sábado, 8 de setembro de 2007

Capº 12 - OS CORDEIRO

§1
CORDEIRO

1. ANTÓNIO JOAQUIM
Natural da Merceana.
Casou com Josefa Maria., natural de São Pedro do Sul.
Filho:

2. JOSÉ JOAQUIM CORDEIRO
Natural da freguesia de Santa Maria e São Miguel de Sintra.

Casou em São Martinho, Sintra, com Antónia Maria, ou Mariana (?) da Conceição Cordeiro, natural da freguesia de São Martinho, do concelho de Sintra, filha de Manuel Gomes e de sua mulher Aniceta Roza, naturais de São Martinho, Sintra.
Moradores no lugar de Arrebalde.
Filha:

3. MARGARIDA DE JESUS E SILVA
Nasceu em 4 de Janeiro de 1843, na freguesia de Santa Maria da Vila de Sintra (Santa Maria e São Miguel de Sintra), onde foi baptizada pelo Prior Felisberto Narciso de Gouveia Durão (1), a 15 de Janeiro do mesmo ano. Foi Madrinha Inácia Francisca, e Padrinho Inácio Pedro.

Morreu de lesão cardíaca, com sessenta e oito anos, às cinco e meia da manhã do 28-Set-1911, na Rua de Santa Justa número setenta e cinco primeiro andar, freguesia da Conceição Nova (2), Lisboa, segundo declaração de Alberto Forjais (?), solteiro, maior, morador na rua do Arco da praça desta cidade feita pela uma hora da tarde do mesmo dia, na Repartição do Registo Civil do Segundo Bairro de Lisboa, Rua Ivens número seis, perante o conservador do mesmo registo, Ernesto Carneiro Franco,

Quando morreu era viúva de Augusto Cézar Rebello de quarenta e oito anos, comerciante, natural da freguesia de Santos quarto bairro de Lisboa. Não deixou testamento e foi sepultada no Cemitério Oriental.
Filhos do primeiro casamento:

4.1.MARIA CÂNDIDA E SILVA
Nasceu na freguesia da Encarnação, Lisboa, em 1862.

4.2.CÂNDIDA AUGUSTA SANTOS
Nasceu na freguesia da Encarnação em 1865.

Morreu às 15 horas 4-Jun-1947 na Rua dos Correeiros, 120, 4º Dto, na freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa (3), de bronco-pneumonia, com oitenta e dois anos de idade, de profissão doméstica, natural da freguesia do Sacramento desta cidade, domiciliada na casa onde faleceu, filha legítima de Joaquim Duarte Silva, natural da freguesia e concelho de Góis e de Margarida de Jesus Silva ou Margarida de Jesus Cordeiro, natural da freguesia de Santa Maria, concelho de Sintra, já falecidos.

A falecida era viúva de José Joaquim dos Santos, natural de Lisboa, freguesia do Campo Grande, falecido em vinte e três de Setembro de mil nove centos e onze, em São Domingos de Rana, Cascais.

A falecida não deixou descendentes ou herdeiros sujeitos à jurisdição organológica, não deixou bens, não deixou testamento e o seu cadáver vai ser sepultado no segundo cemitério desta cidade, em jazigo de família.

Foi declarante Artur Ferreira Alves, no estado de casado, de profissão empregado comercial, domiciliado na rua Nova da Trindade, 8, em Lisboa.

4.3.AMÉLIA DUARTE SILVA
Nasceu em 1868.

4.4.JÚLIA DA CONCEIÇÃO SILVA
Nasceu em 1869.


Filhos do segundo casamento:

4.5.INOCÊNCIA REBELLO LEAL
Nasceu em 1875.

4.6.DOMINGOS AUGUSTO REBELLO
Nasceu em

4.7.FRANCISCO LUIZ REBELLO
Nasceu em

4.8.LAURA DA ASSUMPÇÃO REBELLO
Nasceu em





FONTES

(1) A.N.T.T., freguesia de Santa Maria da Vila de Sintra, livro 3-B, folha 54:
“aos quinze dias do mês de Janeiro do ano de mil oito centos quarenta e três (15-1-1843), nesta paróquia de Santa Maria e São Miguel de Cintra baptizei solenemente e pus os Santos Óleos em MARGARIDA, que nasceu a quatro de Janeiro filha legítima de José Joaquim Cordeiro, natural desta freguesia e de sua mulher Antónia Maria natural de São Martinho onde foram recebidos e moradores no lugar de Arrebalde-Neta Paterna de António Joaquim natural da Merceana, e de sua mulher Josefa Maria de São Pedro do Sul-Neta Materna de Manuel Gomes e de sua mulher Aniceta Roza naturais de São Martinho-Foi Madrinha Inácia Francisca, e Padrinho Inácio Pedro-e para constar fiz este assento era ut supra
O Prior Felisberto Narciso de Gouveia Durão.”

(2) A.N.T.T.,
“há uma hora da tarde do dia vinte e oito de Setembro de mil nove centos e onze (28.9.1911), nesta Repartição do Registo Civil do Segundo Bairro de Lisboa, Rua Ivens número seis, perante mim Ernesto Carneiro Franco, conservador do mesmo registo compareceu Alberto Forjais (?), solteiro, maior, morador na rua do Arco da praça desta cidade e declarou que às cinco e meia horas da manhã do dia vinte e oito do corrente mês e ano, na Rua de Santa Justa número setenta e cinco primeiro andar, freguesia da Conceição Nova deste bairro, faleceu de lesão cardíaca MARGARIDA DE JESUS REBELLO, viúva, de sessenta e oito anos, natural da freguesia de Santa Maria do concelho de Sintra, residente onde faleceu, filha legítima de José Joaquim Cordeiro natural da freguesia de Santa Maria já citada e de Mariana (?) da Conceição Cordeiro, natural da freguesia de São Martinho, do concelho de Sintra, ambos já falecidos. A falecida era viúva de Augusto Cézar Rebello de quarenta e oito anos, comerciante, natural da freguesia de Santos quarto bairro de Lisboa e de cujos casamentos deixou oito filhos de nomes Maria Cândida e Silva, de quarenta e nove anos, Cândida Augusta Santos, de quarenta e seis anos, naturais da dita da Encarnação, Amélia Duarte Silva, de quarenta e três anos, Júlia da Conceição Silva, de quarenta e dois anos, Inocência Rebello Leal de trinta e seis anos, Domingos Augusto Rebello, Francisco Luis Rebello, Laura da Assumpção Rebello. Não deixou testamento e vai ser sepultada no Cemitério Oriental. Para constar ...”

(3) Registo número 307, Cândida Augusta dos Santos, Documento número 307, maço número 52:
“às quinze horas e minutos do dia quatro do mês de Junho do ano de mil nove centos e quarenta e sete (4-Jun-1947), na Rua dos Correeiros, cento e vinte, quarto, direito, da freguesia de São Nicolau desta cidade de Lisboa, faleceu de bronco-pneumonia um indivíduo do sexo feminino de nome Cândida Augusta dos Santos, de oitenta e dois anos de idade, de profissão doméstica, natural da freguesia do Sacramento desta cidade, domiciliada na casa onde faleceu, filha legítima de Joaquim Duarte Silva, natural da freguesia e concelho de Góis e de Margarida de Jesus Silva ou Margarida de Jesus Cordeiro, natural da freguesia de Santa Maria, concelho de Sintra, já falecidos.
A falecida era viúva de José Joaquim dos Santos, natural de Lisboa, freguesia do Campo Grande, falecido em vinte e três de Setembro de mil nove centos e onze, em São Domingos de Rana, Cascais.
A falecida não deixou descendentes ou herdeiros sujeitos à jurisdição organológica, não deixou bens, não deixou testamento e o seu cadáver vai ser sepultado no segundo cemitério desta cidade, em jazigo de família.
Foi declarante Artur Ferreira Alves, no estado de casado, de profissão empregado comercial, domiciliado na rua Nova da Trindade, 8, em Lisboa.
Este registo, lavrado nesta Conservatória às treze horas, depois de lido e conferido com o seu extracto vai ser assinado por mim Joaquim da Silva Pimentel, respectivo Conservador e pelo declarante.
(...)
Lisboa, Sexta Conservatória do Registo Civil, aos cinco de Junho de mil nove centos e quarenta e sete.”















INDÍCE ONOMÁSTICO
Margarida
José Joaquim Cordeiro
Antónia Maria
António Joaquim
Josefa Maria
Manuel Gomes
Aniceta Roza
Inácia Francisca
Inácio Pedro
Felisberto Narciso de Gouveia Durão

Nenhum comentário: