quarta-feira, 7 de novembro de 2007

v) os filhos do major João Baptista Montanha

Filhos do Major João Baptista Montanha


1- João Baptista Montanha
Major.
Cavaleiro da Ordem de Aviz.
Baptizado em 1810.
Padrinhos: Dom Estêvão Telles da Silva e a Marquesa de Lavradio.
Casou com D. Maria Rosa Zeferina de Miranda Montanha.
Filhos:

2.1 – João Paulino Montanha,
General de Brigada.
Comendador da Ordem de Avis.
Governador do Forte de São Julião da Barra.
Cavaleiro da Ordem de Cristo.
Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito.
Nasceu em 1841.
Casou com D. Guilhermina de Noronha (Arcos).
Filhos:

3.1 – Carlos Augusto de Noronha e Montanha,
Tenente.
Casado com D. Maria Ana Montanha.
Filho:

4 – Miguel Montanha,
Nasceu em Lisboa.
Morreu, com 17 meses, em 20 de Maio de 1894, às 7 da manhã, no largo de Arroios, nº235, 2º.
Foi sepultado no cemitério Oriental (Alto de São João).
(ANTT; registos paroquiais, Lisboa, freguesia de São Jorge de Arroios, Óbitos, livro 21, folhas 22 verso e 23).

2.2 – Carlos Augusto Montanha,
Major.
Baptizado em Lisboa na freguesia de Santa Isabel.
Casado com D. Cristina Adelaide de Sousa Freitas de Sampaio Montanha, baptizada na freguesia de Santa Justa, casados na freguesia da Pena, moradores na rua Ferreira Borges, 14 ou 2ª, 1º, tudo em Lisboa.
D. Cristina Adelaide era filha de Francisco Ludovino de Sousa Freitas Sampaio e de sua mulher D. Maria José da Madre de Deus Sampaio.
Quando nasceu o filho Miguel, Carlos é Alferes do 16.
Quando nasce Jaime, era Tenente do 16.
Filhos:

3.1 – Miguel Montanha,
nasceu em 31 de Agosto de 1881 em Lisboa, freguesia de Santa Isabel onde foi baptizado em 18 de Dezembro (ANTT, registos paroquiais, Lisboa, Santa Isabel, livro B30, folha 235). Padrinhos: António Maria de Sousa e Sampaio, proprietário na Batalha, e sua mulher D. Maria da Trindade Fialho de Mendonça Sampaio, representada por D. Irene Cecília Vilaça Godolphim.

3.2 – Jaime Montanha,
nasceu em 2 de Junho de 1885 em Lisboa, freguesia de Santa Isabel onde foi baptizado em 2 de Setembro (ANTT, registos paroquiais, Lisboa, Santa Isabel, livro B17 (dup.), folha 208 verso). Padrinhos: Tomás José Xavier, Capitão reformado, e sua mulher D. Eugénia Francisco de Sousa e Castro.


2.3 – D. Jesuína Palmira Montanha,
Casou com … Cília.

2.4 – José Olímpio Montanha,
1º Sargento de Caçadores 1, já falecido em 1875, baptizado em Santa Isabel, Lisboa, em 1850.
Morava na rua de São João Nepomuceno, 4, quando em 22 de Agosto de 1870 casou com licença paterna pois tinha 20 anos, com D. Eugénia Augusta Montanha, baptizada na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 1850, filha de pais incógnitos, aí recebidos na freguesia da Pena, Lisboa, moradores na rua do Sol, 153. Testemunhas: João Baptista Montanha, casado, Capitão Quartel-Mestre de Infantaria 7 e Luís Pires Monteiro Bandeira, Tenente de Cavalaria 7, casado, morador na rua direita de Arroios, 187
Filho:

3 – Júlio Montanha, nasceu em Lisboa na freguesia de Santa Isabel em 3 de Setembro de 1875 e aí foi baptizado em 24 de Outubro (ANTT, registos paroquiais, Lisboa, Santa Isabel, livro B29, folha 168 verso), sendo padrinhos Carlos Augusto Montanha e D. Jesuína Palmira Montanha, tios paternos.


2.5 – D. Maria Marcelina da Paz Montanha,
Baptizada em Lisboa na freguesia de São Tiago em 1838, era moradora na rua de São João Nepomuceno, 4, quando em 12 de Maio de 1870, às 9 horas da manhã, com 32 anos, casou na freguesia de Santa Isabel (ANTT, registos paroquiais, Lisboa, Santa Isabel, livro C19, folha 4 verso) com José António do Amaral, empregado da Casa Pia, morador em Belém, de 35 anos, baptizado em Ariola, concelho de Meda, bispado de Lamego, em 1867, filho de Alexandre do Amaral e de Eufémia Bernarda d´Aguiar. Testemunhas: o pai da noiva e António José Leonardo, comerciante, morador na rua dos Canos.

2.6 – D. Ana Maria Montanha,
Casada com José Joaquim Soromenho, Major.


2.7 –
2.8 –
2.9 –
2.10 –

Um comentário:

A:.B:. FRC 33 disse...

Caríssimo,

Sou um Montanha d'além-mar.
Nascido em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, já aos meus 41 anos de idade, sigo buscando a origem de minha família Montanha, que aqui no Brasil é bastante numerosa, uma vez que meu avô materno, Luiz Montanha, nascido no Rio de Janeiro em 1916, teve nove filhos, que lhes deram dezenas de netos, dos quais sou o mais velho.
Estou construindo a árvore genealógica de minha família, por isso, gostaria de saber, se tens alguma informação sobre o ramo da família que imigrou para o Brasil. Busco além disso, o brasão de nossa família, caso o tenhas.
Em resumo, qualquer dado ou informação, me será de grande utilidade na minha pesquisa.
Antecipadamente agradeço.
Saudações Fraternais!