sábado, 8 de setembro de 2007

Capº 7 - REBELLO

§1
REBELLOS, da freguesia de São Pedro do termo de Óbidos


1. JOSÉ REBELLO DE MOURA
Nasceu e foi baptizado na freguesia de São Pedro do termo de Óbidos, em princípios do séc. XVIII (1700).

Veio para Lisboa, onde casou, na freguesia de São Nicolau (outras fontes dizem que foi na freguesia de São Julião), com Maria Josefa, natural e baptizada em Lisboa, na freguesia dos Mártires.
Moraram na rua de São João.
Filhos:

2.1. MARIA REBELLO
Baptizada em Lisboa, na freguesia da Conceição Nova (1), em 31 de Dezembro de 1743, pelo Padre João Gonçalves, sendo padrinho Estevão Francisco.(...) Dom António de Aguiar de (...).

2.2. TERESA REBELLO
Nasceu em Lisboa, na freguesia da Conceição Nova (2), a 21 de Novembro de 1745, e aí foi baptizada pelo padre coadjutor João Gonçalves,no dia 30 do mesmo mês, sendo padrinho Francisco de Souza , morador na rua da Gibitaria dessa freguesia, e madrinha Teresa Fustigueiros, moradora na rua dos Odreiros, freguesia de Santa Justa, por seu procurador, Pedro Fustigueiros.

2.3. JOAQUIM JOSÉ REBELLO
Nasceu em Lisboa, na freguesia da Conceição Nova (3), a 19 de Novembro de 1748, onde foi baptizado pelo padre coadjutor João Gonçalves a 8 de Dezembro do mesmo ano, sendo padrinho Inácio Ricardo da Silva, morador à entrada da Costa do Castelo, freguesia dos Anjos, e madrinha Madalena Joaquina de Jesus, solteira da vila de Santarém por seu procurador Manuel Marques morador na entrada da Tinturaria desta freguesia.

Casou em Lisboa, na paroquial igreja de Santa Isabel, Rainha de Portugal (4), a 8 de Abril de 1783, com D.Joaquina Petronilha, natural e baptizada na freguesia de Santa Maria do castelo da vila de Almada, filha de Félix Ribeiro e de Teresa Inácia sendo padrinhos Manoel José de Almeida, homem de negócios, morador na rua do Olival, freguesia de Santos, e Vicente de Azevedo Bolasco, homem de negócios, morador na rua de Marcos Carreiro, freguesia de Santa Catarina.

Eram ambos os noivos moradores na freguesia de Santa Isabel, Rainha de Portugal e apresentaram um alvará do reverendo desembargador Joaquim Salter de Mendonça, juiz dos casamentos deste patriarcado, em que se declara “que estes contraentes justificaram não serem parentes, não obstante darem-se a rol com o título de primos na desobriga do presente ano e que em virtude da sua justificação os dá por desembaraçados, o qual alvará fica junto dos mais papéis no cartório desta paróquia e de como assim se receberam”.
Filho:

3. JOAQUIM DA CRUZ REBELLO
Nasceu em Lisboa, na freguesia de Santos-o-Velho (5), em 3 de Maio de 1792, e aí foi baptizado pelo Cura António da Conceição, a 24 do mesmo mês, sendo padrinho Joaquim Caetano dos Santos e madrinha Matilde Justina dos Santos, por seu procurador, o Coronel José Joaquim Soares, moradores na freguesia de Santa Catarina desta cidade.

Casou em Lisboa (6), sendo testemunhas João José da Matta e António Porfírio Gorenni, irmão da contraente, na freguesia de Santa Isabel, em 17 de Julho de 1816, com D. Luzia Prisca Gorenni.

Baptizada na Igreja de Nossa Senhora do Loreto (7), paroquial da Nação Italiana nesta cidade de Lisboa, pelo Pároco Francisco Polleri, sendo padrinho Felipe Ribeiro Felgueiras e madrinha sua irmã D. Roza, em 19 de Fevereiro de 1800.

Filha de Nicolau Gorenni, natural e baptizado na freguesia de São João da cidade de Bastia da ilha da Córsega e de sua mulher D. Maria Madalena de Ferrari, natural e baptizada na Igreja de Nossa Senhora do Loreto em 10 de Março de 1766, com quem casou, em Lisboa, na freguesia de São Paulo (8), em 2 de Agosto de 1787, e moradores na praça das Flores, freguesia de Santa Isabel, sendo testemunhas do casamento José Massa e Manoel Massa, neta paterna de António Gorenni e de Luisa Gorenni, neta materna de Bartolomeu de Ferrari, baptizado na freguesia de Santo Hilário do lugar de Nervi do arcebispado de Génova, e de Rosa de Viterbo, baptizada no Loreto, Lisboa (ver Capº 9 - Ferrari, de Génova).
Filhos:

4.1. DOMINGOS AUGUSTO REBELLO
que segue na página x.

4.2. ADELAIDE REBELLO

4.3. BASILÍSA REBELLO

4.4. LUZIA REBELLO

4.5. ANGÉLICA DA GLÓRIA REBELLO, que segue.


§2 Rebello da Cunha

4.5.ANGÉLICA DA GLÓRIA REBELLO
Casou com Miguel Augusto da Cunha, filho de Francisco de Paula Freire da Cunha e de Maria do Carmo.

Neto paterno de Bernardo António Cardoso , nasceu na Guarda na freguesia de São Vicente, baptizado em 04.09.1743, Escrivão da Câmara e Achados da Covilhâ, e de Ana Luísa Vitória da Cunha da Fonseca , nasceu na Guarda, freguesia de São Vicente, em 05.03.1757.

Bisneto paterno de Anselmo da Costa Cardoso , natural de Resende, Anseade, c. 1701, morreu na Guarda, freguesia do Mercado, a 13.09.1728, Capitão, Escrivão da Correição da Comarca da Guarda, e de Teresa Maria da Fonseca.
Filhas:

§3 Rebello da Cunha

5.1. BASÍLISA REBELLO DA CUNHA


§4 Rebello da Cunha Campello de Andrade

5.2. CRISTINA AUGUSTA REBELLO DA CUNHA
Baptizada em Oeiras, Paço de Arcos, em 19 de Setembro de 1861.

Casou em Oeiras em 8 de Novembro de 1883 com o engenheiro civil Nuno José Soares Campello de Andrade, oficial do Exército, director das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe, nasceu em Lisboa, freguesia de Nossa Senhora da Pena e morreu em S. Tomé em 3 de Março de 1902, filho de Joaquim Maria Campello de Andrade, funcionário da Alfândega de Lisboa, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Cavaleiro da Ordem da Coroa de Itália e de Mariana Rosa da Conceição Alegria.
Filhos:

§5 Rebello da Cunha Campello de Andrade

6.1. JOAQUIM REBELLO DA CUNHA CAMPELLO DE ANDRADE
Morreu cedo e sem geração.

§6 Bandeira de Lima Campello de Andrade

6.2. CARLOS AUGUSTO REBELLO DA CUNHA CAMPELLO DE ANDRADE
Licenciado em Direito, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Procurador Geral da República em Lourenço Marques, nasceu em Lisboa, freguesia de Santa Maria de Belém em 5.11.1884, e aí morreu na freguesia de Nossa Senhora de Fátima em 20.12.1976.

Casou na igreja da Boa-Hora, em Lisboa, em 15.4.1914 com Olinda Lúcia Bandeira de Lima, nasceu em Lisboa, freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, em 19.4.1891 e morreu em Lisboa, freguesia de Nossa Senhora de Fátima, em 13.8.1991, filha do Major de Infantaria Eduardo Bandeira de Lima, natural de Vila Real, que morreu em Lisboa em 1923, e de sua mulher, com quem casou na freguesia de São Filipe, Ilha do Fogo, Cabo Verde, em 1883, Maria Eufémia de Medina, neta paterna de António José de Lima e de Teresa Rodrigues de Cácia; neta materna de João Carlos de Medina, proprietário em Cabo Verde, nasceu na Ilha do Fogo em 1820 e aí morreu em 1856 (filho de Teodoro Justiniano de Medina e Vasconcelos, que da Madeira passou a Cabo Verde e de Gertrudes Maria da Fonseca, da Ilha do Fogo) e de sua mulher e prima, com quem casou em 13.4.1834, Eufémia Nosolini Monteiro de Macedo( filha de José Monteiro de Macedo e de Maria das Dores Nosolini).
Filhos:

§7 Bandeira de Lima Campello de Andrade

7.1. NUNO BANDEIRA DE LIMA CAMPELLO DE ANDRADE

§8 Campello de Andrade Pamplona Côrte-Real

7.2. MARIA ANGÉLICA BANDEIRA DE LIMA CAMPELLO DE ANDRADE
Nasceu em Lourenço Marques, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em 25.7.1924.

Casou em Lisboa, freguesia de São Sebastião da Pedreira, em 6.9.1943 com Eudoro Martins Pamplona Moniz de Sá Côrte-Real, Licenciado em Direito, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, nasceu na Praia da Vitória em 8.8.1915, filho de Adelino Martins Pamplona Côrte-Real , Licenciado em Direito, Juiz, natural de Lisboa, freguesia de São José, a 2.3.1885, morreu em Lisboa, freguesia de São Sebastião da Pedreira, em 25.9.1941, casou em Angra do Heroísmo em 26.9.1914 com sua prima Isabel Moniz de Sá,nasceu na Praia da Vitória, freguesia de Santa Cruz em 26.8.1897 e morreu em Lisboa, freguesia de São João de Deus, em 29.1.1976, neto paterno de André Diogo Martins Pamplona Côrte-Real,(filho de Jerónimo Martins Pamplona Côrte-Real, irmão do 1º Conde de Subserra), Reitor do Liceu de Évora, nasceu em Angra do Heroísmo e morreu em Évora e de Maria da Conceição de Bettencourt Espínola, neto materno de Custódio de Paula de Carvalho Moniz de Sá , nasceu na Praia, Ilha Terceira, em 23.10.1872 e morreu em 6.8.1931 e de sua mulher e prima, Maria Clotilde Dinis, nasceu na Praia, Ilha Terceira, em 27.3.1877 e desapareceu durante uma viagem marítima entre Lisboa e a Ilha Terceira em 22.9.1934.
Filhos:

§9 Ferreira Pamplona Côrte-Real

8.1.CARLOS ADELINO CAMPELLO DE ANDRADE PAMPLONA CÔRTE -REAL
Licenciado em Direito, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, nasceu em Porto Amélia, Moçambique, em 12.6.1944.

Casou em Sintra, em 15.7.1970 com Maria Manuela de Sousa Loureiro del Negro Ferreira , licenciada em Ciências Físico-Químicas, nasceu em Lisboa, freguesia de São Jorge de Arroios, em 4.4.1946, filha de José Carlos Travassos Valdez Osório del Negro Ferreira, nasceu em Lisboa, freguesia de São Sebastião da Pedreira em 28.09.1914, Engenheiro Electrotécnico, Director dos Serviços de Electricidade da Fundação Calouste Gulbenkian, e de Maria do Nascimento da Luz de Sousa Loureiro, Funcionária da Fundação Calouste Gulbenkian, nasceu em Vizeu, na freguesia Ocidental, em 17.11.1922.
Filho:

9.1. PAULO MIGUEL Del NEGRO PAMPLONA CÔRTE -REAL
Nasceu em Lisboa, freguesia de São Domingos de Benfica, em 2.9.1974.

§10 Campello de Andrade Côrte-Real

8.2. ISABEL CAMPELLO DE ANDRADE CÔRTE -REAL

§11 Campello de Andrade de Almeida

6.3. OLGA REBELLO DA CUNHA CAMPELLO DE ANDRADE
C.c. Emídeo de Almeida.
Filho:

7. EMÍDEO CAMPELLO DE ANDRADE DE ALMEIDA

§12 Campello de Andrade Bandeira de Lima

6.4. GABRIELA REBELLO DA CUNHA CAMPELLO DE ANDRADE
Nasceu em 1893.

Casou em 1900 com o Coronel Vicente Bandeira de Lima, morreu em 1951, filho do Major Eduardo Bandeira de Lima e de Maria Eufémia Medina, (ver em cima).
Filhos:

7.1. MARIA CRISTINA CAMPELLO DE ANDRADE BANDEIRA DE LIMA
que segue.

7.2. VASCO CAMPELLO DE ANDRADE BANDEIRA DE LIMA
Casou com Maria Helena.

7.3. CARLOS EDUARDO CAMPELLO DE ANDRADE BANDEIRA DE LIMA
que segue na página 5.

7.4. MARIA GABRIELA CAMPELLO DE ANDRADE BANDEIRA DE LIMA
que segue na página 9

-----------------------------------------------------------------------------------------------

§13 Bandeira de Lima do Rego

7.1. MARIA CRISTINA CAMPELLO DE ANDRADE BANDEIRA DE LIMA
Nasceu em 22.11.1914; casou com Sebastião José Monteiro do Rego, que nasceu em 23.01.1911 e morreu em 07.06.1967.
Filhos:

§14 Magalhães Ramalho do Rego
§15 Rosado Perdigão do Rego

8.1. SEBASTIÃO AUGUSTO BANDEIRA DE LIMA DO REGO
Nasceu em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira em 12.09.1945. Casou, pela primeira vez, com Maria Amélia Tavares de Magalhães Ramalho, filha de José de Magalhães Ramalho e de Modesta Tavares.

Casou, pela segunda vez, com Arlete Rosado Perdigão , natural de Estremoz, freguesia de Santo André, 14.10.1948, filha de Jacinto Correia Perdigão, nasceu na Terceira, Angra do Heroísmo em 06.07.1915, e de Arlete da Conceição da Silva Rosado, natural de Évora, Estremoz, 14.12.1918, neta paterna de Manuel Perdigão, que nasceu em 1870 e de Maria da Conceição Correia, nasceu em 1875; neta materna de Joaquim Rosado e de Cristina da Silva; e separada do jornalista Carlos Alberto Cáceres Monteiro, que nasceu em Lisboa, freguesia do Socorro, 09.08.1948 e morreu em 03.01.2006.
Filhos do primeiro casamento:

9.1. MARGARIDA DE MAGALHÃES RAMALHO DE LIMA DO REGO
Nasceu em 14.02.1976.

9.2. JOÃO DE MAGALHÃES RAMALHO DE LIMA DO REGO
Nasceu em 13.04.1978.

9.3. PAULO DE MAGALHÃES RAMALHO DE LIMA DO REGO
Nasceu em 13.01.1980.

§16 Bandeira de Lima do Rego Sax

8.2. MADALENA BANDEIRA DE LIMA DO REGO
Casou com Wolf Ruediger Sax.
Filhos:

9.1. VALERY BANDEIRA DE LIMA DO REGO SAX
Nasceu em 18.09.1971.

9.2. BERNT BANDEIRA DE LIMA DO REGO SAX
Nasceu em 24.09.1973.

----------------------------------------------------------------------------------------------

§17 Pereira Cabral Bandeira de Lima

7.3. CARLOS EDUARDO CAMPELLO DE ANDRADE BANDEIRA DE LIMA
Nasceu na Beira, Moçambique.

Casou em 1920 com Maria do Céu de Albuquerque Pereira Cabral , filha de José Ricardo Pereira Cabral, que nasceu em Lamego, 1879-1956, e de Sara Medeiros e Albuquerque, terceira neta do 1º Barão das Laranjeiras, Manoel de Medeiros da Costa Canto e Albuquerque, FCCR, COC, Par do Reino.

§18 Giacome Bandeira de Lima

8.1. CARLOS PEREIRA CABRAL BANDEIRA DE LIMA
Nasceu em Goa em 23 de Maio de 1947.

Casou com Marise Giacome, francesa.
Filhos:

9.1. QUENTIN CABRAL DE LIMA

9.2. BRUNO CABRAL DE LIMA

9.3. SARA CABRAL DE LIMA


§19 Bandeira de Lima de Araújo Martins

8.2. SARA PEREIRA CABRAL DE BANDEIRA LIMA
Casou com José Nuno de Araújo Martins (divorciados).
Filha:

9.1. MARTA CABRAL DE LIMA DE ARAÚJO MARTINS

§20 Pereira Cabral Bandeira de Lima

8.3. JOSÉ RICARDO PEREIRA CABRAL DE BANDEIRA DE LIMA
Nasceu em Luanda, Angola.
Casou com ...
Filho:

9. PEDRO CABRAL DE LIMA

§21 Pereira Cabral Bandeira de Lima

8.4. MANUEL VICENTE PEREIRA CABRAL BANDEIRA DE LIMA
Nasceu em Macau, solteiro.

§22 Bandeira de Lima Roquette de Andrade

8.5. MARIA MARGARIDA PEREIRA CABRAL BANDEIRA DE LIMA
Nasceu em Nova Lisboa, Angola.

Casou com António Roquette de Andrade.
Filho:

9. ANTÓNIO CABRAL DE LIMA ROQUETTE DE ANDRADE


§23 Rebello

4.1. DOMINGOS AUGUSTO REBELLO
Nasceu a 6 de Novembro de 1825 em Lisboa, onde foi baptizado pelo Prior D. António d´Assumpção Avelino na freguesia de Santa Isabel (10), a 3 de Dezembro do mesmo ano, filho de 3.Joaquim da Cruz Rebello, e de D. Luzia Prisca Rebello, moradores na rua de Santa Escolástica desta freguesia, e nesta recebidos.
Foi Padrinho Domingos José Cardoso, casado, Conselheiro do Conselho da Fazenda e tocou com a Prenda de Nossa Senhora Domingos Luis Celestino.

Casou na freguesia de Nossa Senhora da Purificação da Vila de Oeiras, com D. Inocência Rosa, que foi baptizada em 8 de Janeiro de 1815 na Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Purificação da Vila de Oeiras (11), pelo Prior Cura Ricardo José Pereira, filha de Francisco Leal Pinto e de D. Mariana Inácia, recebidos nesta freguesia, neta paterna de Felipe Leal Pinto e de Maria Joana Roza e neta pelo lado materno de José dos Santos e de Mariana Josefa.
Foi Padrinho José Francisco e Madrinha Francisca Roza. Tocou com procuração sua o Prior António Francisco de Carvalho.

Moravam na Encarnação, na rua da Rosa nº 220, 2º andar.

Domingos Augusto morreu de parilisia geral no Hospital de Rilha Foles, actual
Hospital Miguel Bombarda, a 14 de Junho de 1882 (12) (13).
Foi carpinteiro de carruagens.

D. Inocência Rosa Rebello faleceu sem sacramentos a 2.1.1882, pelas nove horas da manhã, na Rua da Rosa, número 220, 2º andar, freguesia de Nossa Senhora da Encarnação (14),com sessenta e sete anos, sem fazer testamento e deixou uma filha maior. Foi depositada no jazigo número três mil oito centos e três do cemitério ocidental.
Filhos:

5.AUGUSTO CÉZAR REBELLO
Nasceu em Lisboa, na freguesia de Santos-o-Velho (15), em 17 de Junho de 1852 onde foi baptizado pelo Padre Tesoureiro Domingos da Silva, com Licença do Reverendo Prior, aos 17 de Agosto do mesmo ano.

Quando foi baptizado, os pais eram moradores na freguesia de Santos na Calçada do Marquês d´Abrantes.

Foi Padrinho Miguel Augusto da Cunha, solteiro, morador em Paço d´Arcos e Madrinha Dona Maria do Carmo Rebello, Tia Paterna do baptizado por procuração tocou Francisco de Paula da Matta, morador nesta freguesia.

Casou com D. Margarida de Jesus e Silva, viúva de Joaquim Duarte da Silva de quem teve geração, 5 filhos, baptizada na freguesia de Santa Maria da Vila de Sintra em 15 de Janeiro de 1843, filha de José Joaquim Cordeiro, nasceu em 1820 e de Antónia Maria, nasceu em 1820, neta paterna de António Joaquim e de Josefa Maria, neta materna de Manoel Gomes e de Aniceta Rosa.

Morreu no dia 2 de Dezembro de 1898, sendo residente rua de Santa Justa, nº75, 1º andar, freguesia da Conceição Nova (16).

Fez testamento (registo do testamento cerrado)(17), tendo sido testamenteiros D. Margarida de Jesus e Silva, António Pedro Rodrigues Duarte e Leopoldo Augusto Rebello.

Quando morreu, Augusto Cézar Rebello e sua mulher D. Margarida de Jesus e Silva deixaram 3 filhos menores: D. Inocência Rosa Rebello, de 9 anos, Domingos Augusto Rebello, de 7 anos, e Francisco Luiz Rebello, de 3 anos e meio.

Tinham casado com contrato antenupcial e com absoluta e completa separação de bens presentes e futuros nos termos constantes da escritura outorgada aos 12 de Setembro de 1884 nas notas do tabelião nesta cidade, o senhor Manoel Augusto Moraes da Silva.

Os três filhos foram herdeiros de dois terços de todos os seus bens, direitos e acções.

Podendo ele dispor livremente da outra terça parte deixou o usufruto da mesma sua mulher D. Margarida de Jesus e Silva, enquanto viva.

A propriedade da mencionada terça parte ficou a pertencer desde a sua morte em partes iguais a todos os seus filhos que existissem quando falecesse. Prevenindo a hipótese de que ao tempo da sua morte, alguns dos sobreditos seus filhos fossem ainda menores, e que por essa circunstância houvesse que fazer-se inventário e partilha judicial de seus bens indicou a conveniência e vantagem de se proceder à liquidação, pelo modo que se julgar mais acertado, dos dois estabelecimentos que tinha: uma oficina de carpinteiro de carruagens na rua da Rosa, nºs 14-16 e uma casa de empréstimos sobre penhores na travessa de Santa Justa, nº 75, sendo o seu produto convertido em inscrições ou obrigações da Companhia de Crédito Predial Português.
Que depois da respectiva partilha deveriam ser, na devida proporção averbados a favor de seus filhos e de sua mãe.

Na terça que deixou em usufruto a sua mulher se compreendem os móveis, roupas, loiças e mais objectos que compõem o espólio da casa.

Nomeou para seus testamenteiros a D. Margarida de Jesus e Silva, António Pedro Rodrigues Duarte e o seu primo e cunhado, o senhor Leopoldo Augusto Rebello.

Deixou a disposição do seu funeral e enterro, que recomendou fosse sem pompa ou ostentação alguma e apenas com a devida decência, desejando ser depositado no túmulo onde já estavam seus pais.

(artº159 do Código Civil, nomeio o senhor Leopoldo Augusto Rebello para conselheiro da minha mulher afim de a dirigir e aconselhar em tudo o que disser respeito aos interesses de meus filhos que forem menores, esperando que ela seguirá os seus conselhos)

Em 16 de Setembro de 1884, em Lisboa, deu por concluído o seu testamento que ele próprio escreveu e assinou com o seu punho, revogando qualquer outro anteriormente feito.

O Testamento de Augusto Cézar Rebello, comerciante, casado, maior, morador na travessa de Santa Justa nº75, 1º andar, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, foi aprovado a 18 de Setembro de 1884 pelo Tabelião Manuel Augusto de Morais da Silva na cidade de Lisboa na Rua Augusta nº141, 1º andar no seu escritório perante ele tabelião e de cinco testemunhas:
Francisco Soares da Cruz, empregado de comércio, casado e morador na rua dos Calafates nº162, 3º andar, freguesia de Nossa Senhora da Encarnação;
Luiz António de Souza, casado, pintor de carruagens, rua Bela da Rainha nº267, 1º andar, freguesia de São Nicolau;
Silvestre Marques de Carvalho, casado, rua Oliveira ao Carmo nº69, 1º andar, freguesia do Sacramento;
Augusto Cézar dos Santos, casado, marceneiro, rua das Salgadeiras nº18, 3º andar, freguesia da Encarnação;
e Francisco António da Silva, casado, correeiro, rua da Rosa nº21, 4º andar, freguesia das Mercês.
Filhos:

§24 Rebello Leal
§25 Rebello Pereira de Castro

6.1. Inocência Rosa Rebello
B. na Encarnação, Lisboa, em 19 de Abril de 1875.
C., pela primeira vez, com o Capitão Luis Leal, s.g.
C., pela segunda vez, com o Coronel João dos Passos Pereira de Castro, s.g.

§26 Rebello da Gama Nogueira

6.2. Laura da Assumpção Rebello
C.c. o drº Ariosto da Gama Nogueira, médico.
Filho:

7. Ariosto Rebello da Gama Nogueira

6.3. Domingos Augusto Rebello
que segue.

6.4. Francisco Luis Rebello
que segue na página 11.

---------------------------------------------------------------------------------------------

§27 Sá Viana Rebello

6.1. Domingos Augusto Rebello
B. na fregª da Encarnação, Lisboa, em 28 de Agosto de 1877 e m. em Condeixa a Nova em 06.1951.
C.c. Maria da Conceição de Sá Vianna,n. em Batugadé, Timor, em 25 de Junho de 1882 e m. em Lisboa em 14 de Abril de 1967, filha do Major Jayme Henrique de Sá Vianna , Cavaleiro da Torre e Espada, Medalha de Valor Militar, Ordem Militar de Cristo, enterrado em Macau, e de Francisca Costa, filha do Régulo Manuel Costa de Batugadé e Oecussi.
O Major Jayme de Sá Vianna teve outra filha, Maria Luiza de Sá Vianna que foi avó do Padre Victor Feytor Pinto.
Filhos:

§28 Correia de Carvalho de Sá Viana Rebello

7.1. Horácio José de Sá Viana Rebello
N. em 22 de Novembro de 1910, Curso de Engenharia Militar, Curso do Estado Maior, Observador na Guerra Civil de Espanha, Deputado por Leiria (1946-1949), Curso do Estado Maior de Espanha (1947-1948), Subsecretário de Estado do Exército (1950-1956), Governador Geral de Angola (115º) (1956 – 1960), Diretor da Arma de Transmissões (1962-1964), Professor do Curso de Altos Comandos (1964-1965), General Vice-Chefe do Estado Maior do Exército (1965-1968), Ministro da Defesa Nacional (1968-1973), Ministro do Exército (1970-1972), em acumulação com o cargo de Ministro da Defesa, Presidente do Sporting Clube de Portugal (1963-1964), tendo ganho a Taça das Taças, Diretor da Revista Militar, a mais antiga revista publicada ininterruptamente em todo o Mundo, Presidente da CPE, mais tarde EDP (1973-1974), escreveu o livro “Angola na África deste tempo” em 1961, foi agraciado com 16 condecorações e comendas nacionais e estrangeiras, com destaque para a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Grã Cruz da Ordem Militar de Aviz, a Grã Cruz de Mérito Militar e a Medalha de Oiro de Serviços Distintos. C.c. Maria da Soledade Bebiano Correia de Carvalho, b. na Conceição Nova em 20 de Maio de 1912, filha de Manuel Correia de Carvalho ,n. em Castanheira de Pêra em 01.08.1864 e de América Bebiano , n. em Castanheira de Pêra, São Domingos em 21.02.1873, neta paterna de Domingos Correia de Carvalho , n. de Leiria, Castanheira de Pêra, São Domingos onde foi b. em 10.10.1831 e de Josefa Henriques, n. de Castanheira de Pêra, 21.03.1827, neta materna de António Alves Bebiano, 1º visconde de Castanheira de Pêra, n. em Castanheira de Pêra em 27.07.1831 e m. em Castanheira de Pêra em 04.11.1911 e de Ana Luisa Monteiro de Barros Baeta Neves ,n. em 1835.
Filhos:

§29 Pimentel de Sá Viana Rebello
§30 Costa Macedo de Sá Viana Rebello

8.1. Pedro Bebiano de Sá Viana Rebello
N. em Lisboa em 5 de Julho de 1939. C., pela primeira vez, c. Maria Graziela Vaz de Lima Pimentel ,n. a 14 de Dezembro de 1937 (divorciados).
C., pela segunda vez, c. Maria Margarida Teixeira da Costa Macedo, n. em 9 de Setembro de 1940.
Filhos do primeiro casamento:

§31 Sá Viana Rebello Gaioso Henriques

9.1. Marta Bebiano de Lima Pimentel de Sá Viana Rebello
N. a 12 de Agosto de 1964. C.c. António Augusto Decrook Gaioso Henriques (divorciados).
Filhos:

10.1. Pedro de Sá Viana Gaioso Henriques

10.2. Maria de Sá Viana Gaioso Henriques

§32 Ubach Chaves de Sá Viana Rebello

9.2. Paulo Bebiano Pimentel de Sá Viana Rebello
N. a 19 de Abril de 1966. C.c. Catarina Bebiano Rocha Ubach Chaves (divorciados).
Filhos:

10.1. Diogo Bebiano de Sá Viana Rebello

10.2. Marta Bebiano Ubach Chaves de Sá Viana

§33 Silva Santos de Sá Viana Rebello

9.3. Horácio Manuel Pimentel de Sá Viana Rebello
N. a 3 de Janeiro de 1968. Licenciado em Gestão Hoteleira pela Universidade Internacional (88-91), FIT’S Incoming Manager na Portimar (Agente de Viagens). C. em Lisboa em 04.07.03 c. Maria Luísa da Silva Santos, licenciada com o curso de Línguas & Turismo do Isla (85-88), Agente de Viagens .
Filho:

10. Joana Santos de Sá Viana Rebello
N. em 18.7.2003.

§34 Sampayo e Mello Branco de Sá Viana Rebello
§35 Correia Rito de Sá Viana Rebello

8.2. RUI BEBIANO DE SÁ VIANA REBELLO
Nasceu em Lisboa em 25 de Fevereiro de 1946 na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Economista, Licenciado pelo ISCEF em 1971, Gestor de Empresas, foi Administrador de Empresas do Grupo Cimpor.
Casou, pela primeira vez, com Maria José de Sampayo e Mello Branco.
Casou, pela segunda vez, sendo residente na Avenida Marques Leal nº11, 1º dto, São João do Estoril, Cascais, com Maria da Conceição Faro Correia Rito de 42 anos, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, concelho de Lisboa, residente na rua Alberto de Oliveira, nº 2, 1º esq, Campo Grande, Lisboa, filha de Adolfo Correia Rito e de Maria Amélia Craveiro Lopes Carneiro de Sousa e Faro.
Casaram às 13 horas e 5 minutos do dia 28 de Dezembro de 1990 numa casa sita na Av. Marques Leal, nº 11, 1º dto, São João do Estoril, freguesia do Estoril, concelho de Cascais.
Foram testemunhas: Rui Bebiano Branco de Sá Viana Rebello, residente na Av. Marques Leal, nº 11, 1º dto, São João do Estoril, Estoril, Cascais, e Bárbara de Sousa e Faro Rito Pimenta, residente na rua Alberto de Oliveira, nº 2, 1º esq., Lisboa” (divorciados).
Filhos do primeiro casamento:


§36 Cortez Valador de Sá Viana Rebello

9.1. Rui Bebiano Branco de Sá Viana Rebello
N. em 14.12.1967, empresário na área de produtos para animais de estimação (http://www.mybebiano,com/). C.c. Ana Margarida Cortez Valador, licenciada em Ciências, professora.


§37 Sousa Marques de Sá Viana Rebello

9.2. Diogo Bebiano Branco de Sá Viana Rebello
N. em 9.11.1969, engº civil (IST), administrador da área imobiliária da Teixeira Duarte. C.c. Maria de Fátima Falcão Moreira de Sousa Marques, advogada.
Filhos:

10.1. Tiago Bebiano Falcão Moreira de Sá Viana Rebello, n. em 4.1.1999.

10.2. Inês Bebiano Falcão Moreira de Sá Viana Rebello, n. em 6.8.2001.


§38 Sampayo e Mello Branco de Sá Viana Rebello

9.3. Francisco Branco Bebiano de Sá Viana Rebello
N. em 30.11.1972, trabalha na área das telecomunicações como Director Comercial de uma distribuidora da Optimus/Novis.


§39 Sá Viana Rebello de Almeida Coutinho

8.3. Maria Helena Bebiano Correa de Sá Viana Rebello
,n. em Lisboa a 22 de Agosto de 1935 e m. em 23.1.2000. C.c. Gil Rodrigues de Almeida Coutinho, n. em 23.6.1928 em Vouzela.
Filhos:


§40 Almeida Coutinho Winck Cruz

9.1. Maria Inês Bebiano de Sá Viana de Almeida Coutinho
N. em Luanda em 28.1.1959, c..c. José António Winck Fernandes Cruz, n. em Vouzela a 21.2.1957.
Filhos:

10.1. Catarina Bebiano Coutinho Winck Cruz
N. em 31 de Janeiro de 1985, em Lisboa.

10.2. Guilherme Bebiano Rebello Coutinho Winck Cruz
N. em 14 de Junho de 1987, em Lisboa.

10.3. Margarida Bebiano Coutinho Winck Cruz
N. em Lisboa em 19.10.1989.


§41 Castro Lima de Almeida Coutinho

9.2. Miguel de Sá Viana Rebello de Almeida Coutinho
C.c. Maria Teresa de Castro Lima.
Filhos:

10.1. Joana de Castro Lima de Almeida Coutinho

10.2. José Miguel de Castro Lima de Almeida Coutinho


§42 Almeida Coutinho de Carvalho Belo

9.3. Maria Amélia de Sá Viana de Almeida Coutinho
N. em 19.1.1965, c.c. José Augusto Dias de Carvalho Belo,n. a 19.3.1959.
Filhos:

10.1. Helena Susana Bebiano Coutinho de Carvalho Belo
N. em 7.9.1992.

10.2. José Gil Bebiano Coutinho de Carvalho Belo
N. a 5.8.1998.


§43 Forte de Lemos de Sá Viana Rebello

7.2. Fernando Augusto de Sá Viana Rebello
N. em Lisboa, Conceição Nova (extinta), em 16.01.1912 e m. em S. Paulo, SP,Brasil, em 13.06.1986, c.c. Maria Cândida Dias Forte de Lemos , n. em Lisboa, Nossa Senhora de Fátima 23.04.1921, filha de José da Silva Forte de Lemos , n. no Gavião em 19.03.1885 e m. em Lisboa, Coração de Jesus em 1949 e de Augusta dos Santos Dias , n. em Lisboa em 25.06.1894 e m. em Lisboa, Coração de Jesus em 1948.
Filho:

§44 Sampayo e Mello Branco de Sá Viana Rebello
§45 Martins dos Reis de Sá Viana Rebello

8.1. José Augusto Forte de Lemos de Sá Viana Rebello
N. em Lisboa, Coração de Jesus em 30.03.1944, Gestor, residente em Belo Horizonte, MG, Brasil, foi Sócio Diretor da Planneg Consultoria, Administrador da Fulig - Fundição de Ligas, Presidente da Câmara de Comércio Luso Brasileira em Minas Gerais e Vice-Presidente do Conselho Nacional das Câmaras de Comércio Portuguesas e Luso-Brasileiras no Brasil, Membro do Conselho para a Internacionalização da Economia Portuguesa, Director da Confederação Mundial dos Empresários das Comunidades Portuguesas, Condecorado com a Ordem de Mérito, grau de Comendador.
C., pela primeira vez, c. Maria Leonor de Sampayo e Mello Branco , n. de Lisboa, São Mamede, 02.09.1946.
C. pela segunda vez c. Maria da Graça Martins dos Reis , n. de Ílhavo, Gafanha da Nazaré, 27.11.1953.
Filhos do primeiro casamento:

9.1. Maria Teresa Branco de Sá Viana Rebello * Lisboa, Lisboa 06.10.1966

9.2. Nuno Miguel Branco de Sá Viana Rebello * Lisboa, Lisboa 07.02.1969

9.3. Maria Branco de Sá Viana Rebello * Lisboa, Lisboa 26.03.1973


§46 Sá Viana Rebello Corrêa Mendes David

8.2. Maria Fernanda Forte de Lemos de Sá Viana Rebello
C.c. José Manoel Correa Mendes David
Filhos:

9.1. Gonçalo de Sá Viana Rebello David

9.2. Luisa de Sá Viana Rebello David

9.3. Catarina de Sá Viana Rebello David


§47 Diniz de Sá Viana Rebello

7.3. Augusto de Sá Viana Rebello
Advogado, c.c. Maria Manuela Diniz.
Filhos:


§48 Sá Viana Rebello Veiga Valente

8.1. Maria Margarida Diniz de Sá Viana Rebello,
M. em 1987, c.c. Rui Fernando de Sampaio e Melo Veiga Valente.
Filhos:

9.1. Maria João de Sá Viana de Sampaio e Melo Valente

9.2. Rui Miguel de Sá Viana Veiga Valente


§49 Carnall de Sá Viana Rebello

8.2. António Diniz de Sá Viana Rebello
C.c. Maria Luísa Carnall.
Filhos:

9.1. Maria Isabel Carnall de Sá Viana Rebello

9.2. António Maria Carnall de Sá Viana Rebello

---------------------------------------------------------------------------------------------

§50 Montanha Rebello

6.2. Capitão-de-mar-e-guerra Francisco Luis Rebello,
Comendador da Ordem Militar de Aviz, comendador da Ordem Real da Estrela da Roménia, oficial da Legião de Honra de França, etc., n.em Lisboa, fregª da Encarnação em 21.04.1881 c. em Lisboa na fregª de S.Sebª da Pedreira, em 4 de Julho de 1906 c. Virgínia Luisa Montanha n. em Lisboa, São Jorge de Arroios em 19.03.1883, filha do tenente João José da Conceição de Noronha Montanha n. Ilhas de Goa, Pangim, em 27.12.1864, m. em Lisboa, Alcântara em 08.07.1919 e de Ana Maria Montanha, neta paterna do general de brigada João Paulino Montanha n. em Lisboa, Santa Isabel em 12.09.1841, m. em Lisboa, Alcântara em 19.01.1911 e de Dona Maria Guilhermina de Noronha (dos Condes dos Arcos), n. nas Ilhas de Goa, Pangim, em 29.07.1846, m. Ilhas de Goa, Pangim em 27.02.1874, neta materna do Major João Baptista Montanha n. em Lisboa, Lisboa b. 23.07.1810 e de Maria Rosa Zeferina de Miranda.
Filhos:

7.1. Gabriel Augusto Montanha Rebello, que segue.

7.2. Maria Helena Montanha Rebello , que segue na página x

7.3. Maria Luisa Montanha Rebello , que segue na página y

7.4. Maria Manuela Montanha Rebello, que segue na página y
---------------------------------------------------------------------------------------------

§51 Diniz Montanha Rebello

7.1. Gabriel Augusto Montanha Rebello
N. em Lisboa, fregª de São Sebastião da Pedreira em 14.02.1913 c.c. Maria Amélia Leão Diniz, n. em Lisboa, filha do oficial de marinha Joaquim Diniz e de sua mulher Maria de Jesus Leão c. quem c. em 1890.
Filhos:


§52 Sanches Osório Montanha Rebello

8.1. Francisco Alberto Diniz Montanha Rebello
N. na fregª de Nossa Senhora da Conceição, em Luanda, Angola, a 13.02.1939 c. em Paris, na igreja do Sacré Coeur de la cité universitaire de Paris em 5 de Março de 1962 c. Maria Isabel Grave de Sanches Osório, n. em Lisboa, na fregª de São Jorge de Arroios a 21.01.1941, filha de Martinho Charráz de Sanches Osório, em Lisboa a 21.09.1912, funcionário superior do BNU, e de Josefa Augusta Gonçalves Grave n. em Lisboa, fregª do Socorro, em 15.09.1919, neta paterna de Amadeu Ruas Sanches Osório, n. em Beja em16.07.1889 e de Amélia de Jesus da Mósca
n. de Serpa, neta materna de José Luis Grave Júnior, n. de Porto de Mós, Mora e de Aldina da Conceição Gonçalves, n. de Vila Viçosa.
Filhos:


§53 Ferreira Pinto Basto Montanha Rebello

9.1. Francisco de Sanches Osório Montanha Rebello
Autor deste trabalho. N. em 23 de Fevereiro de 1963 em Lisboa, na fregª de São Jorge de Arroios, c. em 7 Julho de 1990 na capela da casa da Quinta da Bogalheira, em Torres Vedras c. Teresa do Carmo de Saldanha Ferreira Pinto Basto, n. de Lisboa, fregª de Alcântara, 16.10.1963, filha do engenheiro químico José Alfredo Ferreira Pinto Basto, n. no Cartaxo, Valada, em 29.12.1932 e de Dona Margarida do Carmo da Câmara de Saldanha, n. em Lisboa em 23.10.1937, neta paterna de Albano Caldeira Ferreira Pinto Basto, n. em Lisboa, fregª de São Mamede, em 10.01.1901, e de Jesuina Rita Salgueiro da Costa, n. em Valada em 08.06.1911 e m. em Lisboa em 01.09.1969, neta materna de Dom Segismundo do Carmo da Câmara de Saldanha, n. de Lisboa em 02.07.1909, onde m. em 2001, Engenheiro silvicultor, Inspector-chefe da Direcção-Geral dos Serviços Florestais, Cavaleiro de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta (17.6.1971), sendo elevado a Grã-Cruz (29.4.1983) (Revista "Filermo" n.º5/6), Vereador da Câmara Municipal de Lisboa (1960-1969), Vice-Presidente da mesma Câmara (1969-1974) ("A Evolução Municipal de Lisboa", Ed. da C.M.Lisboa), Foi aluno do Colégio Jesuita de "La Guardia" (sucessor do Instituto Nun' Álvares quando da expulsão dos jesuitas em 1916) entre 1922 e 1925 com o n.º 137 ("Catálogo dos antigos alunos dos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal", p.211), Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique (18.3.1986) ("Anuário das ordens Honoríficas Portuguesas", 1988, p.689), Entre 1981 e 1987 foi Vice Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta, e de Maria Teresa Pinto de Sousa Coutinho Camelo de Gouveia, n. em Lisboa, na fregª da Pena, em 15.03.1912 (Marqueses de Rio Maior).
Filhos:

10.1. Francisco do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
N. em Lisboa em 22.08.1992. Aluno do 9º ano no Colégio Planalto. Irmão dos Passos da Graça sendo seu padrinho seu bisavô Dom Segismundo de Saldanha.

10.2. Margarida do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
aluna do 8º ano do Colégio dos Salesianos, n. em Lisboa em 07.06.1994.

10.3. Isabel do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
aluna da Escola Avé Maria, n. de Lisboa, onde n. em 03.11.1997.

10.4. Teresa do Carmo Pinto Basto Montanha Rebello
aluna da Escola Avé Maria, n. de Lisboa, onde n. em 10.07.2001.

§54 Lancastre Montanha Rebello

9.2. Tiago de Sanches Osório Montanha Rebello
N. de Lisboa onde n. em 05.03.1964, escritor consagrado, jornalista, reporter free-lancer, c. na capela da casa da Quinta da Princesa, em Corroios, c. Dona Teresa Maria Ribeiro Ferreira de Lancastre, profª de música, n. de Lisboa, onde n. a 06.08.1965, filha do 5º Conde da Guarda, Dom Sebastião Manuel de Lancastre, n. de Lourenço Marques, em 10.04.1934 e de Margarida Maria da Câmara Ribeiro Ferreira, n. em Lisboa em 04.10.1935 .
Filhos:

10.1. Maria Margarida de Lancastre Montanha Rebello
N. em Lisboa em 21.01.1995.

10.2. Maria de Lancastre Montanha Rebello
N. em Lisboa em 17.02.1998.

10.3. Lourenço de Lancastre Montanha Rebello

10.4.Teresa Maria de Lancastre Montanha Rebello


§55 Sanches Osório Montanha Rebello

9.3.Bruno de Sanches Osório Montanha Rebello


§56 Viscondes da Quinta de S.Tomé

9.4. Isabel de Sanches Osório Montanha Rebello
C.c. Francisco Rodo Pereira Coutinho Leotte Tavares, n. de Lisboa, onde n. em 12.06.1972, filho de Francisco Pereira Coutinho Leotte Tavares, n. em 10.08.1946, e de Leonor Sousa Rodo, neto paterno de Henrique Torres Leotte Tavares, n. em Lisboa em 16.04.1905, m. em 23.04.1976, e de Maria Isabel de Almeida Pinheiro de Vasconcelos Coutinho, 3ª Viscondessa da Quinta de São Tomé, n. em Lisboa em 10.02.1913, neto materno de Arnaldo Pereira Rodo e de Maria Rafaela Abreu Gama de Sousa.
Filho:

10.Francisco Montanha Rebello Coutinho Leote Tavares , n. em Lisboa em 30.10.2006.


§57 Salles de Brito Montanha Rebello
§58 Albuquerque do Rego Montanha Rebello

8.2.Luis Augusto Diniz Montanha Rebello
C. pela primeira vez em 1940 c. Maria da Graça Cantinho Salles de Brito, n. em 1945, filha do Capitão-Tenente José de Salles Henriques Júdice Guerreiro de Brito, governador do distrito de Moçâmedes (1963), e de sua mulher com quem c. em 1920, Beatriz Gonçalves de Sequeira Cantinho, neta paterna do Almirante José Augusto Júdice Guerreiro de Brito e de
Maria da Graça Salles Henriques.
C. pela segunda vez c. Veronita Aparecida de Albuquerque do Rego, n. em 14.11.1956, filha de Joaquim Xavier do Rego e de Adalbrair de Albuquerque do Rego.
Filhos do Casamento I:

§59 xxxxxxxx Montanha Rebello

9.1. Luiz Miguel Salles de Brito Montanha Rebello

9.2. Ana Rita Salles de Brito Montanha Rebello

Filhos do Casamento II:

9.3. Gabriel de Albuquerque do Rego Montanha Rebello

9.4. Gonçalo de Albuquerque do Rego Montanha Rebello

9.5. Maria Gabriela de Albuquerque do Rego Montanha Rebello


§60 Montanha Rebello de Sousa Machado

7.2. Maria Helena Montanha Rebello
N. em Lisboa na fregª de São Sebastião da Pedreira em 13 de Abril de 1907, c.c. o grande empresário e proprietário João de Sousa Machado, n. de São Vicente de Cabo Verde, onde n. em 1893, proprietário da Herdade da Aroeira, na Fonte da Telha, do golf da Meia Praia, em Lagos, do Hotel Trópico, em Luanda, do Edifício Sousa Machado, também em Luanda, que durante anos foi o maior edifício de Portugal, etc., grande accionista da Companhia Mineira do Lobito, em Angola, onde era sócio da família Krupps. Era filho de José de Sousa Santos e de Maria Whanon.

Para se ter uma noção da dimensão da Companhia Mineira do Lobito veja-se o seguinte texto retirado do livro “Diário da viagem do Presidente Américo Thomaz às províncias de Angola e São Tomé e Príncipe 1963”:
“Na Companhia Mineira do Lobito: na sede da Companhia Mineira do Lobito, que o Chefe de Estado visitou ao fim da tarde, era aguardado pelo engº Sousa Machado, administrador-delegado; pelo Embaixador Norton de Matos, administrador da Sociedade Mineira do Lombinge, ligada com a do Lobito; pelo administrador drº Monteiro Pais e pelo inspector Sousa Costa, gerente-geral da Companhia em Angola. Diante do edifício haviam-se concentrado alguns milhares de empregados e operários da Companhia - tanto europeus como autóctones – e os veículos pesados ao serviço da empresa. Viam-se os médicos e enfermeiros – de ambos os sexos – da casa de saúde privativa da Companhia e os atletas do grupo desportivo dos empregados. E também ali se encontravam, com as respectivas professoras, as crianças da escola organizada para os filhos dos trabalhadores. A empresa tem cinco mil empregados e operários, que, juntamente com as respectivas, representam um agregado de 17.500 pessoas. O Srº Almirante Américo Thomaz, depois de assinar o «Livro de Honra»…”
Filhos:

8.1. Francisco José Rebello de Sousa Machado, que segue.

8.2. Maria da Conceição Rebello de Sousa Machado, que segue na página x

8.3. Maria Margarida Rebello de Sousa Machado , que segue na página x

8.4. Maria João Rebello de Sousa Machado , que segue na página x

---------------------------------------------------------------------------------------------

§61 Bandeira de Lima de Sousa Machado

8.1. Francisco José Rebello de Sousa Machado
N. na fregª de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, a 15.11.1923. Engenheiro, Administrador-delegado da Companhia Mineira do Lobito, etc. c. na igreja de Fátima em Lisboa em 23 de Junho de 1953, c. sua prima Maria Gabriela Campelo de Andrade Bandeira de Lima, n. da fregª de Benfica, Lisboa, onde n. em 1925, filha do Coronel Vicente Bandeira de Lima, n. de São Vicente de Cabo Verde, e de Gabriela Campelo de Andrade, n. de Lisboa, fregª de Alcântara.
Filhos:


§63 Sousa Machado Raposo de Magalhães
§64 Sousa Machado da Graça Moura

9.1. Maria do Rosário Bandeira de Lima de Sousa Machado
N. em 1951, c. primeira vez c. António Carlos Guerra Raposo de Magalhães, m. em 2004, filho de José Neves Raposo de Magalhães, n. de Alcobaça, onde n. em 20.05.1918, m. em Lisboa em 22.05.1995 e de Maria João de Macedo de Oliveira Simões Pereira da Costa Guerra, n. em Leiria, Barreira, em 17.07.1916, neto paterno de José Emílio Raposo de Magalhães, n. em Alcobaça em 14.07.1883, m. em Alcobaça em 09.08.1974, Industrial, Banqueiro, Fundador da Crisal - Cristais de Alcobaça, da Fábrica de Conservas Cister e do Banco Raposo de Magalhães, Lavrador e Grande proprietário e de Judite Froes Barreto Neves, n. de Alcobaça, onde n. em 12.06.1896, m. em Alcobaça em 07.02.1987, neto materno de António Carlos Pereira da Costa Guerra, 3º Visconde da Barreira, n. em Lisboa em 21.12.1894, m. na Barreira em 20.09.1948 e de Maria Francisca de Macedo de Oliveira Simões, n. de Lisboa, onde n. em 15.02.1893. António Carlos Guerra Raposo de Magalhães voltou a casar com Teresa Maria Lagos Homem de Melo, n. de Lisboa, onde n. em 25.06.1957.
Maria do Rosário Bandeira de Lima de Sousa Machado c. pela segunda vez c Vasco Navarro da Graça Moura, n. do Porto, Foz do Douro 03.01.1942, Licenciado em Direito, Advogado, Poeta, Escritor, Deputado ao Parlamento Europeu, Tradudor da "Divina Comédia", filho de Francisco José da Graça Moura, n. de Matosinhos, Leça da Palmeira 18.02.1907, m. em Matosinhos, Leça da Palmeira em 31.07.1990 e de Maria Teresa Amado da Cunha Seixas Navarro de Castro, n. de Matosinhos, onde n. em 24.09.1908, m. em Matosinhos, Leça da Palmeira em 24.11.1994. Vasco Navarro da Graça Moura tinha sido casado pela primeira vez com Maria Fernanda Carvalho de Sá Dantas e pela segunda vez com Clara Crabbé Rocha, n. de Coimbra 1955, Professora Universitária, Ensaísta, filha de Adolfo Correia da Rocha, n. de São Martinho de Anta 12.08.1907, m. em Coimbra em 17.01.1995, Médico e escritor, usava o nome literário Miguel Torga (em 12.08.1907 nasce o escritor Miguel Torga, em 06.09.1976 é-lhe atribuido o Grande Prémio Internacional de Poesia, na Bélgica, em19.04.1989 Miguel Torga é distinguido com o Prémio Camões).
Filhas do segundo casamento:

10.1. Teresa de Sousa Machado da Graça Moura

10.2. Rosário de Sousa Machado da Graça Moura


§65 Pereira Coutinho de Sousa Machado
§66 xxxxxxx de Sousa Machado

9.2. João Bandeira de Lima de Sousa Machado
C. em1953 pela primeira vez c. Dona Maria Isabel de Mello Pereira Coutinho, n. em Cascais, Estoril em 10.10.1955, filha de Dom Valdemar d' Orey Pereira Coutinho, n. em 23.07.1921 e de Dona Teresa José de Mello, n. em Lisboa em 25.02.1932, neta paterna do Coronel de Artilharia Dom Luis Pereira Coutinho, n. de Lisboa, fregª das Mercês, onde n. em 30.03.1897 e de Maria das Dores de Sárrea d' Orey, n. de Lisboa, fregª de São Mamede, onde n. em 03.12.1899, neta materna de Dom António Vasco José de Mello da Silva César de Menezes, 4º Marquês de Sabugosa, n. de Cascais, onde n. em 28.09.1903, 13º Conde de S. Lourenço, e de Maria Isabel de Jesus O'Neill, n. de Lisboa, onde n. em 27.05.1910 (Marqueses de Soydos).
Casou, pela segunda vez, com Elizabeth…
Filho do primeiro casamento:


§67 xxxxxxx de Sousa Machado

10.1. João Pereira Coutinho de Sousa Machado
arquitecto, c.c. ?

Filho do segundo casamento:

10.2. Rodrigo de Sousa Machado


§68 xxxxxxx de Sousa Machado

9.3. Francisco José Bandeira de Lima de Sousa Machado , c. 1954


§69 Tojal de Sousa Machado
§70 Pereira da Silva de Sousa Machado
§71 xxxxxx de Sousa Machado

9.4. José Gabriel Bandeira de Lima de Sousa Machado
N. em 1955, c. pela primeira vez c.Maria Nazaré de Carvalho Monteiro Tojal, filha do Arquitecto Carlos Manuel Francisco Moreira Tojal e de Maria Luísa de Carvalho Monteiro, n. de Sintra, Colares, Azenhas do Mar 12.08.1930.
C. pela segunda vez c. Maria Carlota de Bragança Pereira da Silva, n. na Republica do Zaire em 18.03.1957, filha de Rui Duarte Pereira da Silva, n. de Bruxelas, onde n. em 25.07.1923 e de Dona Ana Carlota Teresa da Câmara de Bragança, n. de Lisboa onde n. em 17.11.1929, neta paterna de Raul Túlio Pereira da Silva, c. 1900 (filho de Fernando da Silva Pereira dos Santos, 2º Visconde de Vila Verde, n. do Porto, Santo Ildefonso 23.06.1861 e neto de Fernando Maria Pereira dos Santos, 2º Barão de Fornelos, n. em 07.05.1839), neta materna de Dom António José Manuel de Bragança, n. de Lisboa, onde n. em 18.06.1895, m. em Lisboa em 12.08.1964, (filho de Dom José Bernardino de Bragança e Ligne de Portugal e Castro Álvares Pereira de Melo (Duques de Lafões), que n. em Lisboa em 07.04.1857, m. em Lisboa em 14.01.1945) e de Dona Ana do Carmo Zarco da Câmara (Marqueses da Ribeira Grande), n. de Lisboa, onde n. em 16.02.1896.
Teve de ? a:
Filha:

10.1. ? de Sousa Machado


§72 Sousa Machado Presas

9.5. MARIA HELENA BANDEIRA DE LIMA DE SOUSA MACHADO
Nasceu em 1956, casou com Carlos Aliú Presas, licenciado em Gestão, administrador de empresas, que n. em 1950.
Filhos:

10.1. MARTA DE SOUSA MACHADO PRESAS

10.1. TOMÁS DE SOUSA MACHADO PRESAS


§73 Sousa Machado Henriques

9.6. MARIA CRISTINA BANDEIRA DE LIMA DE SOUSA MACHADO
Nasceu em 1958.
Casou com Pedro Henriques (Divorciados).
Filha:


§74 Henriques xxxx

10.1. CAROLINA DE SOUSA MACHADO HENRIQUES
Filho:

11.1. XXXXX DE SOUSA MACHADO XXXXXX


§75 Sousa Machado de Carvalho

9.7. MARIA GABRIELA BANDEIRA DE LIMA DE SOUSA MACHADO
Nasceu em 31.07.1961.
Casou com Nuno de Carvalho (Divorciados).
Filhos:

10.1. VICENTE DE SOUSA MACHADO DE CARVALHO

10.2. MARIA DE SOUSA MACHADO DE CARVALHO


§76 Fernandes Homem de Sousa Machado

9.8. FRANCISCO LUÍS FERNANDES HOMEM DE SOUSA MACHADO
Fundador da Poligrupo, filho perfilhado de Francisco José Rebello de Sousa Machado e de Inácia Fernandes Homem Rodrigues, neto materno de Máximo Homem de Campos Rodrigues e de Maria Inácia Braamcamp de Matos Fernandes (dos Barões de Almeirim).


§77 4º Conde do Ameal

8.2. MARIA DA CONCEIÇÃO REBELLO DE SOUSA MACHADO
Nasceu na Parede em 08.08.1925.
Casou a 3 de Agosto de 1959, com João Miguel de Sande de Castro Sotomaior de Azevedo e Bourbon Aires de Campos, 4º Conde do Ameal, natural de Coimbra, Ameal, onde nasceu em 17.05.30, filho de João Francisco Barbosa de Azevedo Sande Aires de Campos, 3º Conde do Ameal, natural de Coimbra 23.08.1902, morreu em Lisboa em 23.09.19, Escritor e Historiador, Deputado à Assembleia Nacional, Procurador à Câmara Corporativa (1957-1960) e de Dona Leonor Maria Teresa de Castro de Sottomayor, nasceu em 21.03.1906, neto paterno de João de Sande Magalhães Mexia Salema Aires de Campos, 2º Conde do Ameal, natural de Coimbra onde nasceu em 11.05.1877, morreu em Ota em 22.12.1957 e de Maria Benedita Barbosa Falcão de Azevedo e Bourbon, natural de Coimbra 09.08.1879, morreu em Ota em 22.12.1957, neto materno de Dom Miguel Nicolau de Sottomayor e Ávila, nasceu em 13.01.1868, Formado em Direito, Senhor da Casa da Lage, Santa Leocádia de Baião e de Elisa de Oliveira e Castro Cardoso, nasceu em 24.06.1882, morreu em 17.01.1942.
Filhos:


§78 Aires de Campos de Sampaio e Melo

9.1. MARIA BENEDITA DE SOUSA MACHADO AIRES DE CAMPOS
Nasceu em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, em 19.05.1960, casou na freguesia da Lapa em 18 de Junho de 1983 com o engº civil António Maria Theotónio Pereira de Sampaio e Melo, natural de Lisboa, freguesia de São Jorge de Arroios, onde nasceu em 29.01.1955, filho de Rui António Marinho de Almeida de Sampaio e Melo, natural de Amarante, São Gonçalo, onde nasceu em 19.12.1915, Licenciado em Engenharia Civil (IST), administrador de empresas e de Maria Teresa de Bettencourt Theotónio Pereira, nasceu em Lisboa em 09.10.1923 e morreu em Cascais em 28.08.2004.
Filhos:

10.1. LOPO AIRES DE CAMPOS DE SAMPAIO E MELO
Nasceu em 12 de Dezembro de 1985.

10.2.LOURENÇO AIRES DE CAMPOS DE SAMPAIO E MELO
Nasceu em 26 de Julho de 1987.

10.3.BENEDITA AIRES DE CAMPOS DE SAMPAIO E MELO
Nasceu em 11 de Janeiro de 1989.

10.4.MARIANA AIRES DE CAMPOS DE SAMPAIO E MELO
Nasceu em 18 de Junho de 1992.

§79 5º Conde do Ameal

9.2. JOÃO MIGUEL DE SOUSA MACHADO AIRES DE CAMPOS
5º Conde do Ameal, nasceu em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira em 12.05.1961.
Casou com Teresa Margarida Bastos de Moraes Sarmento Ramalho, nasceu em Salvaterra de Magos em 19.11.1962, filha de João José Costa de Moraes Sarmento Ramalho, nasceu em 24.09.1935 e de Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves, nasceu em Lisboa em 22.11.1927 (que foi casada em primeiras núpcias com António Caetano de Oliveira Martinho, nasceu em 12.09.1915 e morreu em 07.02.1957), neta paterna de José Vicente Ramalho e de Teresa Margarida Moraes Sarmento, neta materna do Brigadeiro-médico Guilherme Frederico Bastos Gonçalves, que nasceu em Lisboa em 09.10.1898 e morreu em Lisboa em 27.02.1985 e de Maria Helena da Silva Guerra Gonçalves, nasceu em 30.01.1897 em Lisboa e morreu em 17.10.1968.
Filhos:

10.1.CARLOS MIGUEL DE MEDEIROS CORREIA
Adoptivo. Nasceu a 7 de Janeiro de 1986.

10.2. JOÃO MARIA RAMALHO DE SOTTOMAYOR AIRES DE CAMPOS
Nasceu a 22 de Maio de 1989.


§80 xxxxxxx Aires de Campos

9.3. PEDRO FRANCISCO DE SOUSA MACHADO AIRES DE CAMPOS
Nasceu em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira em 05.09.1964.
Casou em 17 de Agosto de 2005 com Eninha, de nacionalidade brasileira.


§81 Sousa Machado Aires de Campos

9.4. GONÇALO DE SOUSA MACHADO AIRES DE CAMPOS
Nasceu na freguesia dos Prazeres em Lisboa em 03.05.1972.


§82 Sousa Machado de Barros Rodrigues

8.3. MARIA MARGARIDA REBELLO DE SOUSA MACHADO
Nasceu em Luanda, Angola, na freguesia da Conceição.
Casou em 1930 com José Francisco de Barros Rodrigues que nasceu em Carnaxide em 17 de Setembro de 1933.
Filho (adoptivo):


§83 Viana de Barros Rodrigues

9.1. RICARDO DE SOUSA MACHADO DE BARROS RODRIGUES
Casou com Vera Ribeiro da Silva Viana, filha do engº Luís Plantier Martins da Silva Viana, bisneta do Coronel José Carlos Plantier Martins, ajudante de campo de Mouzinho de Albuquerque e afilhado do escritor Oliveira Martins, terceira neta de Francisco Maria de Oliveira Martins, irmão mais velho do escritor.
Filhos:

10.1. RODRIGO VIANA DE BARROS RODRIGUES

10.2. MARTIM VIANA DE BARROS RODRIGUES

10.3. RITA VIANA DE BARROS RODRIGUES


§84 Sousa Machado de Almeida e Silva

8.4. Maria João Rebello de Sousa Machado
N. em Luanda, Angola, em 1938 c. em Lisboa c. Dom Lourenço António Gorjão de Almeida e Silva, licenciado em direito, n. em Modena em 17.07.1936, filho de Dom Fernando António de Almeida e Silva de Saldanha, n. em 28.11.1903 e m. em 29.01.1979, Licenciado em Medicina (UL), Doutorado em História e Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa, de que foi director, Professor catedrático de Arqueologia, Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses, e de Ana Isabel Pinheiro Gorjão Henriques, n. em Alenquer, Abrigada, em 14.02.1909, neto paterno de Dom Fernando António da Nazaré de Almeida e Silva de Saldanha, n. em Coimbra em 17.11.1873 e m. no Fundão em 25.08.1942 e de Maria do Carmo de Figueiredo Falcão Frazão Castelo Branco, n. no Fundão, Alcaide, em 29.06.1877 e m. no Fundão em 07.08.1933, neto matermo de Francisco Rafael Gorjão Henriques da Cunha Coutinho, n. de Alenquer, Abrigada, S. Salvador do Mundo 21.11.1857, m. em Alenquer, Abrigada, em 10.10.1927 e de Sofia Isabel Garrido Pinheiro, n. na Azambuja, Alcoentre, em 01.06.1874 e m. em Lisboa, Coração de Jesus, em 21.07.1933.
Filhos:


§85 Pinto Coelho de Almeida e Silva

9.1. Dom Lourenço de Sousa Machado de Almeida
N. em Lisboa em 09.01.1962, c. em Lisboa em 21.12.1985, c. Maria da Piedade Vasconcelos Pinto Coelho, n. em 18.07.1962, filha do Arquitecto José Gabriel Braamcamp Freire Pinto Coelho, n. em Lisboa, fregª das Mercês, em 27.08.1936 e m. em Lisboa, no Hospital da CUF, em 31.08.1996 e de Maria Pia Penalva de Almeida e Vasconcelos, n. de Lisboa, fregª de Santa Isabel, onde n. em 25.05.1936, neta paterna de Luis Egas da Câmara Pinto Coelho, n. de Coimbra, fregª da Sé Nova, onde n. em 03.06.1912 e m. em 15.07.1995, Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, Advogado, Deputado , Embaixador e de Maria da Madre de Deus Amado Braamcamp Freire, n. de Soure, Pombalinho, onde n. em 17.05.1915 (filha de Carlos Braamcamp Freire, 4º Barão de Almeirim, n. em 02.06.1875 e m. em 04.06.1928), neta materna de José de Vilhena de Almeida e Vasconcelos, n. de Lisboa, fregª de Santa Catarina, onde n. em 14.08.1903, m. em Lisboa, na fregª da Lapa em 10.05.1987 e de Maria da Piedade Valdez Penalva, n. em Lisboa, na fregª das Mercês em 20.03.1910, m. em Paço de Arcos em 03.01.2003 (filha de José Rodrigues Valdez Penalva, 2º Conde de Penalva de Alva, n. em Lisboa, fregª das Mercês, em 23.09.1877).
Filhos:

10.1. Dona Maria Pinto Coelho de Almeida e Silva
N. em Lisboa em 09.07.1986.

10.2.Dom Lourenço Pinto Coelho de Almeida e Silva
N. em Lisboa 08.04.1994

10.3.Dona Isabel Pinto Coelho de Almeida e Silva
Gémea do anterior, n. em Lisboa em 08.04.1994.


§86 Teixeira da Costa de Almeida

9.2. Dom João de Sousa Machado de Almeida
N. em Lisboa em 13.03.1965, c.c. Maria Isabel de Azevedo Coutinho Teixeira da Costa que n. em 07.08.1972, filha de Joaquim José de Abreu Teixeira da Costa, n. de Lisboa, onde n. em 29.06.1932 e de Maria da Piedade d' Orey de Azevedo Coutinho, n. de Lisboa 03.01.1935, neta paterna de José Augusto Teixeira da Costa e de Maria Etelvina Esperança de Abreu e neta materna de Luis Le Cocq de Albuquerque de Azevedo Coutinho, n. de Portalegre, onde n. em 04.08.1908, Licenciado em Agronomia e de Maria da Piedade de Sárrea d' Orey, n. de Oeiras e São Julião da Barra, onde n. em 07.05.1914.
Filhos:

10.1. Dona Maria João Teixeira da Costa de Almeida
N. em 05.01.2001.

10.2. Dom José Teixeira da Costa de Almeida





§87 Bragança de Almeida e Silva
§88 Corrêa da Silva de Almeida

9.3. Dom António de Sousa Machado de Almeida
N. em Lisboa em 12.03.1967. C., pela primeira vez, c. Dona Joana de Antas Pinto de Bragança, n. em Lisboa em 05.12.1970, filha de Dom Segismundo Carlos José Empis de Bragança, n. em Lisboa em 04.07.1945 e de Teresa Maria Madureira de Antas Pinto, n. em Lisboa em 21.05.1946, neta paterna de Dom José Carlos Ribeiro da Silva de Bragança, n. em Lisboa em 08.07.1918 e aí m. em 06.12.1965 e de Olga Luisa de Sousa Coutinho Empis, n. de Cascais, Estoril, onde n. em 18.10.1921, m. em Lisboa em 14.11.1967. Divorciados.

Dona Joana de Antas Pinto de Bragança, casou segunda vez com Pedro Gonçalo Pereira Barata de Faria Blanc, n. de Lisboa, Lapa, onde n. em 03.07.1960, (divorciado de Dona Maria da Conceição Borges Coutinho, n. de Lisboa, fregª de São Mamede, onde n. em 27.10.1962, filha de Duarte António Borges Coutinho, 4º marquês da Praia e Monforte, n. de Lisboa, onde n. em 18.11.1921, m. em Londres em 19.05.1981 e de Ana Maria Filomena Burnay Nogueira Soares Cardoso, que n. em Cascais em 18.10.1931) de quem teve um filho: Pedro Segismundo de Bragança de Faria Blanc, n. em Lisboa, fregª de São Sebastião da Pedreira 23.07.1997. Pedro Gonçalo Pereira Barata de Faria Blanc é filho de José Manuel Augusto Parreira de Faria Blanc, n. em Lisboa, fregª de Santos-o-Velho 31.08.1926 e de Maria Manuela Rolin Pereira Rego Barata, n. de Portalegre, São Lourenço 03.07.1935.

C., pela segunda vez, c. Mariana Galindo Roquette Corrêa da Silva, n. em Lisboa em 23.09.1973, filha de Carlos Eugénio Maria Roquette Correia da Silva, que n. em Angola, Luanda, em 20.11.1948 e de Maria del Carmen Galindo y Grima de Santamaria, que n. em Espanha, Barcelona em 06.02.1947, neta paterna de Henrique Belford Corrêa da Silva, 2º Conde de Paço de Arcos, n. em Lisboa, Lapa em 02.09.1906 e m. em Lisboa, Lapa em 13.05.1993 e de Maria Isabel Corrêa Ferreira Roquette, n. em Lisboa, Lapa em 11.06.1916 e m. em Lisboa, Lapa em 12.05.1997, neta materna de José Galindo y Mendiola e de
Maria de la Soledad Grima y de Santamaría.
Filho do Casamento I:

10.1.Dom Lourenço de Bragança de Almeida e Silva
N. em 04.01.1989.

Filhos do Casamento II:

10.2. Dona Maria del Carmen Corrêa da Silva de Almeida
N. em 13.04.1999.

10.3. Dom Francisco Corrêa da Silva de Almeida
Gémeo da anterior, n. em 13.04.1999.

10.4 Dona Vitória Corrêa Silva Almeida
N. em 2003.




§90 Almeida Lupi Ravara Bello

9.4. Dona Helena Sousa Machado de Almeida
N. em Lisboa em 22.06.1970, c.c. seu parente José Filipe Lupi Ravara Bello, n. em 07.02.1963, filho de António José Ravara de Oliveira Bello, n. em Lisboa, fregª de Santa Isabel em 22.03.1931 e m. em 16.01.2000 e de Ana Isabel Maria Ferreira Pinto Basto Lupi, que n. em 08.08.1932, neto paterno de António Santos de Oliveira Bello, n. em Lisboa em 23.07.1902 e de Maria Luisa Trigoso Ravara, n. em 13.06.1904, neto materno de Eduardo João da Costa Lupi, n. em Lisboa em 22.10.1902 e m. em Londres em 29.10.1944 e de Maria Amália Pinheiro Ferreira Pinto Basto, n. em 10.04.1907.
Filhos:

10.1. João Pinheiro de Almeida Bello
N. em 02.08.1995.

10.2. Helena de Almeida Bello
N. em 23.11.1999.

10.3. Leonor de Almeida Bello
N. em 27.03.2004.


§91 Montanha Rebello Coimbra

7.3.Maria Manuela Montanha Rebello
N. em Lisboa em 27 de Agosto de 1909. C.c. o Coronel António Gonçalves Coimbra, já falecido. S.g.


§92 Montanha Rebello Lambin

7.4.Maria Luiza Montanha Rebello
N. em Lisboa em 1 de Junho de 1908. C.c. o drº Eduardo de Sousa Lambin, juiz.
Filhos:


§93 Rebello de Sousa Lambin

8.1.Ana Rebello de Sousa Lambin


§94 Rebello de Sousa Lambin Abrantes

8.2. Teresa Rebello de Sousa Lambin
C.c. José Abrantes.
Filha:

9. Ana Isabel Rebello de Sousa Lambin Abrantes


§95 Rebello de Sousa Lambin Martins

8.3. Eduarda Rebello de Sousa Lambin
C.c. Armando Martins.
Filhos:

9.1. Sofia Rebello de Sousa Lambin Martins

9.2. Bárbara Rebello de Sousa Lambin Martins


§96 Rebello de Sousa Lambin Adão

8.4. Maria Helena Rebello de Sousa Lambin
C.c. João Adão.
Filha:

8. Marta Rebello de Sousa Lambin Adão
9.

§97 Rebello de Sousa Lambin

8.5. Luís Francisco Rebello de Sousa Lambin
C.c. Maria da Conceição.
Filhos:

9.1. Tiago João Rebello de Sousa Lambin

9.2. Joana Rebello de Sousa Lambin


§98 Rebello de Sousa Lambin

8.6. Joaquim Duarte Rebello de Sousa Lambin
C.c. Maria de Fátima.
Filhos:

9.1. Miguel Rebello de Sousa Lambin

9.2. Inês Rebello de Sousa Lambin









INDÍCE

Rebellos, da freguesia de S.Pedro do termo de Óbidos………………x
Rebello da Cunha…………………………………………………………..x
Rebello da Cunha…………………………………………………………..x
Rebello da Cunha Campello de Andrade………………………………..x
Rebello da Cunha Campello de Andrade………………………………...x
Bandeira de Lima Campello de Andrade…………………………………x
Bandeira de Lima Campello de Andrade…………………………………x
Campello de Andrade Pamplona Côrte-Real…………………………….x
Ferreira Pamplona Côrte-Real……………………………………………..x
Campello de Andrade Côrte-Real………………………………………….x
Campello de Andrade de Almeida…………………………………………x
Campello de Andrade Bandeira de Lima………………………………….x
Bandeira de Lima do Rego………………………………………………….x
Magalhães Ramalho do Rego………………………………………………x
Rosado Perdigão do Rego…………………………………………………..x
Bandeira de Lima do Rego Sax……………………………………………..x
Pereira Cabral Bandeira de Lima……………………………………………x
Giacome Bandeira de Lima………………………………………………….x
Bandeira de Lima de Araújo Martins………………………………………..x
Pereira Cabral Bandeira de Lima……………………………………………x
Pereira Cabral Bandeira de Lima……………………………………………x
Bandeira de Lima Roquette de Andrade……………………………………x
Rebello………………………………………………………………………….x
Rebello Leal…………………………………………………………………….x
Rebello Pereira de Castro……………………………………………………..x
Rebello da Gama Nogueira……………………………………………………x
Sá Viana Rebello……………………………………………………………….x
Correia de Carvalho de Sá Viana Rebello................................................x
Pimentel de Sá Viana Rebello…………………………………………………x
Costa Macedo de Sá Viana Rebello………………………………………….x
Sá Viana Rebello Gaioso Henriques………………………………………….x
Ubach Chaves de Sá Viana Rebello……………..…………………………..x
Silva Santos de Sá Viana Rebello…………..………………………………..x
Sampayo e Mello Branco de Sá Viana Rebello……………………………..x
Correia Rito de Sá Viana Rebello...............................................………….x
Cortez Valador de Sá Viana Rebello………………………………………….x
Sousa Marques de Sá Viana Rebello…………………………………………x
Sampayo e Mello Branco de Sá Viana Rebello……………………………...x
Sá Viana Rebello de Almeida Coutinho………………………………………x
Almeida Coutinho Winck Cruz…………………………………………………x
Castro Lima de Almeida Coutinho…………………………………………….x
Almeida Coutinho de Carvalho Bello………………………………………….x
Forte de Lemos de Sá Viana Rebello…………………………………………x
Sampayo e Mello Branco de Sá Viana Rebello……………………………...x
Martins dos Reis de Sá Viana Rebello………………………………………..x
Sá Viana Rebello Corrêa Mendes David……………………………………..x
Diniz de Sá Viana Rebello……………………………………………………...x
Sá Viana Rebello Veiga Valente………………………………………………x
Carnall de Sá Viana Rebello…………………………………………………..x
Montanha Rebello………………………………………………………………x
Diniz Montanha Rebello………………………………………………………..x
Sanches Osório Montanha Rebello…………………………………………..x
Ferreira Pinto Basto Montanha Rebello………………………………………x
Lancastre Montanha Rebello…...................................……………………..x
Sanches Osório Montanha Rebello…………………………………………..x
Viscondes da Quinta de S.Tomé….........................................................x
Salles de Brito Montanha Rebello…………………………………………….x
Albuquerque do Rego Montanha Rebello……………………………………x
xxxxxxx Montanha Rebello…………………………………………………….x
Montanha Rebello de Sousa Machado……………………………………….x
Bandeira de Lima de Sousa Machado………………………………………..x
Sousa Machado Raposo de Magalhães……………………………………...x
Sousa Machado da Graça Moura,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,x
Pereira Coutinho de Sousa Machado…..........................................……….x
xxxxxxx de Sousa Machado……………………………………………………x
xxxxxxx de Sousa Machado……………………………………………………x
xxxxxxx de Sousa Machado……………………………………………………x
Tojal de Sousa Machado……………………………………………………….x
Pereira da Silva de Sousa Machado…...........................................………x
xxxxxxx de Sousa Machado…………………………………………………..x
Sousa Machado Presas………………………………………………………..x
Sousa Machado Henriques…………………………………………………….x
Henriques xxxxxxx………………………………………………………………x
Sousa Machado de Carvalho…………………………………………………..x
Fernandes Homem de Sousa Machado………………………………………x
4º Conde do Ameal….......................................................……..…………,,.x
Aires de Campos de Sampaio e Melo…...................................……………x
5º Conde do Ameal….…………………………………………………………x
Sousa Machado Aires de Campos......................................……………….x
Sousa Machado de Barros Rodrigues……………………………………….x
Viana de Barros Rodrigues……………………………………………………x
Sousa Machado de Almeida e Silva..........................................................x
Pinto Coelho de Almeida e Silva.....................................................,,,,,,,,,,x
Teixeira da Costa de Almeida........................................................………x
Bragança de Almeida e Silva....................................................................x
Corrêa da Silva de Almeida......................................................................x
Almeida Lupi Ravara Bello….....................................................………….x
Montanha Rebello Coimbra…………………………………………………….x
Montanha Rebello Lambin……………………………………………………..x
Rebello de Sousa Lambin………………………………………………………x
Rebello de Sousa Lambin Abrantes…………………………………………..x
Rebello de Sousa Lambin Martins…………………………………………….x
Rebello de Sousa Lambin Adão……………………………………………….x
Rebello de Sousa Lambin………………………………………………………x
Rebello de Sousa Lambin………………………………………………………x


FONTES

(1) A.N.T.T., freguesia da Conceição Nova, Lisboa, livro 6-B, folha 107.
(2) A.N.T.T., freguesia da Conceição Nova, Lisboa, livro 6-B, folha 136 verso.
(3) A.N.T.T., freguesia da Conceição Nova, Lisboa, livro 6-B, folha 175.
(4) A.N.T.T., freguesia de Santa Isabel, Lisboa, livro 6-C, folha 139 verso.
(5) A.N.T.T., freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, livro 29-B, folha 103.
(6) A.N.T.T., freguesia de Santa Isabel, Lisboa, livro 11-C, folha 128.
(7) Arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, livro 5-B, folha 86.
(8) Arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, livro 3-B, folha 13.
(9) A.N.T.T., freguesia de São Paulo, Lisboa, livro 3-C, folha 173 verso.
(10) A.N.T.T., freguesia de Santa Isabel, Lisboa, livro 17-B, folha 333 verso.
(11) A.N.T.T., freguesia de Nossa Senhora da Purificação da Vila de Oeiras, livro ?-B, folha ?.
(12) Declaração: Maria Gabriela Mousinho Nogueira, Chefe de Secção do Hospital Miguel Bombarda em 30 de Julho de 1993.
(13) Câmara Municipal de Lisboa, Administração do 2º Cemitério (Prazeres).
(14) A.N.T.T., freguesia de Nossa Senhora da Encarnação, Lisboa, Livro ?-O, folha ?.
(15) A.N.T.T., freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, livro B-42, folha 192.
(16) Sexta Conservatória do Registo Civil de Lisboa, assento nº 43 do ano de 1898, freguesia da Conceição Nova.
(17) Arquivo do Ministério das Finanças, Augusto Cézar Rebello, XV-T-136 (30), testamento feito no ano de 1898, livro 127, 2º bairro de Lisboa.
(18)



FONTES

(1) A.N.T.T., freguesia da Conceição Nova, Lisboa, livro 6-B, folha 107:
“aos trinta e um dias do mês de Dezembro de mil sete centos e quarenta e três (...) pus os Santos Óleos a MARIA nascida (...) pelo Padre João Gonçalves em casa em necessidade filha de José Rebello baptizado na freguesia do Bom Sucesso de São Pedro termo de Óbidos e de sua mulher Maria Josefa baptizada na dos Mártires desta cidade e recebidos na de São Julião da mesma moradores na rua de São João. (...) cerimónia Estevão Francisco (...) de Dom António de Aguiar de (...) de que fiz este assento e assinei
o Pároco Manuel Ferreira de (...)”.

(2) A.N.T.T., freguesia da Conceição Nova, Lisboa, livro 6-B, folha 136 verso:
“aos trinta dias do mês de Novembro de mil sete centos e quarenta e cinco anos (30.11.1745), baptizei a TERESA nascida aos vinte e um do mesmo filha legítima de José Rebello, baptizado na freguesia de São Pedro do termo de Óbidos e de Maria Josefa, natural e baptizada na freguesia dos Mártires, recebidos na freguesia de São Nicolau, moradores na rua de São João. Padrinho Francisco de Sousa, morador na rua da Gibitaria desta freguesia; Madrinha Teresa Fustigueiros, moradora na rua dos Odreiros, freguesia de Santa Justa por seu procurador Pedro Fustigueiros , tudo desta cidade e patriarcado de que fiz este assento e assinei
o Coadjutor João Gonçalves.”

(3) A.N.T.T., freguesia da Conceição Nova, Lisboa, livro 6-B, folha 175:
“ aos oito dias do mês de Dezembro de mil sete centos e quarenta e oito anos (8.12.1748), baptizei a JOAQUIM, nascido aos vinte e quatro, digo, nascido aos dezanove de Novembro, filho legítimo de José Rebello, baptizado na freguesia de São Pedro do termo de Óbidos, e de Maria Josefa, baptizada na freguesia dos Mártires desta cidade, e recebidos em São Nicolau, moradores na rua de São João; foi padrinho Inácio Ricardo da Silva, morador à entrada da Costa do Castelo, freguesia dos Anjos, Madrinha Madalena Joaquina de Jesus, solteira da vila de Santarém por seu procurador Manuel Marques morador na entrada da Tinturaria desta freguesia; de que fiz este assento, que assinei
o Coadjutor João Gonçalves.”

(4) A.N.T.T., freguesia de Santa Isabel, Lisboa, livro 6-C, folha 139 verso:
“em os oito de Abril de mil sete centos e oitenta e três (8.4.1783), nesta paroquial igreja de Santa Isabel, Rainha de Portugal, de manhã, em minha presença e das testemunhas abaixo declaradas e assinadas com as proclamações do estilo correntes observada a forma do Sagrado Concílio de Trento e constituição do Patriarcado se receberam com palavras de presente por marido e mulher in facio (...) JOAQUIM JOSÉ REBELLO, natural e baptizado na freguesia da Conceição Nova desta Corte filho legítimo de José Rebello de Moura e de sua mulher Maria Josefa com JOAQUINA PETRONILHA natural e baptizada na freguesia de Santa Maria do Castelo da vila de Almada, filha de Félix Ribeiro e de Teresa Inácia, ambos os contraentes moradores nesta freguesia de Santa Isabel, Rainha de Portugal e apresentaram um alvará do Reverendo Desembargador Joaquim Salter de Mendonça, Juiz dos Casamentos deste Patriarcado em que declara que estes contraentes justificaram não serem parentes, não obstante darem-se a rol com o título de primos na desobriga do presente ano e que em virtude da sua justificação os dá por desembaraçados, o qual alvará fica junto dos mais papéis no cartório desta paróquia e de como assim se receberam foram testemunhas que presenciaram e comigo assinaram Manuel José de Almeida, homem de negócios morador na rua do Olival, freguesia de Santos, e Vicente de Azevedo Bolasco, homem de negócios, morador na rua de Marcos Carreiro, freguesia de Santa Catarina (...)”

(5) A.N.T.T., freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, livro 29-B, folha 103:
“em os vinte e quatro dias do mês de Maio de mil sete centos e noventa e dois (24.5.1792), nesta paroquial igreja de Santos baptizei e pus os Santos Óleos a JOAQUIM, que nasceu em os três dias deste presente mês, filho de Joaquim José Rebello, baptizado na freguesia da Conceição Nova desta cidade, e de Joaquina Petronilha Rebello, baptizada na freguesia do Castelo da Vila de Almada deste Patriarcado, recebidos na de Santa Isabel, e moradores nesta de Santos na rua de Caetano (...): foram padrinhos Joaquim Caetano dos Santos e Matilde Justina dos Santos por seu procurador o Coronel José Joaquim Soares, moradores na freguesia de Santa Catarina desta cidade, fiz e assinei este assento
o Cura António da Conceição”

(6) A.N.T.T., freguesia de Santa Isabel, Lisboa, livro 11-C, folha 128:
“em os dezassete dias do mês de Julho de mil oito cento e dezasseis (17.7.1816), nesta igreja de Santa Isabel de manhã em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas se receberam por marido e mulher, e por palavras de presente in facie Eclezia JOAQUIM DA CRUZ REBELLO, o contraente é filho legítimo de Joaquim José Rebello e de D. Joaquina Petronilho Rebello, baptizado na freguesia de Santos-o-Velho desta cidade, a contraente D. LUZIA PRISCA GORENE é filha legítima de Nicolau Gorene e de D. Maria Madalena Gorene, baptizada na igreja de Nossa Senhora do Loreto desta cidade e moradora nesta freguesia e o contraente morador na de São José desta cidade e de como assim se receberam foram testemunhas que assinaram João José da Matta e António Porfírio Gorene, irmão da contraente ambos moradores a (...) desta freguesia e para constar fiz este termo que assinei
o Coadjutor João Pedro (...)”

(7) Arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, livro 5-B, folha 86:
“aos dezanove dias do mês de Fevereiro de mil oito centos anos (19.2.1800), eu Francisco Polleri, pároco nesta igreja de Nossa Senhora do Loreto, paroquial da Nação Italiana nesta cidade de Lisboa, baptizei e pus os Santos Óleos a LUIZA PRISCA, que nasceu em os dezoito dias do mês de Janeiro próximo passado, filha de Nicolau Gorenni, natural e baptizado na freguesia de São João da cidade de Bastia da ilha da Córsega, e de sua mulher Maria Madalena Ferrari, natural e baptizada nesta igreja de Nossa Senhora do Loreto, e recebidos na freguesia de São Paulo desta cidade de Lisboa, e moradores na praça das Flores, freguesia de Santa Isabel desta dita cidade. Foi padrinho Felipe Ribeiro Filgueiras e Madrinha sua irmã D. Roza.”

(8) Arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa, livro 3-B, folha 13:
“aos dez dias do mês de Março de mil sete centos e sessenta e seis anos: Eu Padre João Francisco Delfim, Presidente do Coro e Coadjutor desta Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Paroquial da Nação Italiana nesta cidade de Lisboa, baptizei e pus os Santos Óleos a MARIA MADALENA, que nasceu em 24 de Fevereiro próximo passado, filha de Bartolomeu Ferrari; natural e baptizado na freguesia de Santo Hilário do Lugar de Nervi do Arcebispado de Génova: e de sua mulher Roza de Viterbo Ferrari, natural e baptizada nesta Igreja de Nossa Senhora do Loreto: e recebidos na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai desta cidade de Lisboa: moradores à Cotovia na rua de Nossa Senhora da Conceição, freguesia de Santa Isabel.
Foi padrinho, António Maria Gneco, morador na rua Nova de Jesus, freguesia de Santa Catarina e madrinha Nossa Senhora do Loreto”.

(9) A.N.T.T., freguesia de São Paulo, Lisboa, livro 3-C, folha 173 verso:
“no dia dois de Agosto de mil sete centos e oitenta e sete (2.8.1787), nesta igreja na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas se receberam por palavras de presente na forma perspectiva da Santa Madre Igreja, Concílio Tridentino, e Constituições Sinodais, NICOLAU GORENNI, filho de António Gorenni e de Luisa Gorenni, natural da paróquia de São João Baptista, Republica de Génova, solteiro, meu freguês; e MARIA MADALENA FERRARI, filha de Bartolomeu Ferrari e de Roza de Viterbo Ferrari, natural e moradora na freguesia de Santa Isabel, baptizada na igreja do Loreto, e solteira: foram testemunhas José Massa e Manuel Massa da freguesia de Santa Catarina: (...)”.

(10) A.N.T.T., freguesia de Santa Isabel, Lisboa, livro 17-B, folha 333 verso:
“ em três de Dezembro de mil oito centos e vinte e cinco (3.12.1825), nesta paroquial de Santa Isabel, baptizei e pus os Santos Óleos a DOMINGOS que nasceu a seis de Novembro próximo passado, filho de Joaquim da Cruz Rebello, e de D. Luzia Prisca Rebello, moradores na rua de Santa Escolástica desta freguesia, e nesta recebidos. Padrinho Domingos José Cardoso, casado, Conselheiro do Conselho da Fazenda, tocou com a Prenda de Nossa Senhora Domingos Luis Celestino, de que fiz este termo
o Prior D. António d´Assumpção Avelino”

(11) A.N.T.T., freguesia de Nossa Senhora da Purificação da Vila de Oeiras, livro ?-B, folha ?:
“aos oito de Janeiro de mil oito centos e quinze (8.1.1815), nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Purificação da Vila de Oeiras o Prior Cura Ricardo (?) José Pereira baptizou e pôs os Santos Óleos em INOCÊNCIA, filha de Francisco Leal Pinto e de Mariana Inácia, recebidos nesta freguesia, neta paterna de Felipe Leal Pinto e de Maria Joana Roza; materna de José dos Santos e de Mariana Josefa. Padrinho José Francisco. Madrinha Francisca Roza tocou com procuração sua o Prior António Francisco de Carvalho (...) a vinte e seis de Dezembro de que fiz este assento
o Prior António Francisco de Carvalho”

(12) “ Declaração: Maria Gabriela Mousinho Nogueira, Chefe de Secção do Hospital Miguel Bombarda, declara para os devidos e convenientes efeitos que não foi possível localizar o registo de entrada e saída do srº Domingos Augusto Rebello, que segundo nos informaram terá falecido neste Hospital, então chamado de Manicómio de Rilhafoles, em 1882. Por ser verdade e lhe ter sido pedido mandou passar a presente declaração que vai datada, assinada e autenticada com o selo branco em uso nesta Instituição. Lisboa e Hospital Miguel Bombarda em 30 de Julho de 1993. A Chefe do Serviço Central de Doentes, Gabriela Nogueira.”

(13) Câmara Municipal de Lisboa, Administração do 2º Cemitério (Prazeres):
Data: 1882, Junho, 14
Paróquia: Hospital de Rilhafoles
Nomes: Domingos Augusto Rebello
Naturalidade: Lisboa
Idade: 56
Estado: viúvo
Profissão: carpinteiro de carruagens
Morada: Rua da Rosa nº 220, 2º , freguesia da Encarnação
Moléstias: Parelizia Geral
Quando faleceu: 10 h (...)
Hora determinada para o enterramento depois do falecimento: (...)
Quando entrou no cemitério: (...)
Quando sepultado: (...)
Onde sepultado: Jazigo 2821
Autoridade deu o bilhete: Fiscal
Observações: (...)

(14) A.N.T.T., freguesia de Nossa Senhora da Encarnação, Lisboa, Livro ?-O, folha ?:
“ aos dois dias do mês de Janeiro do ano de mil oito centos e oitenta e dois (2.1.1882), pelas nove horas da manhã, na Rua da Rosa, número duzentos e vinte, segundo andar, desta freguesia de Nossa Senhora da Encarnação, faleceu sem sacramentos, Dona Inocência Rosa Rebello, de idade de sessenta e sete anos, natural de Oeiras, casada com Domingos Augusto Rebello, e filha legítima de Francisco Leal Pinto e de Dona Mariana Inácia Leal; não fez testamento e deixou uma filha maior. Foi depositada no jazigo número três mil oito centos e três do cemitério ocidental. E para constar lavrei em duplicado este termo, que assino. (...)
o Prior D. José Ferreira Garcia Diniz”

(15) A.N.T.T., freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, livro B-42, folha 192:
“aos dezassete dias do Mês de Agosto do ano de mil oito centos e cinquenta e dois (17.8.1852), nesta paroquial igreja de Santos-o-Velho, com Licença do Reverendo Prior baptizei solenemente e pus os Santos Óleos a AUGUSTO, que nasceu a dezassete de Junho do mesmo ano, filho legítimo de Domingos Augusto Rebello, baptizado na freguesia de Santa Isabel, e de Dona Inocência Roza Rebello, baptizada na de Nossa Senhora da Purificação da Vila de Oeiras, onde foram recebidos, e são moradores nesta freguesia de Santos na Calçada do Marquês d´Abrantes. Foi Padrinho Miguel Augusto da Cunha, solteiro, morador em Paço d´Arcos. Madrinha Dona Maria do Carmo Rebello, Tia Paterna do baptizado por procuração tocou Francisco de Paula da Matta, morador nesta freguesia; e para constar fiz e assinei este assento, dia, mês, era ut supra
O Padre Tesoureiro Domingos da Silva”

(16) Sexta Conservatória do Registo Civil de Lisboa, assento nº 43 do ano de 1898, freguesia da Conceição Nova:
“aos dois dias do mês de Dezembro do ano de mil oito centos noventa e oito às sete horas da manhã, na casa número setenta e cinco primeiro andar da rua de Santa Justa desta freguesia de Nossa Senhora da Conceição, segundo bairro da cidade e patriarcado de Lisboa, faleceu não tendo recebido os Sacramentos da Santa Madre Igreja, um indivíduo do sexo masculino por nome AUGUSTO CÉZAR REBELLO, de idade de quarenta e seis anos, comerciante, casado com Dona Inoc, digo Dona Margarida de Jesus Rebello, natural da freguesia de Santos-o-Velho de Lisboa, morador na casa onde faleceu, filho legítimo de Domingos Augusto Rebello e de Dona Inocência Rosa Rebello, o qual fez testamento, deixou quatro filhos sendo dois menores e foi sepultado no jazigo número dois mil nove centos e vinte cinco do cemitério público ocidental. E para constar lavrei em duplicado este assento que assino. Era (...)
O Prior José Maria da Silva Livramento”

(17) Arquivo do Ministério das Finanças, Augusto Cézar Rebello, XV-T-136 (30), testamento feito no ano de 1898, livro 127, 2º bairro de Lisboa:
“Registo do testamento cerrado com que faleceu Augusto Cézar Rebello no dia dois de Dezembro de mil oito centos noventa e oito (2-12-1898), residente que era na rua de Santa Justa, número setenta e cinco, primeiro andar, freguesia da Conceição Nova, como consta no auto de abertura no fim transcrito.
Testamenteiros. Em primeiro lugar Margarida de Jesus e Silva. Em segundo lugar António Pedro Rodrigues Duarte e, na falta deste, Leopoldo Augusto Rebello.Eu, abaixo assinado Augusto Cezar Rebello faço o meu testamento com as disposições e declarações da minha última vontade nos termos seguintes. Declaro primeiro que sou natural de Lisboa, baptizado na freguesia de Santos-o-Velho, filho legítimo de Domingos Augusto Rebello e de Inocência Rosa Rebello, já falecidos. Declaro mais que sou actualmente casado com Margarida de Jesus e Silva, que era viúva de Joaquim Duarte da Silva, com foi casada em primeiras núpcias e de cujo o matrimónio existem cinco filhos, existindo além disso de entre nós três filhos ainda menores que são, Inocência Rosa Rebello, de nove anos, Domingos Augusto Rebello, de sete anos, e Francisco Luiz Rebello, de três anos e meio. Declaro também que o nosso casamento, foi com contrato antenupcial e com absoluta e completa separação de bens presentes e futuros nos termos constantes da escritura outorgada aos doze diasdo mês de Setembro do ano de mil oito centos e oitenta e quatro, nas notas do tabelião nesta cidade, o senhor Manoel Augusto Moraes da Silva; e que por conseguinte os sobreditos meus três filhos (já reconhecidos e perfilhados e ao presente legitimados pelo nosso casamento), e os mais que de futuro possam haver, são herdeiros legitimários de dois terços de todos os meus bens, direitos e acções e como tais os instituo. Podendo eu dispor livremente da outra terça parte de meus bens, direitos e acções deixo o usufruto da mesma s minha prezada mulher a dita Margarida de Jesus e Silva, enquanto ela viva for, isto como sinal de estima e amizade, e do apreço em que tenho as suas boas qualidades; ficando porém a propriedade da mencionada terça parte pertencendo desde a minha morte em partes iguais a todos os meus filhos que existirem quando eu falecer. Lembrando-me e prevenindo a hipótese que pode dar-se de que ao tempo da minha morte, alguns dos sobreditos meus filhos sejam ainda menores, e que por essa circunstância tenha de fazer-se inventário e partilha judicial de meus bens, indico a conveniência e vantagem de se proceder à liquidação (pelo modo que se julgar mais acertado), dos dois estabelecimentos que tenho e que são uma oficina de carpinteiro de carruagens na rua da Rosa, número quatorze e dezasseis e uma casa de empréstimos sobre penhores na travessa de Santa Justa, número setenta e cinco - sendo o seu produto convertido em inscrições ou obrigações da Companhia de Crédito Predial Português, que depois da respectiva partilha sejam na devida proporção averbados a favor de meus filhos e de sua mãe com a clausula de usofruto na parte que a esta pertencer. Declaro que é minha vontade que na terça de que deixo usufrutuária minha mulher se compreendem os móveis, roupas, loiças e mais objectos que compõem o espólio da casa, se ela assim o desejar. Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar, minha mulher Dona Margarida de Jesus e Silva e em segundo lugar na sua falta ou impedimento, o senhor António Pedro Rodrigues Duarte e, na falta deste o meu primo e cunhado, o senhor Leopoldo Augusto Rebello e arbítrio daquele a quem competir deixo a disposição do meu funeral e enterro, que recomendo seja sem pompa ou ostentação alguma e apenas com a devida decência, desejo porém ser depositado no túmulo onde estão os meus presados pais. Na conformidade do disposto no artº159 do Código Civil, nomeio o senhor Leopoldo Augusto Rebello para conselheiro da minha mulher afim de a dirigir e aconselhar em tudo o que disser respeito aos interesses de meus filhos que forem menores, esperando em que ela seguirá os seus conselhos porque tenho na convicção que hão de ser bons e conscenciosos como é próprio do seu carácter (...).
E por este modo hei por concluído o meu testamento que eu próprio escrevi e assino de meu punho, revogando pelo presente qualquer outro anteriormente feito. Lisboa, dezasseis de Setembro de mil oito centos oitenta e quatro (16-9-1884). Augusto Cézar Rebello.
Está conforme Administração do 2º Bairro de Lisboa.


APROVAÇÃO
Saibam quantos este auto (...) 1884 aos 18 de Setembro nesta cidade de Lisboa na Rua Augusta nº141, 1º andar em meu escritório perante mim tabelião e de cinco testemunhas (...) Augusto Cézar Rebello, comerciante, casado, maior, morador na travessa de Santa Justa nº75, 1º andar, freguesia de Nossa Srª da Conceição…
Tabelião: Manuel Augusto de Morais da Silva.

Testemunhas:
Francisco Soares da Cruz, empregado de comércio, casado e morador na rua dos Calafates nº162, 3º andar, freguesia de Nossa Senhora da Encarnação;
Luiz António de Souza, casado, pintor de carruagens, rua Bela da Rainha nº267, 1º andar, freguesia de S.Nicolau;
Silvestre Marques de Carvalho, casado, rua Oliveira ao Carmo nº69, 1º andar, freguesia do Sacramento;
Augusto Cezar dos Santos, casado, marceneiro, rua das Salgadeiras nº18, 3º andar, freguesia da Encarnação;
Francisco António da Silva, casado, correeiro, rua da Rosa nº21, 4º andar, freguesia das Mercês.

AUTO DE ABERTURA E LEITURA
2-12-1898
rua de Santa Justa, 75, 1º, freguesia da Conceição Nova.
Daniel Fernandes regedor substituto da freguesia de São Nicolau
Pela excelentíssima senhora D. Margarida de Jesus Rebello
Faleceu seu marido hoje ás sete da manhã na dita casa
(...) testemunhas adiante assinadas Doutor Tito Vespasiano Castelo Branco, advogado João Gonçalves da Piedade, carpinteiro de carruagens
Manuel José Pinto secretário da de São Nicolau
Selo de verba
Escrivão Azevedo
Recebedor C.Real
(...) administrador respectivo o bacharel Manuel Homem de Melo da Câmara.”

(18)










(?)Assento de Casamento nº 559

“Rui Bebiano de Sá Viana Rebello, de 44 anos, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, concelho de Lisboa, residente na Avenida Marques Leal nº11, 1º dto, São João do Estoril, Cascais, filho de Horácio José de Sá Viana Rebello e de Maria da Soledade Bebiano Correia. Maria da Conceição Faro Correia Rito, de 42 anos, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, concelho de Lisboa, residente na rua Alberto de Oliveira, nº 2, 1º esq, Campo Grande, Lisboa, filha de Adolfo Correia Rito e de Maria Amélia Craveiro Lopes Carneiro de Sousa e Faro. Casaram às 13 horas e 5 minutos do dia 28 de Dezembro de 1990 numa casa sita na Av. Marques Leal, nº 11, 1º dto, São João do Estoril, freguesia do Estoril, concelho de Cascais.
Testemunhas: Rui Bebiano Branco de Sá Viana Rebello, residente na Av. Marques Leal, nº 11, 1º dto, São João do Estoril, Estoril, Cascais, e Bárbara de Sousa e Faro Rito Pimenta, residente na rua Alberto de Oliveira, nº 2, 1º esq., Lisboa”

Um comentário:

Unknown disse...

ola amigos,
gostei imensamente desse estudo sobre os Rebello.
Vocês teriam alguma informação sobre uma Pessoa de Nome José Pereira Rebello, Casado com Elvira Jesus Guimarães??. São meus bisavós e apenas tenho esses registros que são portuguêses.
Abçs