sexta-feira, 7 de setembro de 2007

FAMÍLIA MONTANHA - Capº 4 - OS FRANCISCOS

De JOÃO JOSÉ e de D. ANA MARIA foi filha 10-D. VIRGINIA LUIZA MONTANHA, que nasceu na freguesia de São Jorge de Arroios, Lisboa, em 13 de Março de 1883 e morreu na mesma cidade em 15 de Setembro de 1971. Casou na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, em 4 de Julho de 1906 com FRANCISCO LUIZ REBELLO, que nasceu em Lisboa em 21 de Abril de 1881, filho de AUGUSTO CÉZAR REBELLO, proprietário, e de sua mulher D. MARGARIDA DE JESUS E SILVA (ver Capº 7 - Rebellos).

FRANCISCO LUIZ foi Capitão-de-Mar-e-Guerra, Chefe do Estado Maior das Forças Navais de Angola (1923), Juiz Efectivo do Tribunal Militar de Marinha (1936), 1º Comandante da Escola Naval (1938), Comandante Superior dos Navios Estacionados no Porto de Lisboa (1938), Comendador da Ordem de Aviz, Comendador da Ordem Real da Estrela da Roménia, Oficial da Legião de Honra de França, Coronation Mediel (UK), etc.

De FRANCISCO LUIZ e de sua mulher D. VIRGINIA LUIZA foi filho primogénito
11-GABRIEL AUGUSTO MONTANHA REBELLO, assim chamado por ser o pai, na altura do seu nascimento, Comandante do Cruzador São Gabriel, que nasceu em Lisboa na freguesia de São Sebastião da Pedreira em 14 de Fevereiro de 1913 e aí morreu em 17 de Julho de 1990, Director da Companhia Mineira do Lobito, Despachante Oficial, casou na freguesia de Nossa Senhora do Cabo, Ilha, Luanda, Angola, em 13 de Outubro de 1937 com D. MARIA AMÉLIA LEÃO DINIZ, filha de JOAQUIM DINIZ, oficial da Marinha de Guerra, e de sua mulher D. MARIA DE JESUS LEÃO (ver Capº 8 - Os Diniz).

De GABRIEL AUGUSTO e de sua mulher é filho primogénito 12-FRANCISCO ALBERTO DINIZ MONTANHA REBELLO, que nasceu em Luanda em 13 de Fevereiro de 1939, Engenheiro de Organização Científica do Trabalho pela Sorbonne, Paris, Administrador de Empresas, casou em Paris na Église du Sacré Coeur de la Cité Universitaire de Paris com D. MARIA ISABEL GRAVE SANCHES OSÓRIO, que nasceu em Lisboa em 21 de Janeiro de 1941, filha de MARTINHO CHARRAZ SANCHES OSÓRIO, funcionário superior do BNU e de sua mulher D. JOSEFA AUGUSTA GONÇALVES GRAVE.

De FRANCISCO ALBERTO e de sua mulher é primogénito 13-FRANCISCO SANCHES OSÓRIO MONTANHA REBELLO, que nasceu na freguesia de São Jorge de Arroios em Lisboa em 23 de Fevereiro de 1963, licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, Administrador de Empresas, Sócio do Real Clube Tauromáquico, do Instituto Português de Heráldica, da Associação Portuguesa de Genealogia, Irmão dos Passos da Graça, Membro da Ordem dos Economistas, casou na capela da casa da Quinta da Bogalheira em 7 de Julho de 1990 com D. TERESA DO CARMO DE SALDANHA FERREIRA PINTO BASTO, baptizada no Codaçal, Mafra, nasceu em Lisboa em 16 de Outubro de 1963, licenciada em História, filha de JOSÉ ALFREDO SALGUEIRO FERREIRA PINTO BASTO, Engº Químico, Vice-Presidente da Fábrica da Vista Alegre, nasceu em Valada do Ribatejo em 29 de Dezembro de 1932, e de sua mulher com quem casou no Convento de Mafra em 24 de Abril de 1959, D. MARGARIDA DO CARMO DA CÂMARA DE SALDANHA (Marqueses de Rio Maior), que nasceu em Lisboa em 23 de Outubro de 1937.
Filhos:
14-FRANCISCO DO CARMO PINTO BASTO MONTANHA REBELLO
14-D. MARGARIDA DO CARMO
14-D. ISABEL DO CARMO
14-D.TERESA DO CARMO

Nenhum comentário: