segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Capº 22 - Ataídes, de Lisboa

1. JOÃO BAPTISTA MONTEIRO,
casado com D. CATARINA SOARES.
Filho:

2. ANTÓNIO MONTEIRO DE ATAÍDE,
baptizado a 30 de Janeiro de 1689 na freguesia de Nossa Senhora da Encarnação (1), Lisboa, pelo padre JOÃO LEITE DE AGUIAR, sendo padrinho DOMINGOS GONÇALVES FRANCO.

Casou na freguesia de Santa Marinha (2), Lisboa, com mandato do juiz dos casamentos MANUEL DE FREITAS FALEIRO, em 11 de Outubro de 1718, com D. MARIA JOANA TEODORA DE AZEVEDO, filha de LUIS SOARES DA RIBEIRA, baptizado na freguesia de Santa Justa, Lisboa, e de D. LUISA TERESA DA COSTA, baptizada na freguesia de São Vicente de Fora, ambos moradores na freguesia de São Miguel de Alfama, Lisboa.
Eram ambos moradores na freguesia de Santa Engrácia.
Foram padrinhos JOÃO TAVARES, JACINTO LUIS VIEIRA DE ALMADA e SILVESTRE HENRIQUES.

D. MARIA JOANA TEODORA DE AZEVEDO, nasceu a 17 de Junho de 1697 e foi baptizada a 28 do mesmo mês na freguesia de São Miguel de Alfama (3), Lisboa, pelo padre tesoureiro JOÃO MARQUES DE FIGUEIREDO, sendo padrinho o padre CIPRIANO GOMES CLARO, sacerdote do hábito de São Pedro.

D. MARIA CAETANA DE AZEVEDO E ATAÍDE, foi baptizada em 26 de Julho de 1735 na freguesia de São Tomé (4), Lisboa, pelo prior FRANCISCO GOMES;
foi padrinho JOÃO MENDES DE FARIA, morador às escadinhas do Carmo e madrinhas Nossa Senhora do Rosário e D. MARIA MICAELA DA SILVA.”

Casou em Lisboa, na freguesia da Encarnação (5), em 7 de Setembro de 1754, em presença do reverendo VICENTE FERREIRA ROLIM coadjutor que era na dita igreja, com ALEXANDRE JOSÉ MONTANHA, morador nesta freguesia e baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Pena, filho de JOSÉ DA COSTA MONTANHA, baptizado na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai e de Dona LEOCÁDIA TERESA ROZA, baptizada na freguesia de Nossa Senhora das Areias da vila da Pederneira, “…e por se queimar o livro em que estava lançado este assento no incêndio que se seguiu ao terramoto do ano de 1755 e recorrendo o contraente ao drº JOSÉ MENDES DA COSTA, desembargador de relação eclesiástica que está servindo de vigário geral lhe mandasse abrir novo assento e mandando o dito srº informar o reverendo pároco o fez com os banhos que escaparam do dito incêndio e a vista da dita informação mandou por seu despacho se lavrasse este novo assento que lancei e assinei nos 17 de Agosto de 1771”.

FONTES

(1) A.N.T.T.,
freguesia da Encarnação,
Lisboa,
livro 9-B,
folha 49 verso:
“aos 30 dias do mês de Janeiro de 1689 baptizou o padre JOÃO LEITE DE AGUIAR cura ao presente nesta freguesia a ANTÓNIO filho de JOÃO BAPTISTA MONTEIRO e de CATARINA SOARES.
Padrinho: DOMINGOS GONÇALVES FRANCO.”

(2) A.N.T.T.,
freguesia de Santa Marinha,
Lisboa,
livro 1-C,
folha 62 verso:
“aos 11 dias do mês de Outubro de 1718 nesta igreja de Santa Marinha se receberam por marido e mulher com mandado do (…) juiz dos casamentos MANUEL DE FREITAS FALEIRO e tendo os mais banhos correntes (…) ANTÓNIO MONTEIRO DE ATAÍDE filho de JOÃO BAPTISTA MONTEIRO e de sua mulher CATARINA SOARES, baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Lisboa Ocidental e morador nesta freguesia e MARIA JOANA TEODORA, filha de LUIS SOARES DA RIBEIRA e de LUISA TERESA DA COSTA, baptizada na freguesia de São Miguel de Alfama de Lisboa Oriental, moradora na freguesia de Santa Engrácia.
Padrinhos: JOÃO TAVARES, JACINTO LUIS VIEIRA DE ALMADA, SILVESTRE HENRIQUES (…)”.

(3) A.N.T.T.,
freguesia de São Miguel de Alfama,
Lisboa,
livro 3-B,
folha 117 verso:
“em os 28 dias do mês de Junho de 1697 anos de minha licença o padre tesoureiro JOÃO MARQUES DE FIGUEIREDO, baptizou e pôs os Santos óleos a JOANA, nascida em os 17 do dito mês, filha de LUIS SOARES DA RIBEIRA e de sua mulher LUISA TERESA DA COSTA, ambos naturais desta cidade, ele baptizado na freguesia de Santa Justa e ela na de São Vicente de Fora, moradores nesta da Rigueixa, foi padrinho o padre CIPRIANO GOMES CLARO, sacerdote do hábito de São Pedro de que fiz este assento (…)”

(4) A.N.T.T.,
freguesia de São Tomé,
Lisboa,
livro 2-B,
folha 149:
“ em os 26 dias do mês de Julho de 1735 baptizei solenemente a MARIA, filha de ANTÓNIO MONTEIRO DE ATAÍDE, natural e baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Encarnação da igreja nova do Alecrim do patriarcado, e de sua mulher D. JOANA TEODORA DE AZEVEDO, natural e baptizada na freguesia de São Miguel de Alfama.
Foi padrinho JOÃO MENDES DE FARIA, morador às escadinhas do Carmo.
Madrinha Nossa Senhora do Rosário (…) e foi mais madrinha D. MARIA MICAELA DA SILVA.”

(5) A.N.T.T.,
freguesia da Encarnação,
Lisboa,
livro 10-C,
folha 224 verso:
“aos 7 dias do mês de Setembro de 1754 nesta igreja em presença do reverendo VICENTE FERREIRA ROLIM coadjutor que era na dita igreja com papéis correntes se receberam por palavras de presente por marido e mulher como manda a Santa Madre Igreja de Roma ALEXANDRE JOSÉ MONTANHA, morador nesta freguesia e baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Pena desta cidade, filho de JOSÉ DA COSTA MONTANHA, baptizado na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai e de Dona LEOCÁDIA TERESA ROZA, baptizada na freguesia de Nossa Senhora das Areias da vila da Pederneira, com Dona MARIA CAETANA DE AZEVEDO, moradora na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, baptizada na freguesia de São Tomé desta cidade, filha de ANTÓNIO MONTEIRO DE ATAÍDE, baptizado nesta freguesia e de sua mulher Dona JOANA TEODORA DE AZEVEDO, baptizada na freguesia de São Miguel de Alfama e recebidos na freguesia de Santa Marinha desta cidade e os pais do contraente foram recebidos nesta de Nossa Senhora da Encarnação e por se queimar o livro em que estava lançado este assento no incêndio que se seguiu ao terramoto do ano de 1755 e recorrendo o contraente ao drº JOSÉ MENDES DA COSTA, desembargador de relação eclesiástica que está servindo de vigário geral lhe mandasse abrir novo assento e mandando o dito srº informar o reverendo pároco o fez com os banhos que escaparam do dito incêndio e a vista da dita informação mandou por seu despacho se lavrasse este novo assento que lancei e assinei nos 17 de Agosto de 1771”.

Nenhum comentário: