sábado, 8 de setembro de 2007

Capº 9 - OS FERRARI, de Génova

§1
FERRARI, de Génova

1. D. MARIA DE FERRARI
Vivia em Génova, em princípios do Século XVIII (1700).
Casada com Sebastião Tomás.
Filho:

2. BARTOLOMEU DE FERRARI
Natural e baptizado na freguesia de Santo Hilário do lugar de Nervi do Arcebispado de Génova, morador na rua da Conceição, freguesia de Santa Isabel, em Lisboa.

Casou na freguesia de Santa Catarina (1), em 28 de Abril de 1759, era ele morador na rua da Conceição, freguesia de Santa Isabel, com D. Rosa de Viterbo Gneco, natural e baptizada na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Paroquial da Nação Italiana na cidade de Lisboa, moradora na rua Nova de Jesus na freguesia de Santa Catarina, filha de António Gneco e de sua mulher Maria Madalena Fravega.
Foram testemunhas João André Manito, morador na rua de Santo António, freguesia de Santa Isabel, e Paolo Mauriti., morador na travessa do Siqueira, freguesia de Santa Catarina.

Quando a filha nasce são moradores à Cotovia, na rua de Nossa Senhora da Conceição, freguesia de Santa Isabel.
Filhos:

3.1. D. MARIA MADALENA DE FERRARI
Nasceu em 24 de Fevereiro de 1766, foi baptizada pelo Padre João Francisco Delfim, Presidente do Coro e Coadjutor na Igreja de Nossa Senhora do Loreto (2), Paroquial da Nação Italiana na cidade de Lisboa, em 10 de Março do mesmo ano, sendo padrinho António Maria Gneco, morador na rua Nova de Jesus e madrinha Nossa Senhora do Loreto.

Casou em Lisboa, na freguesia de São Paulo (3), em 2 de Agosto de 1787, com Nicolau Gorenni, baptizado na freguesia de São João da cidade de Bastia da ilha da Córsega, filho de António Gorenni e de sua mulher Luisa Gorenni.

Em 21 de Agosto de 1787, Nicolau Gorenni, “que negoceia, de nação francesa, morador na rua do Alecrim, deve a Ambrósio Palma a quantia de 190 mil e 900 réis de várias coisas que precisou para preparo do seu bergantim hoje chamado Bela Luisa”, de que é Capitão o seu irmão Agostinho Gorenni (4) (5).
Filha:

4. D. LUZIA PRISCA GORENNI
Casou com Joaquim da Cruz Rebello.


3.2. PEDRO DE FERRARI
Faleceu menor na freguesia de Santa Isabel (6), Lisboa, em 1 de Maio de 1769.

3.3. LIBÓRIO DE FERRARI
Baptizado na igreja do Loreto (7), Lisboa, em 18 de Agosto de 1777.


FONTES

(1) A.N.T.T., freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, livro 13-C, folha 251.
(2) Arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, livro 3-B, folha 13.
(3) A.N.T.T., freguesia de São Paulo, Lisboa, livro 3-C, folha 173 verso.
(4) A.N.T.T., Notário Tavares de Carvalho, Cartório 4, Indíce livro II, correspondente aos Livros nº62-169. Livro 62, data 21 de Agosto de 1787, obrigação de Nicolau Gorenni a Ambrósio Palma, folha 99 verso.
(5) A.N.T.T., Chancelarias de Dom João VI, Nicolau Gorenni, Provisão de Moratória de 3 de Junho de 1818, Livro 30, folha 51.
(6) A.N.T.T., freguesia da Santa Isabel, Lisboa, livro 4-O, folha 147.
(7) Arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, livro 3-B, folha 149 verso.




INDÍCE ONOMÁSTICO
Maria de Ferrari
Sebastião Tomás.
Bartolomeu de Ferrari
Rosa de Viterbo Gneco
António Gneco
Maria Madalena Fravega.
João André Manito
Paolo Mauriti.
Maria Madalena de Ferrari
António Maria Gneco
Nicolau Gorenni
António Gorenni
Luisa Gorenni.
Ambrósio Palma
Agostinho Gorenni
Pedro de Ferrari
Libório de Ferrari
João Caetano Delfim
Caetano Vorns


(1) A.N.T.T., freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, livro 13-C, folha 251:
“em vinte e oito de Abril de 1759, de tarde, à porta desta igreja e em minha presença, feitas as denunciações necessárias e por um alvará do senhor provisor dos casamentos se receberam por marido e mulher na forma ordinária BARTOLOMEU DE FERRARI, baptizado na freguesia de Santo Hilário de Nervi, Arcebispado de Génova, e morador na rua da Conceição, freguesia de Santa Isabel desta cidade, filho de Sebastião Tomás e de Maria de Ferrari, e ROSA DE VITERBO, baptizada na igreja do Loreto desta cidade e moradora na rua Nova de Jesus desta minha freguesia, filha de António Gneco e de Maria Madalena Fravega. Foram testemunhas João André Manito, morador na rua de Santo António, freguesia de Santa Isabel e Paolo Mauriti, morador na Travessa do Siqueira desta freguesia, e outras muitas pessoas que presentes estavam de que fiz este termo que por verdade assinei com as ditas testemunhas no mesmo ano acima.”

(2) Arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, livro 3-B, folha 13:
“aos dez dias do mês de Março de mil sete centos e sessenta e seis anos: Eu Padre João Francisco Delfim, Presidente do Coro e Coadjutor desta Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Paroquial da Nação Italiana nesta cidade de Lisboa, baptizei e pus os Santos Óleos a MARIA MADALENA, que nasceu em 24 de Fevereiro próximo passado, filha de Bartolomeu Ferrari; natural e baptizado na freguesia de Santo Hilário do Lugar de Nervi do Arcebispado de Génova: e de sua mulher Roza de Viterbo Ferrari, natural e baptizada nesta Igreja de Nossa Senhora do Loreto: e recebidos na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai desta cidade de Lisboa: moradores à Cotovia na rua de Nossa Senhora da Conceição, freguesia de Santa Isabel.
Foi padrinho, António Maria Gneco, morador na rua Nova de Jesus, freguesia de Santa Catarina e madrinha Nossa Senhora do Loreto”.

(3) A.N.T.T., freguesia de São Paulo, Lisboa, livro 3-C, folha 173 verso:
“no dia dois de Agosto de mil sete centos e oitenta e sete (2.8.1787), nesta igreja na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas se receberam por palavras de presente na forma perspectiva da Santa Madre Igreja, Concílio Tridentino, e Constituições Sinodais, NICOLAU GORENNI, filho de António Gorenni e de Luisa Gorenni, natural da paróquia de São João Baptista, Republica de Génova, solteiro, meu freguês; e MARIA MADALENA FERRARI, filha de Bartolomeu Ferrari e de Roza de Viterbo Ferrari, natural e moradora na freguesia de Santa Isabel, baptizada na igreja do Loreto, e solteira: foram testemunhas José Massa e Manuel Massa da freguesia de Santa Catarina: (...)”

(4) A.N.T.T., Notário Tavares de Carvalho, Cartório 4, Indíce livro II, correspondente aos Livros nº62-169. Livro 62, data 21 de Agosto de 1787, obrigação de Nicolau Gorenni a Ambrósio Palma, folha 99 verso:
“Nicolau Gorenni, que negoceia, de nação francesa, morador na rua do Alecrim (...) se acha constituído devedor ao dito Ambrósio Palma da quantia de 190 mil e 900 réis de várias coisas que precisou para preparo de seu bergantim hoje chamado “Bela Luisa”, (...), Agostinho Gorenni, irmão do devedor e Capitão do bergantim, Caetano Vorns, piloto do mesmo (...)”

(5) A.N.T.T., Chancelarias de Dom João VI, Nicolau Gorenni, Provisão de Moratória de 3 de Junho de 1818, Livro 30, folha 51.

(6) A.N.T.T., freguesia da Santa Isabel, Lisboa, livro 4-O, folha 147:
“em o primeiro dia do mês de Maio do ano de mil sete centos e sessenta e nove (1.5.1769), faleceu PEDRO, menor, filho de Bartolomeu Ferrari e de Rosa de Viterbo Ferrari, paroquianos desta freguesia de Santa Isabel Rainha de Portugal e moradores na rua da Figueira, hey o sepultar nesta igreja (...)”

(7) Arquivo da Igreja do Loreto, Lisboa, livro 3-B, folha 149 verso.

Nenhum comentário: