Julho de 1992. Licenciado em Piano pelo Conservatório Nacional, Doutorado pela Univ. do Kansas, USA, Profº no Conservatório Nacional, pianista de renome internacional, tendo actuado em vários países nomeadamente Estados Unidos, Alemanha, Indía, Itália, França, etc.
11.4. Maria Inês Santiago de Andrade e Sousa, nascida em Lisboa na fregª do Campo Grande a 3 de Abril de 1959. Casou em Sintra na fregª de Santa Maria e S. Miguel, na Capela do Casal da Roçada a 26 de Junho de 1982, com António Luís de Almeida e Brito Valentim, nasc. em Lisboa na fregª de S. Sebº da Pedreira em 1956, filho de José Francisco Pedro Valentim e de sua mulher Maria Helena Borges de Almeida e Brito. Com descendência.
11.5. Manuel Santiago de Andrade e Sousa, nascido em Lisboa na fregª de S. Mamede a 10 de Julho de 1960. Funcionário do Turismo, reside em Nova York, USA, desde 1986. Foi um dos grandes impulsionadores para a execução da estátua dedicada a D. Catarina de Bragança, a ser erigida em Queens. Solteiro.
11.6. Mariana Isabel Santiago de Andrade e Sousa, nasc. em Lisboa na fregª de S. Sebº da Pedreira a 6 de Dezembro de 1961. Casou em Sintra na Igreja Paroquial de Colares a 11 de Outubro de 1986, com Vasco João Sanches de Azevedo e Silva, nasc. em 1953 em Saint-Léon, Paris, França, filho de José Francisco de Carvalho de Azevedo e Silva e de sua mulher Maria Teresa Sanches, divorciados. Com descendência.
11.7. Frederico Santiago de Andrade e Sousa, nasc. em Lisboa na fregª de S. Sebº da Pedreira a 18 de Agosto de 1963, casou na Igreja Paroquial de Vale de Santarém a 3 de Dezembro de 1988, com Ana Filipa Nesbitt Rebelo da Silva, nasc. em Lisboa na fregª de Nossa Senhora de Fátima em 1963, filha do Coronel Luís António Rebello da Silva e de sua mulher Maria Teresa Bonneville Nesbitt. Com descendência.
11.8. Gonçalo Santiago de Andrade e Sousa, nasc. em Lisboa na fregª de S. Sebº da Pedreira a 4 de Novembro de 1964, Lic. em Direito pela Faculdade de Direito da Univ. Clássica de Lisboa. Casou em Cascais na fregª do Estoril na Igreja de Santo Antº do Estoril a 30 de Setembro de 1991 com Maria Francisca de Sousa Pinto de Magalhães Ramalho, nasc. em Lisboa a 10 de Abril de 1965, filha de Alfredo Borges de Magalhães Ramalho, nasc. em Lisboa na fregª do Coração de Jesus a 5 de Fevereiro de 1925 e de sua mulher com quem casou em Lisboa na fregª da Lapa a 3 de Dezembro de 1949, Maria do Carmo de Cabedo e Lencastre Queirós de Sousa, nasc. em Coimbra na fregª da Sé Nova a 30 de Junho de 1926. Com descendência.
11.9. Maria Bárbara Santiago de Andrade e Sousa, , nasc. em Lisboa na fregª de S. Sebº da Pedreira a 27 de Junho de 1966. Solteira.
11.10. Lourenço Santiago de Andrade e Sousa, , nasc. em Lisboa na fregª de S. Sebº da Pedreira a 20 de Novembro de 1967. Casou na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição do Seixal a 23 de Julho de 1994, com Sofia Isabel Nogueira de Morais Bragança Rubio, nasc. em Lisboa na fregª dos Mártires em 1968, filha de Paulo Manuel Bragança Ortiz Rubio e de sua mulher Isabel Maria Nogueira de Morais. Com descendência.
11.11. Maria da Assunção Santiago de Andrade e Sousa, , nasc. em Lisboa na fregª de S. Sebº da Pedreira a 25 de Maio de 1970. Casou em Tondela na Igreja Paroquial de Guardão a 29 de Maio de 1993 com Bernardo João Pizarro de Campos Miranda, Arquitecto, natural de Guardão, concelho de Tondela, nasc. em 1964, filho de Firmino dos Inocentes Miranda e de sua mulher Maria Filomena Pizarro Monteiro de Campos. Com descendência.

§6 Howorth
7.4.Mariana Vitória da Silva Fortes c. em 1830 c. William John Howorth n. em Inglaterra, Lancashire em 09.07.1823 e m. em Lisboa, Lisboa 30.11.1881, (irmão de John Stott Howorth, barão de Howorth de Sacavém que n. em Londres em 04.05.1829 e m. em Lisboa, Lisboa 11.12.1893, 1º barão de Howorth de Sacavém (D. Luis, 16.7.1885), que veio para Lisboa em 1843, planeou a construção de um caminho de ferro para Sintra, de que obteve a concessão e chegou a realizar trabalhos, que não chegou a concluir. Fundou a Fábrica de Moagem do Tereiro do Trigo, a Companhia de Gás do Porto e a Fábrica de Fiação de Xabregas.
Adquiriu em 1860 a Fábrica de Louça de Sacavém a que deu um enorme incremento, que a tornou célebre. Amigo do rei D. Fernando II, dele recebeu importante apoio nas suas iniciativas. Em 1890, na sequência do Ultimatum Inglês, naturalizou-se português. Teve 3 filhos de Maria Margarida Pinto Basto * 1866 + 1916), filho de John Howorth que n. em Knot Hill em 09.07.1790 e m. em 07.05.1855 e de Margareth Withworth que n. a 28.01.1794 e m. a 09.02.1847, neto paterno de Henry Howorth que n. em Rockliffe, Low Stuck Farm em 1741 e de Jane Lord com quem c. em 1750.
Filho:
8. Júlio Howorth n. em Lisboa, Mártires 08.06.1852 e m. em 01.11.1905, Escritor e jornalista. Em 1881, já casado, obteve "visto bom para continuar a residir nesta capital por espaço ilimitado. Declarou ir morar para o Campo de Sta.Clara,131 2º". C. em Lisboa, Santa Engrácia 28.06.1879 c. Emília da Conceição de Oliveira Viana n. em Lisboa, Sé, em 1862, filha de José Francisco Viana n.em Lisboa, Santo André (extinta) em1833 e de Emília das Neves da Conceição e Oliveira n. em Lisboa, Madalena em 1843.
Filhos:
9.1. António de Oliveira Viana Howorth, morreu novo e sem sucessão.
9.2. Guilherme de Oliveira Viana Howorth n. em Lisboa, São Vicente de Fora em 16.03.1883, c.c. Etelvira Serzedelo do Nascimento com quem c. em 1890.
Filhos:
10.1. Júlio Serzedelo do Nascimento Howorth n.em Lisboa, Santa Maria de Belém em 11.07.1911 e m. em Lisboa, Coração de Jesus, em 20.05.1983, c.c. Maria Annette Augusta de Sousa Pimentel n. em Lisboa, Alcântara, em 25.07.1917 e m. em Lisboa, São Domingos de Benfica, em 25.02.1981, filha de Carlos Augusto de Sousa Pimentel n. em Lisboa, Alcântara, c. em 1890 c. Maria Vitória da Fonseca n. em Vila Franca de Xira, Alhandra.
10.2. Orlando Serzedelo do Nascimento Howorth, morreu novo e sem sucessão.
10.3. Luis Fernando Serzedelo do Nascimento Howorth n. em Lisboa, Anjos, em 11.03.1909 e m. em Lisboa, Santa Maria de Belém, em 10.02.1977, c. em Lisboa, Anjos, em 29.01.1949 c. Maria Emília Viana de Medeiros Tavares n. em Angola, Benguela, em 19.03.1915, filha de Manuel de Medeiros Tavares n. no Brasil, Recife, Boa Vista, Capela dos Milagres em 06.12.1860 e m. em 01.03.1934 (Engenheiro Agrónomo, Presidente Câmara de Almada e Director de Alfândegas em S.Tomé e Angola) e de Lucinda Georgina de Oliveira Viana n. em Lisboa, Coração de Jesus, em 26.04.1872 e m. em Lisboa, Anjos, em 25.02, irmã de Emília da Conceição de Oliveira Viana.
Filhos:
11.1.Maria Luis de Medeiros Tavares Howorth n. em Lisboa, São Cristóvão e São Lourenço em 29.11.1949. Casamento I: Lisboa, Santa Maria de Belém 17.05.1968 c. José João Santos da Costa Amaral n. em Lisboa, Santa Isabel, em 23.03.1947, filho de Manuel Carlos Teixeira da Costa Amaral n.no Porto, Santo Ildefonso, em 30.08.1922 e m. em Lisboa, Lisboa em 08.05.1989 e de Inês Maria Olímpia Dotti dos Santos n. em Lisboa, Santa Isabel, em 03.04.1923. Casamento II: Oeiras 20.02.2003 c. Carlos do Carmo Viana Rebelo de Andrade n. em Lisboa, Santa Isabel, em 26.02.1949, filho de Manuel José de Araújo Rebelo de Andrade n.no Barreiro, Barreiro 21.07.1902 e m. em Lisboa, Santa Isabel, em 16.10.1975 e de Ana Maria de São José Viana n. em Lisboa, Santa Isabel 21.08.1922, divorciado de Isabel Maria de Fezas Vital Trocado n. em Caminha, Caminha em 18.08.1949, filha de Francisco Manuel de Campos Trocado n. na Póvoa de Varzim, Póvoa de Varzim em 09.04.1917 e de Maria da Conceição Freire do Amaral Cabral Metelo Fezas Vital n. em Coimbra, Sé Velha, Sé Velha em 17.02.1920, de quem tem 3 filhos.
Filhos do Casamento I:
12.1. Duarte João Howorth do Amaral n. em Lisboa, São Domingos de Benfica em 10.10.1968. Casamento I: c. Maria Isabel Pereira de Almeida Oliveira Marques n. em 13.05.1970, filha de Delfim António Simões de Oliveira Marques e de Clarinda Pereira de Almeida. Casamento II: em Coruche em 31.08.2002 c. Marta Maria Soares Luz Coruche n. em 17.03.1971, filha de Luis Caetano de Sá Luz Coruche, 2º visconde de Pereira, n. em Lisboa, Mártires, em 28.12.1941 e de Maria da Conceição Gil Tavares da Silva Soares n. a 21.05.1947.
Filhos do Casamento I:
13.1. Marta Oliveira Marques do Amaral n. em Lisboa, Lisboa a 05.10.1996 .
Filhos do Casamento II:
13.2. Diogo Luz Coruche Howorth do Amaral n. em Cascais a 22.10.2005
12.2. Rodrigo Maria Howorth do Amaral n. em Lisboa, São Domingos de Benfica, a 05.07.1970 (Piloto Todo-o-Terreno (moto), 2006-Participação no Rally Lisboa Dakar, 2002-Rally Paris Dakar 17º geral/2º melhor estreante, 2000-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, 1998-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, 1995-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, 1995-RallyTunísia-8º lugar na Classificação Geral-Melhor estreante-Vencedor do Troféu Mediterrânico), c. no Estoril, na Igreja de Santo António, a 10.09.1993 c. Ana Rita de Sousa Araújo Cayolla Bonneville n. em Lisboa, Lisboa a 17.03.1971, filha de Júlio António Cayolla Bonneville n. a 28.03.1938, e de Vanda Maria Vasques Cantos de Sousa Araújo n. em Lisboa, Lisboa a 17.04.1940.
Filhos:
13.1. Salvador Maria Bonneville do Amaral n. a 23.07.1996.
13.2. Gonçalo Maria Bonneville do Amaral n. a 15.11.1998
12.3. Vera Maria Howorth do Amaral n. em Lisboa, Alvalade, a 03.11.1973. C. em Cascais, São Domingos de Rana, a 03.10.1998 c. Duarte Felgueiras Lage Raposo n. em Lisboa, São Sebastião da Pedreira, a 24.11.1972, filho de Paulo Ennes da Lage Raposo n. a 21.01.1945 e de Maria Teresa Ribeiro da Silva Felgueiras n. em Oeiras, Algés, a 13.08.1946.
Filhos:
13.1. Matilde do Amaral Lage Raposo n. em Cascais em 02.12.2000.
13.2. Duarte Maria do Amaral Lage Raposo, n. em Cascais em 31.01.2003.
11.2. Maria Manuela de Medeiros Tavares Howorth n. em Lisboa, São Sebastião da Pedreira, a 18.07.1952, c.c. Carlos Fernando de Carvalho Barbosa da Cruz
n. em Lisboa, São Sebastião da Pedreira a 31.08.1951, filho de Fernando Augusto Pinto Barbosa da Cruz e de Maria Beatriz May de Carvalho.
Filhos:
12.1. Rita Howorth Barbosa da Cruz n. em Lisboa, Lisboa em 04.09.1971. C. em 20.11.1992 c. Tomás Vitorino de Castro Froes n. a 11.01.1968, filho de Pedro Vitorino Morales de Los Rios de Avelar Froes n. a 18.11.1929 e m. a 24.12.2005 e de Maria Amélia Xavier da Costa Ferreira de Castro n. a 31.03.1931 e m. a 10.08.1986.
Filhos:
13.1. Duarte Vitorino da Cruz Froes n. a 22.05.1993.
13.2. Fernando Maria da Cruz Froes, n. a 22.05.1996 .
13.3. José Maria da Cruz Froes, n. a 12.12.2000.
13.4. Carlota Maria da Cruz Froes, n. a 12.12.2000.
12.2. Domingos Carlos Howorth Barbosa da Cruz n. em Lisboa, Lisboa a 18.04.1978. 12.3. Mariana Ilda Howorth Barbosa da Cruz n. em Lisboa, Lisboa a 09.07.1987.

§7 Loução Fortes 2
1. António Loução Fortes, natural de Santa Clara-a-Velha, Odemira, onde terá nascido em meados do séc. XVII. Casou com Mónica Loução, decerto sua parente, e foram moradores no Monte de Nossa Senhora do Rosário. Tiveram, pelo menos:
2.1. Maria Fortes, que foi bapt. Em S. Martinho das Amoreiras, Odemira (anteriormente Ourique) a 31 de Agosto de 1696, sendo seus padrinhos João de Mira, Capitão-Mór de Ourique, e Ana Loução, Indía Brada, todos desta fregª. Casou com João Pereira de Andrade, nat. da fregª de S. Vicente de Pereira, termo de Vila da Feira, filho de João Pereira, nat. de Passo de Feira, fregª de S. João de Ver, e de sua mulher Teresa Francisca, nat. da referida fregª de S. Vicente da Feira. Tiveram, pelo menos:
3.1. Joana, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 6 de Novembro de 1747, sendo seus padrinhos Dom João Maldonado, de Almodovar, e Joana de Sande, desta vila.
3.2. Rita, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 2 de Fevereiro de 1750, sendo seus padrinhos o Conde de Unhão, que passou procuração ao Juiz de Fora Dr. Manuel Ferreira e Silva, e Maria Micaela Arcangela do Nascimento, mulher de Manuel de Sena Ribeiro, da cidade de Lisboa, que se fez representar por Mónica Guerreiro Fortes, mulher do Capitão Estevão Afonso, do Cotovio.
3.3. Dr. Bernardo José Pereira de Andrade, que nasceu em S. Sebº de Gomes Aires. Foi Juiz de Fora de Monsaraz. Casou com Maria Cipriana Eugénia da Gama e Pina, natural de Lisboa, Anjos, filha de João Pedro da Gama e Pina, natural de Fornos de Algodres e morador em Lisboa e de Domingas Teresa, natural de Lisboa. Tiveram, pelo menos:
4.1. D. Antónia Bernarda Pereira de Andrade, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 17 de Julho de 1775, sendo seus padrinhos João Pereira de Andrade, de Ourique, e D. Rita Maria Fortes Pereira de Andrade, mulher do Capitão Alexandre Ramos Nobre Mourão, morador na Quinta de Silvas Lobos, termo de Beja. Casou em Salvador de Ourique a 17 de Maio de 1825 com o Bacharel José Francisco Parreira de Vilhena, solteiro, natural e morador em Ourique, filho do Capitão-Mór Francisco Parreira de Vilhena e de D. Maria Cipriana da Gama e Pina, sendo testemunhas João António dos Reis Cardoso e Sá, Juiz de Fora de Ourique, e o Prior da Matriz Caetano Gomes Leitão.
4.2. Teresa, que foi baptizada em Salvador de Ourique a 16 de Junho de 1780, sendo seus padrinhos o Capitão Alexandre Ramos, da Quinta, Salvada, Beja, e Nossa Senhora da Assunção.
2.2. Manuel Loução Fortes, que segue.
2.3. António Loução Fortes, que foi baptizado em S. Martinho das Amoreiras, Odemira (anteriormente Ourique) a 15 de Março de 1701, sendo seus padrinhos Antº Fernandes, solteiro, morador em Vale de S. Barão, e Apolónia Loução, solteira, filha de João Vaz, dos Castanheiros. Casou muito provavelmente com Grácia Maria, e foram moradores no Monte de Nossa Senhora. Tiveram, pelo menos:
3. Antº Loução Fortes, natural de S. Martinho das Amoreiras, que casou em Salvador de Ourique a 25 de Setembro de 1797 com D. Micaela Teresa Loução, decerto sua parente, natural de Salvador de Ourique, filha de Plácido Vaz Botelho (que nasceu em 1747, filho de João Vaz Botelho e de Eugénia Loução) e de Teresa Mestre.
Aparece igualmente um António Loução, casado com Feliciana Botelho, moradores no Monte de Nossa Senhora, que tiveram:
4. Margarida, bapt. em S. Martinho das Amoreiras a 4 de Novembro de 1725, sendo seus padrinhos Antº Vaz Fortes e Margarida Mestre, solteira, filha de Bernardo Alves.
2.4. Marcos, que foi bapt. em S. Martinho das Amoreiras, Odemira (anteriormente Ourique) a 22 de Janeiro de 1704, sendo seus padrinhos Paulo de Macedo, morador na Vila de Ourique, e Domingas Fortes, solteira, filha de João Vaz, dos Castanheiros.
2.2. Manuel Loução Fortes, natural de S. Martinho das Amoreiras, Odemira, onde foi baptizado a 7 de Abril de 1698, sendo seus padrinhos Manuel Vaz, morador nos Castanheiros, e Maria da Palma, mulher de Tomé Loução, moradores na Carvalheira, fregª e termo de Gravão.

Casou em primeiras núpcias, muito novo, em S. Martinho das Amoreiras a 11 de Abril de 1712, com D. Mariana Mestre Zarco, filha de Bartolomeu Mestre, sendo testemunhas Teotónio de Matos Rosa e Manuel Vaz Fortes. Foram moradores no Monte de Nossa Senhora do Rosário e na Herdade da do Mealha. Tiveram:
3.1. António Loução Fortes, que foi bapt. em S. Martinho das Amoreiras a 16 de Setembro de 1715, sendo seus padrinhos João de Mendonça Torres, filho do Capitão-Mór de Ourique, e de Maria do Ó, mulher de Teotónio de Matos Rosa. Casou em Ourique, Salvador, a 19 de Janeiro de 1744 com Mariana Mestre, filha de Domingos Jorge e de Mariana Mestre, sendo testemunhas da cerimónia João da Lança e Henrique José da Gama, moradores neta vila. Foram moradores na da Indiabrada (1744) e na do Mealha (1746) em Ourique. Tiveram, pelo menos:
4.1. Salvador Loução, que foi bapt. em Ourique a 20 de Novembro de 1744, sendo seus padrinhos Marcos Jorge, dos Marmeleiros, e Mariana da Silva, do Coelho. Em 7 de Janeiro de 1776, solteiro, é padrinho de Margarida, filha de Jacinto Rodrigues.
4.2. Engrácia, que foi bapt. em Ourique a 20 de Outubro de 1746, sendo seus padrinhos João Pereira de Andrade, desta vila, e Feliciana Guerreiro, do Pereiro.
3.2. D. Teresa Loução Fortes, que foi bapt. em S. Martinho das Amoreiras a 15 de Fevereiro de 1718, sendo seus padrinhos o Doutor Antão Vaz Cavaco, morador nas Amoreiras, e Margarida Mestre, solteira, filha de Fernando Álvares da Indiabrada, ambos desta fregª. Casou em Salvador de Ourique a 19 de Junho de 1744 com João Roiz Varela, nat. de Sta Clara, filho de João Ruiz Varela e de Vitória da Silva, moradores nessa fregª , sendo testemunhas Gaspar Raposo Guerreiro, Capitão-Mór de Ourique, e o Alferes Bartolomeu Martins, da Medronheira, da fregª de Santana. Tiveram, pelo menos:
4.1. José Loução, nat. de Sta Clara, que casou em primeiras núpcias em Ourique a 15 de Outubro de 1778 com Rosa Maria, nat. de Ourique, filha de Domingos Guerreiro e de Bárbara Jorge, servindo de testemunhas José Loução Henriques e José Dias, e em segundas núpcias em Salvador de Ourique a 1 de Setembro de 1790 com Josefa Mestre, nat. de Ourique, filha de Manuel Luís e de Teresa Mestre. Foi, com ambas as mulheres, morador no Monte dos Marmeleiros. Teve, pelo menos, do primeiro casamento:
5.1. Maria, que foi baptizada em Ourique a 25 de Outubro de 1778.
5.2. Luísa, que foi baptizada em Ourique a 5 de Novembro de 1780, sendo seus padrinhos Bartolomeu Afonso, da Medronheira, e Catarina Mestre, mulher de Marcos Loução, da do Mealha, desta fregª.
5.3. José Loução, que casou em Ourique a 22 de Abril de 1804 com Genoveva Maria, filha de André Lourenço e de Maria Coelho.
Teve, do segundo casamento:
5.4. Inácia, que foi baptizada em Ourique a 10 de Abril de 1798, sendo seus padrinhos André Lourenço e Teresa Maria, mulher de José Coelho, dos Lagos, fregª de Santana.
5.5. Margarida Loução, que casou em Ourique a 12 de Outubro de 1813 com Paulo Guerreiro, viúvo de Domingas Guerreiro.
5.6. Ana Maria, que casou com Antº Manuel, natural de Salvador de Ourique, filho de Antº Manuel e de Paula Maria, naturais desta fregª. Foram moradores no Monte das Algeciras e tiveram, pelo menos:
6. José, que foi baptizado em Salvador de Ourique a 19 de Março de 1828, sendo seus padrinhos Antº Pereira, da Quinta Nova, fregª de Panóias, e Bárbara, filha de Manuel Pereira, da dos Currais.
Manuel Loução Fortes casou em segundas núpcias em Ourique, fregª Matriz (Salvador), a 25 de Fevereiro de 1735 com Maria Jorge, natural desta fregª e já viúva de Sebº Luís, e filha de Domingos Jorge Baião e de Mariana Gonçalves, moradores na Herdade dos Marmeleiros, e neta provável, pela parte paterna de João Mestre e de Ana Maria, naturais de Castro Verde, e pela materna de Bartolomeu Gomes de Brito, nat. do Rosário, Almodovar, e de Ângela Gonçalves Loução, nat. de Aljustrel. Foram testemunhas da cerimónia o Beneficiado Manuel de Azevedo, Manuel Afonso Guerreiro e o Padre Francisco Pereira da Silva. Foram moradores na Herdade da do Mealha e tiveram, pelo menos:
3.3. Rosa, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 7 de Outubro de 1735, sendo seus padrinhos o Doutor Luís de Mira e Siqueira e Luzia da Conceição, ama Padre (?) Pedro Fragoso, desta Vila.
3.4. Padre Alexandre Loução Fortes, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 14 de Outubro de 1736, sendo seus padrinhos o Padre Pedro Fragoso e Maria Fortes, filha de Antº Fernandes e de Bárbara Fortes.
3.5. Marcos Loução Fortes, Alferes de Ordenanças, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 29 de Janeiro de 1739, sendo seus padrinhos o Capitão-Mór Gaspar Raposo Guerreiro e Catarina Loução, filha de Antº Mestre, da Pontinha. Casou provavelmente com Catarina Mestre de quem teve, pelo menos:
4.1. Manuel Gil Fortes, nat. de Salvador de Ourique onde casou a 21 de Agosto de 1805 com Inácia Maria Antónia, solteira, nat. da fregª de S. Sebº, filha de Antº Rodrigues Coelho e de Maria Inácia. Foram testemunhas o Beneficiado José Vaz Coelho e o Capitão-Mór Bernardo José Pereira de Andrade.
4.2. Josefa Gertrudes Fortes Estaço, nat. desta fregª e moradora na Herdade do Mealha. Casou em Salvador de Ourique a 29 de Novembro de 1794 com Francisco Guerreiro da Fonseca, provavelmente seu parente, nat. de fregª de S. Martinho das Amoreiras, filho de José Loução e de Genoveva Guerreiro.
3.6. Francisco Loução Fortes, que segue.
3.7. Mónica Maria da Conceição Loução Fortes, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 1 de Março de 1745, sendo seus padrinhos João Pereira de Andrade e Maria, filha de Antº Estevens, do Pelicão. Casou em Salvador de Ourique a 25 de Fevereiro de 1770 com Antº Guerreiro, nat. desta fregª, filho de André Guerreiro, nat. da mesma, e de Vitória Mestre, nat. de S. Sebº de Gomes Aires, sendo testemunhas Francisco Vaz Guerreiro Ferreira e Domingos Jorge. Tiveram, pelo menos:
4. Maria Teresa, que casou em Ourique a 27 de Setembro de 1801 com Antº Guerreiro, filho de Manuel Guerreiro e de Maria Mestre.
3.8. Romana, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 18 de Junho de 1745, sendo seus padrinhos o Beneficiado Estevão Guisado, que se fez representar por João Pereira de Andrade, e Josefa da Cunha, que nomeou como procurador Manuel Ferreira.
3.9. Bárbara Loução, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 18 de Maio de 1749, pelo Padre Beneficiado Antº Guerreiro de Horta , sendo seus padrinhos o Capitão Bartolomeu de Horta, morador na Gontinha, e Mónica Guerreiro Fortes, moradora no Cotovio. Casou em Salvador de Ourique a 11 de Junho de 1769 com José Martins, nat. de Santana da Serra, Ourique, filho de Manuel Martins e de Bárbara Rodrigues, sendo testemunhas o Sargento-Mór José Vaz Botelho e João Mestre Sá Couto.
3.6. Francisco Loução Fortes, nasceu em Ourique onde foi bapt. na fregª do Salvador (Matriz), a 26 de Novembro de 1741, sendo seus padrinhos o Arcediago Francisco Guerreiro de Brito e Maria, filha de Manuel Afonso, do Pereiro. Casou em Salvador de Ourique a 14 de Janeiro de 1770 com Ana Guerreiro, natural desta fregª, filha de Manuel Gonçalves, natural de S. Bartolomeu de Messines, Silves, e de Maria Guerreiro, natural de Castro Verde. Testemunharam a cerimónia o Capitão-Mór Francisco Vaz Guerreiro Ferreira e João Pereira de Andrade. Foram lavradores em Ourique, e moradores no Monte Arriba. Tiveram, pelo menos:
4.1. Marcos Loução Fortes, Alferes, Capitão e Sargento-Mor de Ordenanças, foi da governança desta vila, tendo exercido os cargos de Vereador e Almotacé. Ele e seus irmãos, pais e avós eram “pessoas muito distintas e da governança da dita vila de Ourique e principais desta mesma fregª”. Casou em Salvador de Ourique a 3 de Julho de 1804 com D. Maria Inácia Guerreiro, natural de Panóias, viúva do Alferes Manuel Vaz Fortes, de quem teve, pelo menos:
5. D. Maria Inácia Vaz Fortes, que casou em Salvador de Ourique a 21 de Janeiro de 1819 com seu primo Antº Vaz Guerreiro, solteiro, nat. de Ourique, filho de Diogo Guerreiro (filho de Miguel João e de Bárbara Fortes) e de Mariana Guerreiro, sendo testemunhas o Capitão-Mor Francisco Parreira de Vilhena e o Tenente Manuel Guerreiro Contreiras, ambos moradores nesta vila. Foram moradores na Herdade do Mealha. Tiveram, pelo menos:
6.1. José, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 13 de Setembro de 1830, sendo seus padrinhos o Capitão Antº Joaquim, da do Carmo e D. Bárbara Vaz.
6.2. Inácia, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 1 de Junho de 1832, sendo seus padrinhos o Doutor José Francisco Parreira de Vilhena e Joaquina Inácia, todos desta fregª de Ourique.
D. Maria Inácia casou em segundas núpcias com Manuel Martins Timóteo, filho de José Martins Timóteo, bapt. em Santa Ana, e de Maria Guerreiro Aires, bapt. em Panóias. Teve, do segundo casamento:
6.3. Manuel, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 1 de Abril de 1836, sendo seus padrinhos Sebº Guerreiro Teixeira e Nossa Sra da Assumpção, tocando com a Coroa José Joaquim Martins Rebordão.
6.4. Mariana, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 1 de Março de 1836, sendo seus padrinhos José Francisco Pereira de Vilhena, e tocou com a Coroa de Nossa Senhora o Reverendo Prior Caetano José Leitão, todos desta fregª.
6.5. Francisco, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 1 de Maio de 1836, sendo seus padrinhos Sebº Guerreiro Teixeira, e tocou com a Coroa de Nossa Senhora o Reverendo Prior Caetano José Leitão, todos desta fregª.
6.6. João, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 1 de Maio de 1842, sendo padrinhos Antº Inácio Guerreiro, tio materno do baptizado e Dona Maria Contreiras, casada com Luís Dias Bravo.
6.7. Joana, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 1 de Dezembro de 1844, sendo seus padrinhos José Joaquim Martins Rebordão e Maria Inácia Louçã, todos desta fregª.
4.2. Padre Alexandre Loução Fortes, beneficiado curado na Messejana e em Panóias.
4.3. Manuel Guerreiro Fortes, que se habilitou a ordens menores e primeira tonsura em Beja, no ano de 1799. Foi Padre Beneficiado, que serviu de padrinho ao seu sobrinho-neto Manuel em 1829.
4.4. Francisco, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 19 de Janeiro de 1777, sendo seus padrinhos Marcos Loução, do Monte de Nossa Senhora, fregª de S. Martinho das Amoreiras e Catarina Mestre, mulher de Marcos Loução, da Herdade do Mealha.
4.5. Maria Guerreiro, que foi bapt. em Salvador de Ourique a 16 de Janeiro de 1781, sendo seus padrinhos o Padre Alexandre Loução Fortes, irmão do pai e Beneficiado na Matriz de Panóias, e Catarina Mestre, mulher de Marcos Loução Fortes, da Herdade do Mealha. Casou em Salvador de Ourique a 26 de Outubro de 1797 com seu parente Marcos Loução Fortes, morador no Monte de Pero Durão, filho de Manuel Afonso e de Brites ou Beatriz Guerreiro, neto paterno de Pedro Afonso e de Margarida Loução, e materno de Luís Vaz e de Maria Guerreiro, sendo testemunhas Francisco Parreira de Vilhena, Capitão de Auxiliares, e Miguel Estevens Fortes, Capitão de Ordenanças. Foram moradores na Herdade de Pero Durão. Tiveram geração que segue no §1.
§8 Beja da Costa

1. Manuel Vaz Fortes c.c. Maria Joaquina da Silva.
Filha:
2. Bárbara Joaquina (ou Joana) Fortes, n. Ourique, São Martinho das Amoreiras, m. em Santiago do Cacém em 23.5.1836. C.c. o Capitão de Milícias João Beja Falcão, n. em Santiago do Cacém, onde foi b. em 29.4.1767 e aí m. em 21.10.1836, filho de Miguel Beja Falcão e de Isabel J. Godinho.
Filhos:
3.1.Roberto António Falcão Beja, Capitão de Milícias de Santiago do Cacém, onde n. em 27.3.1803 e aí m. em 21.10.1857. C. em 1824 com Maria Joana Arrais Franco, n. em Ferreira do Alentejo, fregª de Vilas Boas em 25.3.1799 e m. no Barreiro em 24.3.1881, filha de Francisco Arrais de Vilhena e de Ana Maria Franco.
Filho:
4.1. José Francisco Arrais Falcão Beja, n. em Ferreira do Alentejo, fregª de Vilas Boas em 19.6.1825, m. em Sines em 2.12.1874, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, onde c. em 13.5.1851 c. sua prima co-irmã Maria Madalena Lopes Falcão, n. em Odemira, fregª de Santa Maria, em 18.11.1835 e m. em Lisboa, fregª de São Sebastião da Pedreira em 14.7.191, filha do Capitão de Milícias João Pedro Resende Lopes e de Mariana Lúcia Beja Falcão.
Filha:
5.1. Ana Luisa Arrais Falcão Beja, n. em Santiago do Cacém em 11.7.1853 e aí m. em 13.10.1911, c. em Santiago do Cacém em 6.9.1875 c. Manuel António da Costa, n. no Barreiro, fregª de Santa Cruz em 15.4.1840 e m. em Santiago do Cacém em 18.6.1906, licenciado em direito, juiz, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, político, filho de José Pedro Costa, n. do Barreiro, fregª de Santa Cruz, em 27.5.1780, e de sua segunda mulher, c. quem c. em Lisboa em 16.11.1819, Maria Benedita Lobato, n. no Barreiro.
Filho:
6.1. José Francisco Arrais Falcão Beja da Costa, n. em Santiago do Cacém em 15.8.1878, m. em Lisboa, fregª de Benfica em 15.10.1946, grande lavrador e proprietário das herdades de Pomar Grande, Paúl, etc.. C. em Santiago do Cacém em 11.3.1903 c. sua prima Maria Ana Lopes Sabido Falcão, n. em Santiago do Cacém em 11.3.1876 e aí m. em 13.1.1968, filha de António Jacinto da Silva Pereira Sabido e de Maria Bárbara Lopes Falcão.
3.2.Mariana Lúcia Beja Falcão, n. em Santiago do Cacém, onde foi b. a 4.11.1809 e m. em Odemira, fregª de Santa Maria em 19.8.1881.C. em Santiago do Cacém em 5.11. 1827 c. o Capitão de Milícias João Pedro Resende Lopes, n. em Odemira, fregª de Santa Maria, onde foi b. em 7.9.1807 e m. em 7.11.1852, filho do Capitão de Milícias Pedro José Lopes e de Bernarda Angélica Matos.
Filhos:
4.1.Maria Bárbara Lopes Falcão, que segue.
4.2.Maria Madalena Lopes Falcão, que segue na página x.
4.3.José Maria Lopes Falcão, que segue na página y.

4.1.Maria Bárbara Lopes Falcão, n. em Odemira, fregª do Salvador em 1.5.1835 e m. em Santiago do Cacém em 6.5.1923. C. Em Grândola, fregª de S.Pedro, Melides, em 17.6.1860 c. António Jacinto da Silva Pereira Sabido, n. em Grândola, fregª de S.Pedro de Melides em 24.11.1831, onde m., filho de Jacinto Pereira Sabido, n. em Grândola, Melides, onde c. em 5.10.1830 c. Maria Felizarda Costa e Silva, n. de Grândola, Melides, onde foi b. em 8.11.1800.
Filhos:
5.1.Maria Ana Lopes Sabido Falcão, n. em Santiago do Cacém em 11.3.1876 e aí m. em 13.1.1968. C. em Santiago do Cacém em 11.3.1903 c. seu primo José Francisco Arrais Falcão Beja da Costa, n. em Santiago do Cacém em 15.8.1878, m. em Lisboa, fregª de Benfica em 15.10.1946, grande lavrador e proprietário das herdades de Pomar Grande, Paúl, etc., filho de Manuel António da Costa, n. no Barreiro, fregª de Santa Cruz em 15.4.1840 e m. em Santiago do Cacém em 18.6.1906, licenciado em direito, juiz, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, político, e de sua mulher Ana Luisa Arrais Falcão Beja, n. em Santiago do Cacém em 11.7.1853 e aí m. em 13.10.1911, c. quem casou em Santiago do Cacém em 6.9.1875. Neto paterno de José Pedro Costa, n. do Barreiro, fregª de Santa Cruz, em 27.5.1780, e de sua segunda mulher, c. quem c. em Lisboa em 16.11.1819, Maria Benedita Lobato, n. no Barreiro. Neto materno de José Francisco Arrais Falcão Beja, n. em Ferreira do Alentejo, fregª de Vilas Boas, em 19.6.1825, m. em Sines em 2.12.1874, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, onde c. em 13.5.1851 c. sua prima co-irmã 4.2. Maria Madalena Lopes Falcão, n. em Odemira, fregª de Santa Maria, em 18.11.1835 e m. em Lisboa, fregª de São Sebastião da Pedreira em 14.7.1912.
Filhos:
6.1.José Manuel Sabido Beja da Costa, n. em Santiago do Cacém em 6.5.1905 e m. em Lisboa, fregª de São João de Deus, em 2.5.1968, regente agrícola, E.R.AS., grande lavrador e proprietário. C.em Santiago do Cacém em 15.2.1934 com sua prima Leonor Lopes da Silva Falcão, n. em Odemira, fregª de Santa Maria, em 6.6.1903 e m. em Lisboa, fregª de S.João de Brito em 19.9.1986. Filha de António Eduardo Nobre Falcão, n. de Odemira, fregª de Santa Maria, onde n. em 7.10.1864 e m. em 24.11.1906 e de sua mulher c. quem c. em Odemira, Colos, em 28.5.1891, Maria da Luz da Silva Jorge, n. de Odemira, fregª de Santa Catarina do Vale, em 10.1.1873 e onde m. em 18.11.1949, na fregª de Santa Maria. Neta paterna de 4.3. José Maria Lopes Falcão, n. em Odemira onde foi b. na fregª de Santa Maria em 17.10.1831 e onde m. em 12.11.1904, grande proprietário, presidente da Câmara de Odemira, c. em Odemira, fregª de Santa Maria, em 18.11.1853, com Joaquina Perpétua Nobre Lança, n. Ourique, Nossa Senhora da Conceição, onde foi b. em 27.7.1834 e m. em Odemira, Santa Maria, em 11.8.1877. Bisneta paterna dos já citados João Pedro Resende Lopes e Mariana Lúcia Beja Falcão.
Filho:
7.1. Fernando José Falcão Beja da Costa, n. em Santiago do Cacém em 9.10.1942.
7.2. José Francisco Falcão Beja da Costa, n. em Lisboa, fregª São Sebastião da Pedreira, em 16.10.1935.
7.3.Manuel António Falcão Beja da Costa, n. em Santiago do Cacém em 27.11.1936.
7.4.Francisco Falcão Beja da Costa, n. em Santiago do Cacém em 16.6.1938.
7.5.José Manuel Falcão Beja da Costa, n. em Santiago do Cacém em 27.5.1941.
6.2.Maria Bárbara Sabido Costa, n. em Santiago do Cacém em 31.1.1908 e m. em Lisboa, Campolide, em 7.9.1969. C. em Santiago do Cacém em 27.1.1930 com Joaquim Correia Mendes Pereira, n. de Grândola, onde n. em 18.4.1902 e m. em 27.2.1938, presidente da Câmara de Grândola, filho de Joaquim Mendes Pereira, n. de Miranda do Corvo, Salvador, comerciante, que c. em Grândola em 23.3.1885 c. Luisa Correia Pereira, n. de Grândola, Matriz, 5.1.1865.
Filho:
7.1.José Manuel Falcão Sabido Costa Correia Mendes Pereira, n. em Lisboa, S.Sebº da Pedreira em 31.1.1932 e m. em Faro, Sé, em 25.7.1983. C. em Sintra, Queluz, em 26.1.1963 c. Maria Inês Arnaud Vieira de Barahona, n. de Lisboa, S.Sebº da Pedreira, 14.4.1939, pintora reconhecida internacionalmente, filha de Manuel Estanislau Vieira de Barahona, n. em Évora, Sé, em 25.1.1911, vereador da C.M.Évora, Procurador à Câmara Corporativa, Provedor da Misericórdia de Évora, medalha de prata por serviços distintos (neto do 2º Visconde da Esperança, José Bernardo de Barahona Fragoso Cordovil da Gama Lobo) e de Augusta da Luz Mósca Arnaud da Silva, n. em Mora, Pavia, 9.4.1912 e m. em Évora, Santo Antão, 14.10.1986, filha de José Eduardo Arnaud da Silva, n. em Mora, Pavia, 23.1.1882, proprietário, e de sua mulher c. quem c. em Mora, Pavia, em 15.2.1911, Maria Peregrina Mósca, n. em Cuba, São Vicente, em 5.2.1876 ( filha de António Francisco Mósca, n. de Serpa, Santa Maria, onde foi b. em 3.1.1827, oleiro, neta de Manuel Francisco Mósca, n. de Serpa, Santa Maria, bisneta de Manuel de Jesus e de Maria da Saúde).
Filhos:
8.1.Alexandre de Barahona Mendes Pereira, n. em Lisboa, S.Sebº da Pedreira, 27.8.1963.

5 comentários:

Princesa.Dani disse...

Eu chamo-me Sónia Loução e achei o blog interessante. Sempre quiz saber de onde vinha o meu nome de família e só sabia que vinha do algarve, mas nada mais. Gostava de saber qual a minha árvore genealogica mas não sei por onde começar. Tem digas para mim? Como começar e onde? Será que na net se consegue arranjar algum tipo de informação?

Obrigada

Anônimo disse...

Eu sou a Isabel Loução. Os meus antepassados são da zona de Odemira. Acho que este blog faz muito sentido e achei-o bastante interessante.

greentea disse...

9.2.João Gomes Beirão que nasceu em Beja e casou com Maria de Jesus Holbeche. Tiveram:
10.1.Maria Helena Holbeche Beirão, solteira.
10.2.José Duarte Holbeche Gomes Beirão que casou com ? Baltazar e tiveram 7 filhos.

peço desculpa mas na qualkidade de sobrinha de Maria de Jesus , permita q faça duas correcções:
O marido de minha Tia chamava-se José Beirão e morreu em Fernando Pó; desconheço se tinha algum irmão de nome Jão q tb tena morrido em Fernando Põ;
tiveram 3 filhos :
1ª Maria Gabriela Holbeche Beirão já falecida
2 José Duarte Holbeche Beirão casado com Elisa Baltazar ambos falecidos, que tiveram 7 filhos
3ª Maria do Carmo Holbeche Beirão, q casou com Antonio Cortes Curado , falecido, e voltou a casar com Ferdinand van Eick
pode encontrar mais informação na geneall onde tenho tentado reconstruir a árvore genealogica da familia de minha Tia
Não sei se ainda mantem o blog activo mas para qualquer contacto tem as indicações no meu blog

Diogo de Paiva e Pona, Lisboa disse...

Tenho a comentar o seguinte acerca desta genealogia dos Loução Fortes:

- Falta o nº de ordem 5. antes "Marcos Loução Fortes, nasceu na Herdade de Pero Durão e foi baptizado em Ourique a 24 de Maio de 1762".

- No que se refere à passagem "7.3. Teresa de Jesus, nasceu em Ourique e aí foi baptizada a 1 de Maio de 1835. Casou em primeiras núpcias a 24 de Agosto de 1860 com José Ruas, natural e morador em Ourique, onde nasceu em Março de 1836, filho de José Ruas e de Rosa de Almeida. Casou em segundas núpcias com ...?... Pires de quem descende a família Gomes Beirão, que segue no §4.", informo de que, nos assentos de baptismo dos netos BEIRÃO desta senhora, consta claramente como avô materno "José Ruas" ou "José Ruas Júnior". Esse N... Pires parece portanto não ter existido. Além disso, na transcrição do assento de óbito (em Beja, em 29.8.1892) dessa Teresa de Jesus (Guerreiro Fortes Ramos) existente no arquivo da família Beirão, consta que teve 6 filhos. Monsenhor Amadeu Guerreiro Fortes Ruas terá sido um; Joana do Carmo Ruas uma segunda; Maria José do Carmo Pires uma terceira; mas faltam outros três (que desconheço).

- No "§4 Gomes Beirão", falta o nº de ordem 8. antes de "Maria José do Carmo Pires, casou com Francisco Gomes Beirão" (para além da correcção do inexistente marido Pires).

AnaG disse...

Muito Interessante este estudo soubre os Loução.

Eu sou descendente da familia LOUCÃ ,segundo sei o meu bisavô Manuel Lourenço Louçã era se S.Martinho das Amoereiras , ficou orfão muito cedo e tinha uma irmã.
Viveu e casou e morreu em S.Sebastião de Gomes Aires no monte de Gil Bagão go qual foi proprétário , teve 10 filhos.
Gostaria de saber se este ramo dos LOUÇÃ deriva dos LOUCÃO , pois pelo que sei só à um tronco da familia LOUÇÃ .

Cps
AnaG